sábado, 25 de maio de 2019.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

"você jamais será livre sem uma imprensa livre." - Venelouis Xavier Pereira

O crime está vencendo

Fernando Maia

Colunista - Política

quinta-feira, 01 de novembro 2018

Imprimir texto A- A+

Fortaleza é, hoje, uma metrópole onde a população perdeu a alegria de viver, com uma boca-de-fumo a cada esquina e facções criminosas na maioria dos bairros. Com esse dramático resumo do cotidiano estadual, o deputado Roberto Mesquita abordou a insegurança em que se encontra a cidade de Fortaleza que tem como vice-prefeito uma das maiores autoridades em segurança pública. Mas, nem Moroni nem Roberto Cláudio se ocuparam da triste saga da urbe. Antes, Carlos Matos (PSDB) indagava: onde é que o Governo erra, se, em 2006, tínhamos 1.800 homicídios por ano e hoje essa estatística já beira os 6 mil assassinatos? O assunto leva a lembrar que, há uma semana, ao participar, no auditório da Fiec do Fórum Industrial de Ideias em Debate, o ex-prefeito de Medellín, Aníbal Gaviria, mostrou como conseguiu transformar Medellin na cidade mais inovadora do planeta. E sem a necessidade de tanques e soldados armados, limpou uma cidade que era a mais violenta do país. Segundo Gaviria, o “milagre” não aconteceu pela força das armas, mas com programas sócio-educativos que resgataram juventude. Aqui, no Ceará, o crime está vencendo.

A verdade de Ciro I
Ciro Gomes demorou, mas trouxe à tona verdade que deveria ter revelado no calor da campanha em relação ao PT. “Fomos miseravelmente traídos por palavra dada e não cumprida, arranjos espúrios, clandestinidade e grana”. Declarando guerra a Bolsonaro, e ao PT, Ciro assume uma postura que poderá fechar as portas do Planalto para o governador Camilo Santana, petista e seu aliado.
A verdade de Ciro II

Ciro diz, ainda, que, “esses fanáticos do PT não sabem, mas o Lula, em momento de vacilação, me convidou para esse papel que o Haddad cumpriu. Não aceitei, me achei insultado”.

Ainda forte. Com relação a Eunício Oliveira, mesmo sem mandato senatorial, ele mantém vasto círculo de amizades no Senado, incluindo senadores da bancada do presidente Bolsonaro.
Conferência . Recém-eleito deputado estadual, o vereador Salmito Filho participará, nos dias 7 e 8 deste mês, da conferência do Banco do Desenvolvimento da América Latina, em Bogotá,-na Colômbia.
Língua de trapo . Evandro Borges, continuo de plenário na Assembleia Legislativa deve parar de criticar deputados nos bastidores. Se diz amigo, mas fala mal de todos, até do presidenta da casa.
Convivência. Ontem, em Brasília, Camilo Santana conversou com a bancada do Ceará sobra a abordagem do próximo Governo. O governador sabe que enfrentará dificuldades, mas buscará o entendimento.
Bom senso. Camilo espera que os deputados do Ceará não integrem o bloco de franco atiradores que está sendo organizado por políticos que se opõem ao novo presidente. Pediu bom senso.
Debandada. Está previsto, no PSDB, uma grande debandada a ser iniciada com Geraldo Alkmin e José Serra. O senador Tasso Jereissati, mas antigo nas insatisfações, aguarda a sequência dos fatos.

Instagram

[instagram-feed]

Facebook

Twitter