sábado, 13 de outubro de 2018.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

"você jamais será livre sem uma imprensa livre." - Venelouis Xavier Pereira

O futuro é imprevisível

Solange Palhano

Colunista - + CADERNOS

sexta-feira, 05 de outubro 2018

Imprimir texto A- A+

Nunca, uma eleição no Brasil dividiu tanto o País e causou tantas brigas entre amigos e familiares como esta que estamos vivenciando agora. Não se respeita as opiniões diversas. Todos são donos da verdade. O radicalismo tomou conta das redes sociais e das rodas. A intolerância coloca em risco a democracia.

Esta eleição será a mais importante depois da primeira realizada no regime democrático. Vivemos um momento de descrédito total nos políticos, uma crise econômica, com mais de 13 milhões de brasileiros desempregados, investidores fogem, e necessitamos de profundas mudanças para que o País retorne seu crescimento econômico. Reformas política, previdenciária e tributária devem constar na pauta do novo Congresso Nacional, como também o Governo deve urgentemente reduzir os gastos públicos. Se estas reformas não forem realizadas, segundo os economistas, só teremos três saídas: aumento de impostos, endividamento público e inflação.

Isto não é nada bom para o Brasil, porque aumento de impostos é inadmissível, quando a cadeia produtiva já se sente tão massacrada com uma carga tributária tão alta. Voltar o tempo da inflação é ver mais uma vez o poder de compra do cidadão diminuir e sua qualidade de vida piorar.

Neste domingo, 147 milhões de brasileiros estão aptos à votar. Mas é importante alertar que não é só a escolha do candidato a presidente que é importante, membros do Senado e da Câmara Federal também são de suma importância. Um presidente não governa sozinho, qualquer mudança tem que ser aprovada pelo Congresso Nacional. E o que percebemos é que a maioria dos eleitores não despertam para isso.

A recessão econômica atual é a maior que o Brasil já passou e foi criada por aqui mesmo, não tem nada a ver com causas externas. A crise econômica dos Estados Unidos foi em 2008, e da europeia 2011. Dez anos depois, os Estados Unidos, o Wall Street, vem marcando recordes históricos de crescimento e os países europeus já estão se recuperando.

A angústia é geral, não há um líder neste País. Nenhum candidato passa total segurança para os eleitores. Há um grande temor de como será o futuro de nosso país. O extremismo não leva nenhuma Nação ao desenvolvimento.

Temos a esperança de que o vencedor será capaz de trazer dias melhores para nós brasileiros, um povo que já está tão sofrido e sem perspectiva.

Votos em branco e nulo
Existe um mito de que os votos brancos e nulos vão para quem está vencendo. Atualmente, só é considerado no pleito eleitoral o princípio da maioria dos votos válidos, que são os votos nominais e os de legenda, ou seja, aquele que é colocado o número do candidato ou o número da legenda. A contagem dos votos de uma eleição está prevista na Constituição Federal de 1988, que diz: é eleito o candidato que obtiver a maioria dos votos válidos, excluídos os brancos e os nulos”.

Artistas cearenses no Teatro da Praia

Música ao vivo e comédia cearense no Teatro da Praia, equipamento cultural independente de Fortaleza, dirigido pelo ator e dramaturgo Carri Costa. O Teatro apresenta uma programação com shows musicais gratuítos e peças teatrais, todos os sábados e domingos de outubro. Em parceria com o SESC, o Teatro da Praia articula o Projeto Sesc Sonoridade, que exibe grandes expoentes da música no Ceará, concertos seguidos de comédias de autoria do Carri. Sábados e domingos de outubro, 19h30 (música) e 20h30 (peças), no Teatro da Praia, Rua José Avelino, 662, próximo à Praia de Iracema. Informações: (85) 98517.2301.

Escola Sesi Senai passa a ter turmas de Ensino Fundamental em 2019

Reconhecida como uma escola inovadora por utilizar a tecnologia no processo de aprendizagem, a Escola SESI SENAI acaba de lançar, pela primeira vez, edital para turmas de Ensino Fundamental. Desde sua inauguração, em 2016, a escola contava apenas com turmas de Ensino Médio. Em 2019, serão ofertadas vagas para o 6º, 7º, 8º e 9º anos, totalizando 280 vagas abertas para a comunidade em geral.

A escola funciona na unidade do SESI, no bairro Parangaba, na Avenida João Pessoa, nº 6754. Além do edital para o Ensino Fundamental, a instituição também já abriu o processo seletivo para o Ensino Médio. Os interessados devem fazer a leitura completa dos editais para saber todos os detalhes da matrícula.

Instagram

[instagram-feed]

Facebook

Twitter