segunda-feira, 25 de março de 2019.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

"você jamais será livre sem uma imprensa livre." - Venelouis Xavier Pereira

O crime deve pagar bem

Macário Batista

Colunista - Política

sexta-feira, 25 de janeiro 2019

Imprimir texto A- A+

Afenso ao noticiário policial, incentivo ao pirangueiro que adora se ver preso ou em operação por câmeras diversas, preso, ou não, o vagabundo de menor, que não quis ir pra escola e preferiu inveredar pelo crime, estaria mudando de status. Isso, é claro, faz parte da análise diária, no exercício do Jornalismo Comparado, quando a gente se debruça sobre o noticiário e sente uma nítida diminuição dos criminosos fugindo paulatinamente do furto, do roubo de “coisa pequena”, como cordões em pescoços desavisados, celulares, bicicletas, motos e até carros que, quando tomados de assalto vão servir pra outros delitos. Veja que o noticiário, quase 100%, está voltado para a queima de ônibus, caminhões, prédios públicos e, pasmem, escolas onde crianças pobres querem ser honestas, estudando pra ser gente. Aliciado pelas organizações de bandidos que têm nomes, agentes, hierarquia e “endereço”, jovens imberbes, de pelos e de formação, se lançam à bandidagem a soldo ou ainda, dizem, por ameaças das facções a siou às suas famílias. É essa análise nada sociológica que faz imaginar que o crime paga bem, recruta bem, ameaça bem, destrói bem e tenta alcançar seus objetivos mais escusos, atacando inocentes, destruindo bens de pessoas humildes que só querem ganhar a vida com seu trabalho. Se as comunidades estão satisfeitas que fiquem, mas poderiam viver melhor e com um mínimo de paz se entregassem esses bandidos. Todos agradeceríamos. E mais: limpar as ruas não é só varrer a calçada nem jogar lixo debaixo do tapete; lixo ruim não se recicla, incinera.

A bala
Um estudo da Toluna, empresa fornecedora líder de insights do consumidor para a economia sob demanda, mostra que a maioria dos pesquisados, 54%, não acreditam que esse decreto que facilita a posse de armas deixará a população mais segura, contra 39% que acreditam na maior segurança e 7% que não souberam opinar sobre o tema. Além disso, o estudo perguntou sobre, se esse maior acesso às armas, diminuirá ou aumentará a violência no País. Para 61% dos pesquisados, a medida irá aumentar a violência, para 29% irá diminuir e 10% preferiram não dar uma opinião.

Em Washington
O senador Eduardo 900 Girão está em Washington, nos EUA. Foi para um seminário sobre ações sociais do grupo internacional de que faz parte.

Igual futebol
A turma formal de escanear os céus por chuvas disse que o inverno no Ceará tem 30% de ser bom, 40% de ser médio, 30% de ser ruim. No futebol, a gente ganha, perde ou empata.

Flamenguista
O general-presidente, Mourão torce Flamengo e dá-se ao luxo de zoar o Botafogo. O bom humor do general se faz até em inglês, que ele domina. O general é dos bons.

Alias…
Fui amigo de um general com as mesmas quallidades; bom caráter e bom humor. Jogava futebol de salão com a gente, quando descansava na casa do irmão, em Sobral. Foi o general Ellery, que foi até vice-governador Tem general figura, sim.

O que está
havendo?
Na terça-feira, prenderam Antônio Góis, prefeito de Pedra Branca, e assessores da prefeitura, lá dele.

O que esta
havendo 2?
Na mesma terça-feira, o MP conseguiu que fossem quebrados os sigilos bancários e fiscais do prefeito José Arnon, de Juazeiro do Norte. E mais secretários da Prefeitura.

Instagram

[instagram-feed]

Facebook

Twitter