quarta-feira, 21 de novembro de 2018.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

"você jamais será livre sem uma imprensa livre." - Venelouis Xavier Pereira

Novo castigo

Fernando Maia

Colunista - Política

quinta-feira, 12 de julho 2018

Imprimir texto A- A+

 

Como se não bastassem o sofrimento e vicissitudes vividos pela população mais pobre do Ceará, vítima de longas e inclementes secas, gestões municipais desastrosas, e crises que têm calamitosos efeitos, há um novo e sério problema: a não-re-implantação da maioria das 60 agências destruídas pela bandidagem. O povo, mesmo tendo o dinheiro, não têm onde pagar suas contas. O tema, que exige medidas imediatas do Governo do Estado, foi abordado, da tribuna da AL por Ely Aguiar (PSDC). O deputado diz que, para agravar a situação dos mais pobres e idosos, a Enel, distribuidora de energia, cancelou convênio com a CEF, que não receberá mais contas. Como resultado, dezenas de milhares de usuários têm de se deslocar para pagá-las em outras cidades, onde agências bancárias e raras lotéricas ainda prestam esse serviço. Com tal absurdo, Ely cobra do governador Camilo uma atitude junto à poderosa e rica empresa italiana que explora o fornecimento de energia elétrica. Trata-se de situação cruel, pois a maioria dos usuários fica sem cumprir seus compromissos e terá a energia cortada se não pagar. Cabe, assim, ao gestor estadual impedir essa omissão contra os mais pobres.

Fazendo justiça
Até adversários do senador Eunício Oliveira, presidente do Senado, aplaudem o êxito da defesa que ele fez do projeto de lei complementar 76/2018, que reintegra ao Supersimples mais de 600 mil pequenas microempresas e empresas individuais inadimplentes, atingidas por um veto presidencial.

Explicações -. Na CMFor, o vereador Acrísio Sena (PT) propôs a formação de comissão técnica para apurar as verdadeiras causas e interesse ligados aos absurdos reajustes dos alvarás municipais.
Grana -. Ontem, em Brasília, Camilo Santana foi tentar, junto ao ministro Jungmann, da Segurança Pública, a liberação urgente de verbas para a SSPDS e Centro Integrado da Polícia Federal do Nordeste.
Prioridade -. No Ceará a cidade de Fortaleza será prioridade para o lançamento, em nível nacional, do Projeto 12 Brasil, eixo central da campanha presidencial de Ciro Gomes.
Representação -. Heitor Férrer, sempre vigilante, anunciou, ontem, ter entrado com representação contra a empresa responsável pelo túnel na Avenida Borges de Melo, obra desastrosa da História recente de Fortaleza.
Sem garantias -. Aprovada na Câmara dos Deputados, a lei que isenta famílias, com renda de 500 reais de taxa de energia não levou em conta a possibilidade de o governo se vender a Eletrobras, bote abaixo esse benefício.
No vazio – .Ontem, o deputado Dedé Teixeira defendeu o movimento Lula Livre, coordenado pelo seu partido, mas que não consegue despertar o mínimo interesse nos deputados da base governista.
Apelo -. Lideranças do Ceará apelam ao deputado Raimundo Matos (PSDB), para que a Comissão de Seguridade Social da Câmara impeça o aumento dos planos de saúde, incabível exploração dessas empresas.
Experiência -. No caso da vaga do PSDB para o Senado é compreensível que o senador Tasso Jereissati, ao demonstrar preferência pelo ex-. governador Lúcio Alcântara, tem como argumento a grande experiência desse.
Impondo -. Pode ser que o presidenciável Ciro Gomes venha a ter o apoio do PR, hoje com Bolsonaro. O problema: o líder do PR, Josué Alencar (MG), quer o partido com Ciro, desde que tenha a vaga de vice.
Retorno -. Depois de ter deixado o Senado, Inácio Arruda decidiu-. se por disputar cadeira na Câmara dos Deputados, só não se sabe como o PCdoB poderá elegê-. lo junto com o deputado Chico Lopes.
Justiceiro -. Apesar de ter grande parte dos seus maiores líderes encarcerados, o PT, em vez de se dedicar a soltá-. los, quer punir, como se fossem criminosos, o juiz Sérgio Moro e o ministro Jungmann.

“Quando a política entra por uma das portas de um tribunal, a Justiça foge pela outra porta”. François Guilaume Guizot (1788-1875) filósofo e político francês.

Instagram

[instagram-feed]

Facebook

Twitter