28 C°

domingo, 23 de julho de 2017.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

"você jamais será livre sem uma imprensa livre." - Venelouis Xavier Pereira

A modernidade de Camilo

Julieta Brontee

+ SUPLEMENTOS

sexta-feira, 14 de julho 2017

Imprimir texto A- A+

O governador Camilo Santana já pode ser considerado o mais moderno dos políticos eleitos para conduzir o Ceará. Suas atitudes, acentuadas por extrema simplicidade, além da objetividade com que governa, fazem dele a maior revelação política e administrativa do Estado nas últimas décadas. Em excelente entrevista que concedeu à jornalista Silvana Frota, da revista Ceará & Municípios, ele faz revelações capazes de identificar o seu estilo – novo e avançado – de governar. Para ele, não é uma boa prática governar longe do povo.

Por conta dessa afirmação, ele tem dividido o seu tempo entre receber a todos no Palácio da Abolição e governar de forma itinerante, em contato direto com as pessoas, ouvindo de cada uma delas as necessidades de seus bairros e comunidades. Nessas ocasiões, não abre mão de “selfies”, que ele mesmo faz como ocorreu com Silvana, durante a entrevista. Para ampliar mais ainda os seus canais de comunicação com a população, ele estabeleceu um Fecebook, canal aberto com que ele bate papo diariamente, por duas horas, com a população, esteja onde estiver.

Em suas explanações sobre a situação do Ceará ele tem admitido que dois setores têm exigido dele o máximo de esforço, tendo em vista a importância que têm para a população: a Saúde, sem a qual não há vida, e a Segurança, de que depende a tranqüilidade de toda uma sociedade. No mais, Camilo exibe satisfeito, dados sobre a Educação, que tem orgulhado os cearenses, com o estado tendo as 24 melhores escolas públicas do país num universo de 77 entre as primeiras. Para ele, “um governo que zela pela educação, zela por toda uma sociedade”.

PELA INFÂNCIA – Um dos pontos mais positivos da gestão do governador Camilo Santana tem sido a perfeita harmonia entre o seu trabalho e a obra comandada pela Primeira-Dama, Onélia Leite Santana, integralmente direcionado para dar melhores condições à infância do Estado. Exemplo é o Programa Mais Infância, criado há um ano, e que, entre outros pontos, visa dar mais alegria de vida à criançada, e que tem o apoio e gestão do Sesc-CE.

UMA BOA IDEIA – Em Pacatuba, o prefeito Carlomano Marques estabelece, com o Governo do Estado, uma parceria, digna de ser seguida pelos demais municípios do Ceará. Trata-se de uma parceria que unifica as ações da Polícia Militar e da Guarda Municipal. Com isso, fica a população daquele município com sua segurança assegurada, e com muito mais tranqüilidade, inclusive para os trabalhadores em geral e crianças. Torcemos para que seja um sucesso.

PROJETO INSPIRADO – Mais uma vez, o Serviço Nacional de Aprendizado Rural – Senar, sob a direção do técnico Paulo Hélder, dá exemplo de eficiência e originalidade. Trata-se do Projeto Mais Saúde para o Homem e para a Mulher do Meio Rural. Nesse sentido, uma caravana foi a Piquet Carneiro, para a implantação desse projeto, inédito no Ceará que oferece gratuitamente o tratamento e exames preventivos contra câncer de próstata e colo do útero.
COMEÇO DO FIM? – Lastimável, sob todos os aspectos, a crítica situação em que se encontra o “ex-futuro presidente do Brasil”, senador Aécio Neves, do PSDB. Em meio ao “furdunço” para salvar, a qualquer custo, o mandato do presidente Temer, o neto de Dr. Tancredo Neves luta desesperadamente para ser salvo agarrado a ele. Em conseqüência disso, manda às favas até o apoio e a amizade do senador Tasso Jeireissati, um dos políticos mais respeitados do País.

SEM LÓGICA – Para o deputado Evandro Leitão (PDT), líder do Governo na Assembléia Legislativa, grande parte da grossa polêmica, que tem gerado “pegas” entre deputados de situação e oposição – e PEC da extinção do TCM, é fruto de um grave equívoco. Isso, porque os defensores do TCM insistem que se trata de um capricho político do governador Camilo e seus aliados. Na verdade, esclarece Leitão, essa proposta já vem sendo especulada na AL há muitos anos.

SEM ESSA, DR. CIRO! – O ex-ministro Ciro Gomes, uma das inteligências mais brilhantes do Ceará e do país, esconde os seus verdadeiros sentimentos, ao dizer que torce para que o ex-presidente Lula seja inocentado para se candidatar em 2018. O problema é que a ninguém é novidade que sem Lula candidato o estará aberto meio caminho para que Ciro, finalmente concretize o seu sonho de presidir o Brasil. Só que, com Lula candidato, será muito difícil.

outros destaques >>

Facebook

Twitter