segunda-feira, 19 de agosto de 2019.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

"você jamais será livre sem uma imprensa livre." - Venelouis Xavier Pereira

Parcerias

Fernando Maia

Colunista - Política

quarta-feira, 29 de agosto 2018

Imprimir texto A- A+

 

Desde que assumiu a presidência da Câmara Municipal de Fortaleza, o vereador Salmito Filho passou a ser defensor de uma maior aproximação entre aquela casa e a Assembleia Legislativa, com o que as partes serão altamente beneficiadas. Até porque vem crescendo o número de vereadores de Fortaleza que ascendem ao Plenário 13 de Maio. Apesar desse empenho, as sessões e audiências públicas conjuntas não têm sido frequentes. Essa situação, entretanto, deverá mudar, por dois motivos. Um deles é a criação do Parlamento Metropolitano, destinado a estudar e aprovar projetos do interesse dos municípios da Região Metropolitana de Fortaleza, iniciativa que deverá dar impulso às cidades do entorno da metrópole. Em segundo lugar, deverá ser a presença de Salmito como deputado. Diante do êxito da iniciativa, o Parlamento Metropolitano tem tudo para ser exemplo para a formação de lideranças regionais similares no Cariri, Sertão Central, Zona Norte e Planalto da Ibiapaba, cujos estudos já se desenham, e cuja concretização vai depender do sucesso desse ´projeto. Só assim, municípios menores poderão melhorar, saindo do atraso em que se encontram.

Medalha. O colunista agradece aos vereadores Acrisio Sena e Benigno Junior, a medalha Boticário Ferreira, maior comenda concedida pela Câmara Municipal de Fortaleza, a personalidades que se detacam em suas profissões na capital do Estado. É sempre honroso a qualquer cidadão ser distinguido com a honraria que nos foi proporcionada.

Começou bem . Ciro Gomes teve bom desempenho na abertura da série de entrevistas no Jornal Nacional, da Rede Globo, apesar da vontade dos seus entrevistadores em deixá-lo de saia-justa.
“Invadindo” . A propósito da campanha de Ciro Gomes, uma das saídas para compensar o seu pouco tempo de TV está sendo a panfletagem de porta de fábrica, antiga estratégia do PT.
Espertinho . Candidato fraco, sem projeção e sem votos, João Amoêdo trouxe a Fortaleza, como garoto propaganda, Bernardinho, consagrado técnico campeão mundial e olímpico de vôlei.
É com eles . Em Fortaleza o vice de Bolsonaro, general Mourão, disse que quem o critica por citar a indolência indígena e a malandragem do negro nunca leu Gilberto Freyre nem Darcy Ribeiro.
Santa ajuda . O senador Eunício Oliveira, atendendo a apelo da Santa Casa de Fortaleza, aprovou R$ 3 milhões para aquela instituição. Segundo o provedor, Luís Marques, vai dar uma aliviada.
E os outros? . Por ser instituição salvadora, mas sempre em dificuldades de recursos, caberia aos nossos deputados federais colaborarem destinando mais emendas para a Santa Casa.
Importante . Foi lançado na sede da Fiec pelo ex-deputado Ariosto Holanda, o seu livro “Desafios do Século XXI – Desenvolvimento Humano e Energia”. Obra de especialista.
Finalmente.Demorou, mas aconteceu: o TCU resolveu fiscalizar o caixa bilionário da OAB nacional, um dos motivos mais explícitos das guerras a cada eleição de nova diretoria.
Viva Camilo . No Ceará, apesar de críticas da oposição, pesquisa do Ibope revela que temos a população com mais “satisfação” ou “muita satisfação”, entre todos os demais estados do País.
Quase parando . Com o esvaziamento do Plenário 13 de Maio é tido como certo, que só haverá sessões nos últimos dias de campanha, se for por causa de problemas de muita gravidade.

“A presença de candidatos desqualificados, que só dão trabalho à Justiça eleitoral, é culpa dos próprios partidos, que deveriam, por isso, ser punidos”.
Ministro Luís Fux, do STF.

Instagram

[instagram-feed]

Facebook

Twitter