sábado, 17 de agosto de 2019.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

"você jamais será livre sem uma imprensa livre." - Venelouis Xavier Pereira

Pequenos e castigados

Fernando Maia

Colunista - Política

terça-feira, 11 de setembro 2018

Imprimir texto A- A+

 

Em 1999, foi anunciado, pelo então secretário da Cultura Paulo Linhares, a inauguração do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, criado e iniciado na gestão de Ciro Gomes. “Em vez de um só Dragão gigante, seria melhor que fossem criados dezenas de dragõezinhos, para incentivar a cultura nas pequenas cidades”. Algo semelhante ocorre à maneira como as grandes e médias indústrias geradoras de emprego e renda estão concentradas numa minoria de municípios de grande e de médio portes. Não admira que, nos balanços estatísticos dessas cidades interioranas, sejam registrados percentuais díspares em termos de geração de emprego, com muitos dos pequenos municípios entregues ao fundo de participação dos municípios e pequenas esmolas do Estado e da União. Como conseqüência, a maioria apresenta baixíssimos índices de desenvolvimento humano – IDH. Daí, o deputado Carlos Matos (PSDB) defender que as autoridades concentrem mais esforços no sentido de encontrar meios para levar empresas, por pequenas que sejam, e que gerem emprego e renda, salvando suas frágeis economias. Havendo emprego, o cearense sabe ser produtivo, haja vista a sua capacidade além fronteiras do Estado.

Espelho cruel. Ante a destruição do Museu Nacional, fatal para a memória nacional e internacional, o presidente da CMFor, Salmito Filho, afirma ser hora de governantes e governados atentarem para a importância da defesa do patrimônio cultural de cada cidade. Na Assembléia Legislativa, Renato Roseno denunciou a intolerável falta de recursos para proteger a nossa memória.

Anticrime . A Assembléia Legislativa poderá aprovar ainda neste semestre projeto do deputado Renato Roseno (Psol) para o combate ao tráfico e comercialização ilícita de armas e munições.
Mudanças na saúde . Tasso Jereissati diz que se joga dinheiro público fora para uma segurança que não funciona e com descaso para a saúde, o que exige mudanças no setor.
Equívoco . Luizianne Lins, em vez de cuidar da reeleição, tentou levar o povo de Cedro para manifestação pró-Lula e terminou pregando no deserto, sem ninguém atender ao chamado.
General na CDL . Ontem, na sede da CDL, o general Guilherme Theophilo, candidato do PSDB a governador, participou de almoço com lideranças lojistas, setor que mais emprega no Ceará.
Exposição.Atendendo a convite da Faec, o presidente Romildo Rolim, do BNB, fez exposição, ontem, dos objetivos do FNE sobre mais financiamentos para o setor produtivo do Ceará.
Motivos . Sobre a explanação, o presidente da Faec, Flávio Saboya, esclarece tratar-se de assunto da maior importância para mostrar a harmonia entre FNE, governos estaduais e Sudene.
Bira biografado . O Ideal Clube será hoje palco para o lançamento do livro “Ubiratan – pelas sendas do tempo”, biografia do ex-presidente do TCU, pela escritora e jornalista Luíza Helena Amorim.
Qualidade . O problema maior com a fartura de partidos não é a quantidade, mas a falta de qualidade e de conteúdo da maioria deles. Quem fez a critica foi o deputado Raimundo Matos.
Arrecadação . Tem sido alvo de críticas de membros sensatos da OAB-CE a antecipação da campanha para renovação da entidade. A arrecadação, que não é pouco, é o principal atrativo.

“É preciso que se dê mais condição decisória ao TSE para este não ter suas decisões questionadas pelo STF”. Jurista Ayres de Britto, ex-presidente do STF e TSE.

Instagram

[instagram-feed]

Facebook

Twitter