quarta-feira, 20 de junho de 2018.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

"você jamais será livre sem uma imprensa livre." - Venelouis Xavier Pereira

Nariz empinado

Macário Batista

Colunista - Política

terça-feira, 13 de março 2018

Imprimir texto A- A+

“Quero falar de uma angústia da qual participo, que é com ambiente de intolerância que se tem estabelecido nesses tempos de punitivismo. Seja nas assembleias, na imprensa, na conversa de botequim. Isso é o maior risco para a democracia. Passei 20 anos batalhando contra o regime autoritário. Acredito que nem nas fases mais agudas tenha havido tanta intolerância”. Ditas as vento essas palavras soariam difusas não fossem haver sido ditas para alguém qie sabe ler, escrever e passou pelo muro da verdade, sem sequer precisar de soro; Sepúlveda Pertence. E mais: cabe em qualquer contexto. Seja para refutar rótulos, seja para rebater doidivanas, que se aventuram onde se acham seguros de suas interferências e, pensados, caminhos tortuosos nas profissões escolhidas. Por exemplo? Sugerir que alguém tem o nariz empinado porque não lhe apoia os gestos nem sempre republicanos, é autoritário, eis que o autoritarismo estaria em suas veias por criação, deseducação, profissão ou até por osmose.

Nem sempre os comportamentos humanos vêm do berço, mas das necessidades mais medíocres de suas funções. Há tempos, vivemos os riscos de que fala o Doutor Pertence para a democracia. Hoje, esses riscos nem estão assim tão firmes no seio do paizano da direitona ou da esquerda de passeata, pior; estão na bodega da esquina, onde um doidim dá ouvidos a uma rede social dirigida e mal paga pra fazer fuxico, e abre um leque de idiotices que se escuta até o ponto de sair do lugar pra não ter que tomar outras providências. A imprensa anda um deus-me-livre de posições interessadas – ou seria interesseira – nitidamente equivocada (nem toda,claro) quando a seu mister. As aAssembleias, que vão das de condomínios à Câmara Federal do Congresso Nacional, optaram pela defesa de seus umbigos pessoais largando de mão até do corporativismo. E pela aí vão os riscos da fragilidade da democracia de que fala o Doutor Sepúlveda Pertence. Por isso é melhor ter o nariz empinado pra sentir o cheiro nauseabundo dos estercos que poluem a casa do que baixar a crista e dizer amém à mediocridade do sim senhor!

O Le Monde
desenhou
Capa do jornal frances Le Monde. Na mostra o tribunal de exceção brasileiro, os homens de toga, a Justiça sendo assassinada, os manipulados, o pato de tróia e o povo com camisa de futebol. Quer que desenhe? O Le Monde desenhou.

Tá doido?
O Secretário do Planejamento do Ceará, Maia Junior, foi aos deputados, na Assembleia, dizer que era preciso dar um desbasto nos valores das aposentadorias do Estado. Os deputados viram a arrumação: logo em ano eleitoral? Tá doido, tá?

Na hora do voto?
Os deputados governistas, imensa maioria na Assembleia Legislativa, estão determinados a não votar o pacote de reforma da previdência do Estado do Ceará, até, pelo menos, o fim do processo eleitoral deste ano.

Bastidor tucano
Há entre tucanos do bico grande e penas multi coloridas a ideia “egoista” de ter um candidato, com chapa própria para disputar o governo do Ceará. Isso deixa o nome de Wagner ao relento. É, também de lá, que vem a corda pra ele ser candidato ao Governo.

Em bom português
Senador suplente, Chiquinho Feitosa, presidente do DEM no Ceará, não tem o mínimo desconforto em dizer que o partido dele, mesmo tendo candidato a presidente da república, no caso o Senhor Maia, o partido vai votar na reeleição de Camilo Santana.

Governista
Chiquinho, no Ceará é governista e mesmo com seu nome sendo mantido presidente do Democratas no Estado, não tem nada contra João Jaime, único deputado estadual da sigla por aqui, achar que pode ter palanque aberto. Simples acomodação de solo.

Vixe!
– Falta organização ao Palácio da Abolição. A crítica é do vereador, vice lider de RC na Câmara, Soldado Noélio. Ele disse, na tribuna da Câmara, que o Governo deixa faltar medicamentos em postos e hospitais por desorganização. O Soldado é do PR.

Será verdade?
O deputado federal Raimundo Gomes de Matos, dizem, estaria em dificudades para reformar o mandato dele. Seria esse o motivo pelo qual Gomes de Matos estaria saindo do PSDB pro PR. Será?

outros destaques >>

Facebook

Twitter