quarta-feira, 16 de janeiro de 2019.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

"você jamais será livre sem uma imprensa livre." - Venelouis Xavier Pereira

Mega Sena da Mobilidade Urbana

Macário Batista

Colunista - Política

quinta-feira, 03 de janeiro 2019

Imprimir texto A- A+

 

O Instituto de Políticas de Transporte & Desenvolvimento (ITDP, da sigla em inglês para Institute for Transportation and Development Policy) anunciou, em 28 de junho, que Fortaleza foi a cidade vencedora do Sustainable Transport Award (ou Prêmio de Transporte Sustentável, em tradução livre) – uma competição global de projetos e intervenções inovadoras que promovem a mobilidade urbana de forma sustentável e inclusiva. O anúncio ocorreu durante o Congresso Mobilize, que reuniu especialistas de todos os continentes em Dar Es Salaam, a maior cidade da Tanzânia, na África, vencedora da última edição do concurso. O evento é um dos principais fóruns internacionais de discussão de soluções para a mobilidade urbana do século XXI. De acordo com os organizadores, “o comitê do prêmio ficou particularmente impressionado com a capacidade de replicação dos projetos de Fortaleza, pois muitos são baseados em intervenções de baixo custo, parcerias com o setor privado e os projetos-pilotos que coletam dados para justificar intervenções de maior custo. Fortaleza, já vem trabalhando com diferentes cidades para compartilhar as boas práticas em transporte sustentável e segurança no trânsito”.“Fortaleza adotou a abordagem certa para o transporte, que se distancia dos carros particulares, para priorizar e integrar pedestres, ciclistas e usuários de transporte público”, diz Michael Kodransky, presidente do Comitê de Prêmios de Transporte Sustentável (Sustainable Transport Award Committee) e chefe da Mobilize. “Há uma crescente percepção entre as cidades de que o modelo de transporte individual é insustentável e estamos muito felizes em apresentar a liderança de Fortaleza no próximo ano. Esperamos ansiosamente trazer mais de 200 especialistas em transporte sustentável para conhecer as conquistas da cidade no Mobilize do ano que vem” complementa. Além do destaque a Fortaleza, a cidade de Buncheon, na Coreia do Sul, receberá uma menção honrosa. As cidades vencedoras do Prêmio de Transporte Sustentável (Sustainable Transport Award) dos anos anteriores incluem Dar es Salaam, Santiago (Chile), Seul (Coreia do Sul), Paris (França), Guangzhou (China), São Francisco e Nova Iorque (EUA); Cidade do México (México) e Yichang (China). “Apesar dos desafios enfrentados, Fortaleza demonstrou que, por meio da criatividade, inovação, liderança e participação, é possível alcançar resultados de sucesso na promoção da mobilidade sustentável em um curto prazo. Uma das nossas principais estratégias tem sido adaptar as boas práticas internacionais ao nosso contexto local, e acreditamos que o Mobilize 2019 será uma oportunidade importante para maximizar a troca de experiências. Nos sentimos honrados em receber este prêmio em em sediar um evento tão prestigiado em nossa cidade, afirmou o prefeito Roberto Claudio.

Frase. “Daqui a 200 anos, os historiadores vão chamar este final de século de a mais cínica das épocas.
O grande acontecimento do século 20 foi a ascensão espantosa e fulminante do idiota”. — Nelson Rodrigues, que não esperou pra ver o que está acontecendo no século 21.

Aula de gratidão. Foi um discurso curto, emotivo e grato o feito por dona Consuelo Dias Branco, quando Prefeitura de Fortaleza e Estado, entregaram à população o complexo de viadutos no começo da BR-116 com o nome de Ivens Dias Branco, seu marido. Palavra de gratidão e humildade encanta a todos e faz de quem a profere um marco para a História.

Aprendendo a legislar
O setor de Recursos Humanos de Assembleia Legislativa do Ceará está preparando, para janeiro, um curso de 40 horas para os deputados estaduais cearenses eleitos em outubro passado. Eles tomarão posse no dia 1º de fevereiro.

No fim do mês
O curso, especialmente para os que assumirão o primeiro mandato naquela casa, cuidará da parte regimental, a cargo do Departamento Legislativo, e dos direitos, vantagens e obrigações, a cargo da Diretoria Geral.

Muita gente, mas furou
Quem esperou ter no sereno da posse de Messias coisa de 250 a 500 mil pessoas, perdeu feio. Quem apostou abaixo disso ouviu na PM de Brasilia que não tinha mais de 130 mil pessoas. O que é muita gente, hão os amigos de convir.

Antonio Henrique olha no retrovisor pra tocar a canoa
Olhar para o passado para construir o futuro. Com esse discurso, o vereador Antonio Henrique (PDT) tomou posse da presidência da Câmara Municipal de Fortaleza, na tarde de terça-feira (1º), para o mandato 2019/2020. A solenidade contou com as presenças do prefeito Roberto Cláudio e do senador Cid Gomes, ambos do PDT.

Instagram

[instagram-feed]

Facebook

Twitter