29 C°

terça-feira, 17 de outubro de 2017.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

"você jamais será livre sem uma imprensa livre." - Venelouis Xavier Pereira

O Carnaval e a Seca

Fernando Maia

Política

sexta-feira, 17 de fevereiro 2017

Imprimir texto A- A+

A apenas poucos dias de mais um período momino, o Ceará, como ocorre nos demais estados do Nordeste, vive momentos de dúvidas e de muita polêmica a respeito da realização ou não desse tipo de festa, já arraigada na alma do povo brasileiro. Para início de conversa, Carnaval no Nordeste nunca combinou com períodos de estiagem prolongada. Tal descompasso se agrava mais diante de uma seca que já assola a região por seis anos. A tal ponto de as autoridades estarem atentas à realização de festas carnavalescas em municípios gravemente atingidos pela falta de água, onde a Prefeitura tenha decretado estado de emergência. Refere-se o Governo do Estado a comunidades onde essa festa ocorre à custa da municipalidade. Entretanto, como lembrava na tribuna da AL o deputado Ferreira Aragão (PDT), mesmo havendo sérios óbices para o Carnaval na quase totalidade das cidades do Ceará, é preciso reconhecer que existem exceções a serem respeitadas. Para ele, cidades litorâneas como Camocim, Paracuru e Aracati entre outras estão até na obrigação de realizar esse tríduo festivo, tendo em vista serem possuidoras de atrativos e estruturas capazes de atrair dezenas de milhares de turistas, o que representa a garantia de ganhos para essas cidades e outras do seu entorno. Inadmissível mesmo é organizar festas dessa natureza, deficitárias, para agradar eleitores. São Benedito é uma exceção. Tem o maior carnaval da Serra da Ibiapaba, mas será prejudicada, por conta da paralisação do Teleférico da Gruta de Ubajara no Parque Nacional do mesmo nome, maior atração turística da Zona Norte. Não há justificativa para Carnaval deficitário.

Aguardado Está sendo aguardado com grande curiosidade, o pronunciamento do senador Eunicio Oliveira, no encontro de hoje com correligionários e aliados. Será duro, mas prudente.

Edil “engaiolado” No Ceará tem disso, sim! Em Nova Russas, o vereador Zé Roberto (PTdoB) acusado de assalto a banco, foi levado pela Polícia para tomar posse na Câmara Municipal, e depois devolvido à “gaiola”…

Pela Saúde Ontem, na AL, o deputado Carlos Matos (PSDB) requereu audiência pública com a participação de pessoas e entidades da ligadas à Saúde, para debater a redução de 10% dos recursos do setor.

Um risco Na visão de Calos Matos, um corte de recursos dessas proporções tem tudo para paralisar setores vitais da Saúde em todo o estado, pondo em risco a vida milhares de pessoas.

Bom exemplo Ótimo o exemplo dado pelo senador Eunício, ao solicitar a retirada, pelo senador Romero Jucá, da PEC que daria prerrogativas de presidente da República, aos presidentes do Senado e da Câmara.

Empecilhos Para o deputado Capitão Wagner (PR), “mesmo que o titular da SSPDS, André Costa seja competente e esteja motivado, não poderá atingir seus objetivos com o déficit de efetivos policiais”.

Ótimo começo Na CMFor, o jovem vereador estreante Renan Colares (PDT) filho do deputado Fernando Hugo, assumiu a presidência da importante Comissão de Orçamento, Fiscalização e Administração Pública.

Mérito total A Academia Cearense de Letras ganha presidente do mais alto nível, ou seja, o ex-presidente do TCU e ex-secretário de Educação do Ceará Ubiratan Aguiar apaixonado por cultura, letras e música.

Esperança Com a aprovação pela CCJ do Senado, de PL dispensando firma reconhecida e cópia autenticada na apresentação de documentos, ainda existe esperança de que teremos a desburocratização.

Mais Médicos Em Brasília, o secretário-executivo do CNSSE, médico cearense Jurandir Frutuoso, confirma a renovação dos contratos de médicos cubanos, para o Mais Médicos, com algumas centenas para CE.

“A Câmara dos Deputados escapou de ter contra si toda a sociedade, ao retirar do projeto de repatriação de dinheiro o direito extensivo aos parentes dos repatriadores”.  Deputado Raimundo Matos (PSDB).

outros destaques >>

Facebook

Twitter