sábado, 23 de março de 2019.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

"você jamais será livre sem uma imprensa livre." - Venelouis Xavier Pereira

Pelas novas gerações

Fernando Maia

Colunista - Política

segunda-feira, 22 de outubro 2018

Imprimir texto A- A+

Em política, ganhar com decência é um dever; saber perder com dignidade é uma virtude, afirmava o governador César Cals. Este ano, uma das grandes perdas para o Estado, foi a não-reeleição do deputado Carlos Mattos, do PSDB. PhD em Administração de Empresas e em Desenvolvimento Regional, pela Universidade de Barcelona, dono de vasto currículo como dirigente da AJE, União Brasileira da Avicultura, CIC, e titular da secretaria da Agricultura Irrigada, da Agricultura e Pecuária, e vice-presidente do Instituto do Desenvolvimento Industrial, destacou-se, na legislatura 2014-2018, como autor de excelentes projetos não bem aproveitados pela sua condição de oposição. Em vez de lamúrias, Mattos, mostrando elevado grau de cidadania e acreditando nas novas gerações, anuncia a criação do Instituto Promover, destinado a formar novas lideranças em todos os setores estratégicos do Estado. Trata-se da maneira mais concreta para a renovação de valores no Ceará. O projeto foca a lapidação de mil jovens para se tornarem competentes prefeitos, vereadores, gestores, empresários e líderes sociais.

Afiando a foice .

Com cerca de 18 anos dominando a politica estadual, a fadiga eleitoral ameaça o poder dos Ferreira Gomes e seus seguidores. A força emergente do Capitão Wagner tem os campeões de votos com laminas afiadas para degolar Roberto Cláudio em duas frentes: na Prefeitura de Fortaleza, em 2020, e no seu projeto de suceder Camilo Santana.

Fatores
Fatores que podem favorecer Ciro Gome em 2020, a começar pela intenção já declarada pelo potencial vencedor, Bolsonaro, de extinguir a reeleição.

Consenso
Preocupados com o confronto entre aliados na Câmara Municipal, o prefeito RC e o presidente Salmito Filho se empenham para que a eleição seja consensual.

Insegurança
Esta semana, audiência pública pedida pelo deputado Heitor Férrer debaterá a insegurança nos hospitais distritais e postos de saúde contra médicos, funcionários e pacientes.

Abrangência
Chama a atenção a maneira como o deputado Audic Mota, além de se reeleger bem, teve votação em quase todos os municípios do Estado.

Urânio
Santa Quitéria, onde está situada a mais importante mina de urânio da América Latina, terá o ex-deputado Tomás Figueiredo Filho, na Agência Nacional de Mineração.

“O desafio maior do Congresso recém-eleito será fazer as reformas política e previdenciária, que o atual não teve pulso para fazer”. Ministra Rosa Weber, presidente do TSE.

Instagram

[instagram-feed]

Facebook

Twitter