quinta-feira, 21 de junho de 2018.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

"você jamais será livre sem uma imprensa livre." - Venelouis Xavier Pereira

Melhores Prefeitos do Ceará 17/18 com boa repercussão

Antonio Viana e

Colunista - + CADERNOS

quarta-feira, 13 de junho 2018

Imprimir texto A- A+

Momento da abertura da urna onde se encontravam os votos dos 41 integrantes da Comissão Julgadora. No flagrante Roberto Farias (PPE), Paulo Alcântara (TCE), vovô Viana, Dr. Lindolfo Cordeiro (Assembleia) e Leonardo Farias (PPE). Foram 36 os escolhidos e a festa será dia 02 de julho no Lá Maison Dunas. Os 36 municípios que tiveram as duas administrações aprovadas, na avaliação proposta aos votantes (julho/2017-junho/2018), acumulando os índices de Transparência aprovados pelo Tribunal de Contas do Estado-TCE, Selo Verde, Escolas Nota 10, IOEB e os mais de 32 mil votos dados pela internet, são os seguintes: Fortaleza, Mombaça, Sobral, Canindé, Pedra Branca, Russas, Acopiara, Iguatu, Solonópole, Caucaia, Granja, Juazeiro do Norte, Coreaú, Camocim, Orós, Cedro, São Benedito, Umirim, Nova Russas, Crato, Eusébio, Icó, Itarema, Itatira, Lavras da Mangabeira, Maracanaú, São Gonçalo do Amarante, Várzea Alegre, Redenção, Acaraú, Aquiraz, Campos Sales, Cariré, Jijoca de Jericoacoara, Parambu e Piquet Carneiro.

Eram 35 e viraram 36
Verdade. A Comissão Apuradora decidiu antes da contagem dos votos, ou seja, antes da apuração começar, que no final são igualmente agraciados os que tiverem obtido o mesmo número de votos ao atingir os 35. E no final sete municípios alcançaram votação igual, daí ao invés de 35 como se previa, vão ser homenageadas como Destaques da Administração Municipal do Ceará 2017/2018 – 31ª Edição, os gestores e gestoras públicas (prefeitos/prefeitas) dos 36 municípios já mencionados.

Bateram na porta
Posso afiançar, pelos dados que acompanhamos, todos nós da Comissão de Apuração, que bateram na porta, com a diferença de 1 e ou 2 votos dos últimos agraciados, os municípios de: Brejo Santo, Horizonte, Pacujá, Tabuleiro do Norte, Quixadá, Quiterianópolis, Guaramiranga e Barbalha. Isso implica em dizer, a meu juízo, como jornalista municipalista e que acompanha a gestão pública e a política há 40 anos, que seus gestores podem igualmente se orgulhar de seus trabalhos, quem sabe, devendo observar de agora para frente alguns cuidados a mais para atingir importantes metas em benefício de seus comandados.

Situação lamentável
Do ponto de vista da promoção da PPE, aberta a tantos índices, ao crivo de uma Comissão numerosa (41 membros) e à internet, também a meu juízo, lamenta-se que entre os 184 municípios tenha havido gestões com zero voto e outras com um ou dois votos, como por exemplo, os de: Abaiara, Acarape, Aiuaba, Barro, Beberibe, Bela Cruz, Amontada, Antonina do Norte, Apuiarés, Aurora, Baixio, Barroquinha, Capistrano, Caririaçu, Cariús, Choró, Cascavel, Chaval, Croatá, Pereiro, Farias Brito, Forquilha, Groaíras, Ibaretama, Ibiapina, Ipaporanga, Ipaumirim, Iracema, Irauçuba, Itaiçaba, Itaitinga, Itapajé. E mais, Jaguaribara, Jaguaribe, Jaguaruana, Jardim, Jati, Martinópolis, Milagres, Milhã, Miraíma, Moraújo, Mucambo, Pacoti, Paracuru, Paraipaba, Penaforte, Palmácia, Palhano, Pentecoste, Pindoretama, Porteiras, Potengi, Quixelô, Quixeré, Reriutaba, Salitre, Santana do Acaraú, Santana do Cariri, São Luís do Curu, Senador Catunda, Senador Sá, Tamboril, Garrafas, Tianguá, Trairi, Tururu, Umari, Uruoca e Varjota. No mínimo, também, a meu juízo é para os senhores gestores e ou senhoras gestoras avaliarem seus desempenhos, por si próprios, com mecanismos locais e acompanhados. Ou estou errado?

Audic em Pacoti
O primeiro secretário da Assembleia Legislativa, deputado Audic Mota (PSB), foi recebido no último domingo, 10, no município de Pacoti, onde participou das comemorações do segundo aniversário do projeto Mãe Vencedora. A iniciativa do prefeito Kiko Sampaio e da primeira-dama e secretária de Assistência Social, Natália Braga, já conseguiu atingir toda a cidade, abraçando mais de 23 comunidades. Na ocasião, as mães que integram o projeto assistiram a uma palestra, ministrada pelo especialista Diego Feitosa, sobre o processo de formação dos filhos. Presentes, estiveram também o deputado federal Moses Rodrigues, o vice-prefeito, Maciel Bezerra, os vereadores Chiquinho Teles, Orquídea Jacaúna, Gercielma Jucá e Gerusa Oliveira. Acompanhou seu primo, deputado Audic Mota, o ex-vereador de Baturité, Herberlh Mota, além dos secretários municipais.

outros destaques >>

Facebook

Twitter