segunda-feira, 19 de agosto de 2019.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

"você jamais será livre sem uma imprensa livre." - Venelouis Xavier Pereira

Pioneirismo de Virgílio

Fernando Maia

Colunista - Política

sexta-feira, 02 de agosto 2019

Imprimir texto A- A+

 

Na sessão de ontem, da Assembléia Legislativa o deputado Fernando Hugo, em aparte ao deputado Salmito Filho, que defendia o planejamento como arma eficiente para o progresso do Ceará, fez lembrar que o então governador Virgílio Távora, com os seus planos de Metas Governamentais – Plameg I e II – foi a primeira e legítima referência nacional nesse campo. Na verdade, a partir desses planos, até hoje, governadores e prefeitos de capitais têm se inspirado na brilhante iniciativa de Virgílio, com a qual ele terminou pondo um ponto final a governos marcados pelas improvisações. O planejamento, conforme pregava o grande deputado, senador, ministro e governador seria num futuro bem próximo a maior arma dos governantes para promover uma aplicação correta e produtiva dos recursos públicos. Prova disso é que, depois de lançado o Plameg, os governos seguintes sempre se inspiraram nele passando a mostrar gestões bem planejadas. Graças a isso, os efeitos da gestão VT têm continuado a fazer do Ceará um dos estados com maior equilíbrio financeiro, superando até gigantes do porte de Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, todos atolados na recessão.

Acerto de ACM Neto. O prefeito de Salvador, ACM Neto, cuja atuação e comportamento político surpreendem, acerta mais uma vez. Na condição de presidente nacional do DEM, ele decide trazer de volta à atividade um dos líderes políticos mais competentes do Ceará, que andava afastado dessa atividade. Trata-se do ex-deputado e notável tribuno Antônio dos Santos, ex-presidente da Assembleia Legislativa e um dos políticos mais queridos do nosso estado, a quem quer entregar o DEM-CE.

Elogiando RC. Em surpreendente declaração, ontem, no nosso programa da Rádio Assunção, o vereador Plácido Filho, (PSDB) elogiou a gestão do prefeito Roberto Cláudio, que, a seu ver, supera a administração de Luizianne Lins, que como ele, é da Oposição. O Galeguinho não vai gostar disso não…
Menino que promete. A Associação de Jovens Empresários de Fortaleza, uma das instituições cuja criação foi das mais inspiradas, tem tudo para contribuir com o setor empresarial do Ceará. Para se ter idéia da sua importância de olhar para a frente, o seu presidente, Rafael Fujita, leva a AJE para visitar a China.
Defasagem. Na manhã de ontem, sob a liderança do Fórum Unificado de Associações e Sindicatos de Servidores do Estado do Ceará, houve manifestação pública no entorno do Palácio da Abolição, cobrando do Governador a reposição salarial da categoria, com perdas acumuladas de 20,64% em dois anos.
Regiões de Planejamento. Salmito Filho (PDT), deputado dos mais efetivos em propostas, fez vigorosa defesa das regiões de planejamento, para o que foi criada uma comissão especial. A seu ver, é preciso combater os problemas dos municípios não de forma isolada, mas sim das regiões onde estejam localizados.
Assustando Arnon. De repente, o prefeito de Juazeiro do Norte, José Arnon Bezerra, que se julgava absolutamente seguro para continuar dono da Prefeitura, toma um susto. Tudo por conta de pesquisas que apontam a ex-deputada Ana Paula Cruz liderando as preferências para sucedê-lo em 2020. O ex-deputado Carlos Cruz, seu pai, é o seu maior incentivador.
Farra do boi no STF. Pode até ser irônico mas o STF também pode ser colocado contra a parede, por conta de denúncias de passagens aéreas para cônjuges de membros daquela corte. O Tribunal de Contas da União realizou, ontem, sessão secreta para examinar a “farra do boi.” Auditores do TCU constataram despesas inadequadas para quem ocupa posições tão importantes.
Ave solitária. Na Assembleia Legislativa, chega a ser comovente o empenho do deputado Delegado Cavalcante, líder do PSL. Como uma ave solitária permanece carregando nas costas a tarefa de defender o presidente Bolsonaro, em meio a uma avalanche de críticas. Ontem, ele afirmava que o Presidente é alvo de quem não merece chegar-lhe aos pés.

Instagram

[instagram-feed]

Facebook

Twitter