quarta-feira, 17 de julho de 2019.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

"você jamais será livre sem uma imprensa livre." - Venelouis Xavier Pereira

Mais Médicos para brasileiros formados no exterior

Macário Batista

Colunista - Política

sexta-feira, 12 de julho 2019

Imprimir texto A- A+

Segunda fase do Edital do Mais Médicos vai preencher 600 vagas ainda não ocupadas por profissionais com CRM Brasil. Os médicos que aderiram ao programa devem começar a atuar na Atenção Primária desses municípios entre 16 de agosto e 25 de setembro. A reposição de profissionais do Mais Médicos vai atender as populações de áreas com maiores dificuldades de acesso, como ribeirinhas, fluviais, quilombolas e indígenas e que dependem do atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Esta é a segunda etapa do edital, publicado em 13 de maio deste ano. Na primeira fase do 18º ciclo do programa foram destinadas 2.149 vagas a médicos formados e habilitados com registro em qualquer Conselho Regional de Medicina (CRM) do Brasil. Destas, 600 não foram ocupadas e estão sendo ofertadas agora aos médicos brasileiros formados em instituições estrangeiras com habilitação para exercício da medicina no exterior (brasileiros intercambistas). No dia 28 de junho encerrou a primeira fase do Edital vigente do Programa Mais Médicos. Das 2.149 vagas ofertadas nessa etapa aos médicos que possuem CRM Brasil, um total de 1.516 novos profissionais já estão atuando e atendendo a população em mais de 800 municípios brasileiros considerados de maior vulnerabilidade (perfis de 4 a 8). Os profissionais que tiveram suas inscrições concluídas puderam indicar até quatro municípios, de acordo com sua ordem de preferência. Além disso, para garantir a imparcialidade na escolha de médicos qualificados, preferencialmente com perfil de atendimento para a Atenção Primária, o Ministério da Saúde estabeleceu critérios de classificação, como títulos de Especialista e/ou Residência Médica em Medicina da Família e Comunidade. Após processo de classificação, os médicos tiveram prazo para se apresentarem aos municípios escolhidos entre os dias 24 e 28 de junho, mesmo período que os gestores municipais de saúde tiveram para homologar o início das atividades dos profissionais.

Sarto, Governador
O presidente da Assembleia do Estado, José Sarto, deverá ser o governador do Estado a abrir a Exposição do Crato e participar do último dia do Forricó, no Icó. Seria esta a agenda de Camilo Santana se não tivesse saído de férias de uma semana, para levar os filhos à Beto Carreiro World. Tia Izolda, a vice, também tirou uns dias pra acompanhar o marido Veveu em missão de educação e Zésarto assume. Zé Sarto é governador desde ontem e até quinta-feira da semana que vem.

O guia de turismo
Voltou a tramitar na Assembleia Legislativa projeto de lei de autoria do deputado estadual Heitor Férrer (SD) que dispõe sobre a atividade de guia de turismo no Ceará. A matéria foi lida no expediente da casa apresentada pela primeira vez em abril de 2017.

O objetivo
da proposta
Disciplinar o exercício da atividade no Estado, bem como obrigar a presença desse profissional em viagens organizadas por empresas de turismo, como também em veículos de turismo que sejam oriundos do Ceará ou estejam ingressando no Estado.

Manda quem pode
O Ministério da Economia mandou a Defensoria Pública devolver ao Poder Executivo 63% dos servidores que atuam no órgão. Com isso, as 43 unidades do interior serão fechadas.

Lágrimas sobralenses
O dia 27 de julho é o prazo final para devolução dos 828 servidores. No Ceará, a cidade de Sobral perde a sua unidade da Defensoria Pública da União. Sem retorno. Não cabe recurso nem conversa fiada de político meia-boca.

Instagram

[instagram-feed]

Facebook

Twitter