domingo, 16 de dezembro de 2018.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

"você jamais será livre sem uma imprensa livre." - Venelouis Xavier Pereira

Palanque dos Aguiar em Tauá abençoado por Camilo Santana

Antonio Viana e

Colunista - + CADERNOS

quarta-feira, 10 de outubro 2018

Imprimir texto A- A+

O governador Camilo Santana (reeleito para mais quatro anos) à frente do Poder Executivo Cearense fez questão de receber e abraçar os vitoriosos líderes tauaenses Domingos Aguiar, sua esposa Patrícia Aguiar, eleita deputada estadual e o seu filho, deputado federal Domingos Neto, reeleito para a Câmara Federal, ambos pelo PSD, partido que esteve apoiando as reeleições de Camilo (Governador) e Eunício Oliveira (Senador) e também apoiou a candidatura de Cid (ao Senado). Os Aguiar consolidaram importante apoio à reeleição do governador Camilo Santana em Tauá e nos Inhamuns, mas lamentam a não recondução do senador Eunício Oliveira (MDB) para mais um mandato, ele que contribuiu com importante apoiamento ao Estado e aos municípios cearenses junto aos órgãos federais, em Brasília. Os Aguiar do Tauá não foram os únicos vitoriosos nas urnas, em família. Outros casos, também aconteceram.

Pais e filhos – Diferente dos Aguiar do Tauá, onde a mãe foi eleita para a Assembleia e o filho, reeleito deputado federal, vamos a dois casos de pais que foram vitoriosos nas urnas no último domingo (07/10), em dobradinha com seus filhos. O Presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado José Albuquerque (PDT), reeleito, fez dobradinha com o filho AJ Albuquerque (PP), que foi eleito para a Câmara Federal. O outro exemplo reuniu Roberto Pessoa (PSDB), que foi eleito Deputado Federal em dobradinha com a filha Fernanda Pessoa, reeleita para um novo mandato no Legislativo Estadual, igualmente pela sigla tucana.

E tem mais – Sim há outros casos de eleitos em família. A deputada estadual Aderlânia Noronha (SD), foi reeleita fazendo dobradinha com o marido, deputado federal Genecias Noronha, igualmente reeleito pelo SD. A deputada Dra. Silvana, do PR, conseguiu a reeleição fazendo dobradinha com o marido, também médico, Dr. Jaziel Pereira, eleito para a Câmara Federal pelo mesmo partido, o PR 22. Só lembrando: Dr. Jaziel já foi Deputado Estadual.

Tauaenses animados – A nossa reportagem conversou com os ex-deputados Júlio Rêgo e Antônio Câmara, dois quadros imorredouros da política regional, pelo trabalho, correção e caráter retilíneos enquanto estiveram representando Tauá e os Inhamuns na Assembleia, Governo do Estado e noutros cargos públicos. Viana, você falou Governo do Estado? Sim, os dois foram Presidentes da Assembleia e como tal, assumiram, interinamente, dezenas de vezes o Governo do Ceará. E eles confirmaram o que sempre digo em nossos espaços jornalísticos: que há mais de meio século Tauá convive com a eleição de pelo menos dois deputados estaduais e dos anos 80 para cá também com representantes na Câmara Federal.

Recordando – Lembro-me bem da época dos deputados Joel Marques e Nelo Gomes (anos 60), Joel e Antônio Gomes de Freitas (o popular Lisbôa), Júlio Rêgo e Antônio Câmara, Domingos Filho e Idemar Citó e vivemos a época dos representantes Audic Mota e Odilon Aguiar. Ocorre que Odilon Aguiar, que foi Prefeito de Tauá, desistiu da reeleição para propiciar a candidatura da eleita Patrícia Aguiar, a quem sucedera na prefeitura e ela acaba de ser eleita para a Assembleia. O deputado Audic Mota foi reeleito e também há informações de que o apóstolo Luiz Henrique também eleito Deputado Estadual tem profundas raízes em Tauá, sendo integrante da tradicional família Castelo.

E federal? Nos lembrava o ex-deputado Idemar Citó que o nosso Tauá há mais de três décadas passou a ter, concomitantemente, também deputados federais e não apenas estaduais. E lembrou a época de Vicente Fialho e Luiz Marques (que foram prefeitos de Fortaleza), “depois tivemos Chiquinho Feitosa, Mário Feitosa e Domingos Neto. Sem dúvida, uma região privilegiada”, enfatizou. Bem, vamos pesquisar se tem outros casos de eleitos em família e, voltaremos ao assunto.

Instagram

[instagram-feed]

Facebook

Twitter