quarta-feira, 17 de julho de 2019.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

"você jamais será livre sem uma imprensa livre." - Venelouis Xavier Pereira

Nova esperança para o DNOCS

Fernando Maia

Colunista - Política

quinta-feira, 27 de junho 2019

Imprimir texto A- A+

Por iniciativa do agrônomo Flávio Saboya, presidente da FAEC, o Pacto de Cooperação Agropecuária Cearense acaba de lançar a Frente Cearense de Defesa do DNOCS. A Frente em questão deverá ser encabeçada pela FAEC, DNOCS, ASSECAS, BNB e SEBRAE, e terá a sua primeira reunião oficial nesta sexta-feira, 28, na sede da FAEC. Trata-se de mais uma tentativa para assegurar a permanência do DNOCS com condições de realizar os mesmos trabalhos do passado, quando foi considerado pelo Ministério de Viação e Obras Públicas a mais importante instituição técnica do País. O DNOCS colocou o Nordeste no mapa do Brasil como construtor dos dois eixos rodoviários que ajudaram a desbravar uma das regiões mais pobres do País, as BRs 116 e 222 marco principal do desenvolvimento regional. E foi adiante com a construção de açudes, reservatórios, vilas e cidades que ajudaram a povoar a região em que se encontra, e o que é pior, sempre ameaçado de extinção. Segundo os seus defensores, a meta principal é defender o DNOCS como gestor da operação do Programa de Interligação do Rio São Francisco para administrar os reservatórios que receberão as águas do São Francisco, ou seja, os açudes Castanhão, Orós, Banabuiú, Quixabinha, Prazeres e Atalho, por ele construídos. Esse movimento de ressurreição priorizará também a reposição de 250 técnicos perdidos nos últimos dois anos, assim como lutará para impedir o contingenciamento de suas verbas, reduzidas em 50% nos últimos anos.

Destravando a Justiça. O desembargador Washington Bezerra, presidente do Tribunal de Justiça do Ceará, acatou proposta do deputado Audic Mota (PSB), no sentido de que os profissionais de advocacia possam fazer petições e protocolos através dos recursos da Internet. Trata-se de mais uma boa proposta desse Advogado, no sentido de dar mais agilidade à Justiça, entravada pela não utilização de recursos da moderna tecnologia.

Prefeitos na torcida. Milhares de prefeitos estavam, ontem, com atenções para o Plenário do STF, onde os ministros votariam Ações Diretas de Inconstitucionalidade para dar flexibilidade a aplicação da Lei de Responsabilidade Fiscal, sinônimo de arrocho para Executivos municipais. O problema, segundo o ministro Luís Roberto Barroso, é que, para se reelegerem, eles abarrotam as prefeituras de funcionários.
Valei-me São Salmito… . Certas repartições só funcionam sob pressão. A CAGECE é uma delas. Responsável por falhas que deixam milhares sem água e sem esgoto, a autarquia para atender à comunidade de Tieta, no bairro Montese, precisou da interferência direta do deputado Salmito Filho que foi tratar do assunto diretamente com o seu presidente.
Sem condições. Na sessão de ontem da AL-CE, foram registrados os 25 anos da admissão de mulheres na Polícia Militar do Ceará. Além dos elogios com exemplos de coragem e de empenho a segurança da sociedade, foi destacado um aspecto que precisa ser levado a sério. Nenhum dos quartéis da PM está devidamente adequado para a presença feminina.
Cinturão garantido. Em Brasília, no Ministério da Economia, Camilo Santana, acompanhado do deputado Domingos Neto (PSD), coordenador da bancada federal, conseguiu, do ministro Paulo Guedes, a garantia da liberação dos recursos destinados à conclusão das obras do Cinturão das Águas, para o Velho Chico chegar ao nosso estado.
Acredite!. Centenas de caminhoneiros responsáveis pelo transporte de produtos para o Porto do Pecém anunciavam, ontem, protesto contra a situação da CE-155, mais importante via de acesso à Zona Portuária que vem causando enormes perdas, sem se falar na destruição dos veículos.

“Enquanto não houver como eleger apenas vereadores corretos e competentes, chega-se a desejar o que ocorre em algumas cidades a Europa, onde vereadores são escolhidos através de concurso”. José Maria de Barros Pinho (1939-2012) vereador, deputado, professor e poeta.

Instagram

[instagram-feed]

Facebook

Twitter