sexta-feira, 20 de setembro de 2019.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

"você jamais será livre sem uma imprensa livre." - Venelouis Xavier Pereira

Porquê de um Sínodo e quem será convidado

Macário Batista

Colunista - Política

sexta-feira, 06 de setembro 2019

Imprimir texto A- A+

 

Acontece em outubro, em Roma, o Sínodo dos Bispos para a Amazônia convocado pelo Papa Francisco. Dom Walmor Oliveira de Azevedo, bispo presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), explicou na imprensa o significado e a importância do evento: o Sínodo é oportunidade para se dedicar a questões que dizem respeito à tarefa missionária da Igreja Católica. O encontro episcopal vem sendo encarado como um problema por Bolsonaro e seus generais. Talvez por isso, Dom Walmor tenha feito questão de ressaltar que a Igreja reconhece e defende a soberania nacional sobre a Amazônia. Entende que a nação brasileira deve cultivar consciência amadurecida para tratar essa região como dom da criação de Deus, um bem de seu povo, na contramão das tiranias advindas da idolatria do dinheiro.E o cardeal dom Cláudio Hummes, relator-geral do Sínodo, avisou que, ao encontro, não virão políticos com mandato, nem militares. Não participarão. Complementou dizendo que a lista de convidados ainda não está fechada, mas que o climatólogo Carlos Nobre foi convidado porque o Papa fala muito da necessária fundamentação científica.

O PTC continua onde está. Alguém espalhou que o PTC havia aderido à pré-campanha do deputado Capitão Wagner a prefeito de Fortaleza. Aí, Thmaz Holanda foi ao meio-fio, subiu nas tamancas e desmentiu. – Nãnin nanão!!! O PTC continua e continuará apoiando as administrações de Camilo Santana e Roberto Claudio. E ficará junto pra campanha do ano que vem.

Repercussão
Repercute em Brasília, a turica que Cid Gomes teve no Senado quando lia relatório. O cangolé de Cid assustou todo mundo. Salvou Cid da pilora,um colega, lá dele, médico.
Solonópole
Carlos Kelber é o mais novo nome, pré-lançado a candidato a Prefeitura de Solonópole. Não é sua primeira candidatura.
Esquisito
Quem olha comportamentos notou que nas últimas aparições do senador Tasso, no Senado, ele está sempre de gravata preta, ou muito escura. Há algo na fera.
Mudou o domicílio
Paulo Pinho, que foi um grande prefeito em Ipaporanga, cidade serrana nas cercanias do Ipu, será candidato a vereador em Fortaleza. Conversas com lideranças capitalinas.
Porrete do Heitor
O deputado estadual Heitor Férrer (SD) chamou atenção, na tribuna da Assembleia, para mensagem 8419, do Governo do Estado, que propõe a criação de 91 cargos comissionados, fundamentando como se fossem para o projeto de integração das ações e serviços de saúde.
Sem concurso
Dizendo que o Estado enfrenta dificuldades, o parlamentar alerta que, embora a mensagem governamental se fundamente na nova plataforma da saúde, ela tem como cerne a criação de cargos para serem alocados a critério do governador em outros departamentos, sem concurso público.
Convênio de educação
A Estácio de Juazeiro do Norte firmou convênio com a Diocese do Crato para conceder bolsas de estudo para os colaboradores da instituição e associados a mais de 60 paróquias, com descontos de até 40%, beneficiando cerca de 10 mil fiéis.
Convênio
O presidente do TRE e o diretor-presidente da Educadora ASC LTDA, Oto de Sá Cavalcante, assinaram Termo de Cooperação com o objetivo de realizar ações de programa, no âmbito das unidades da Educadora ASC, destinadas aos alunos que se encontrem na faixa etária de 12 a 17 anos, com foco nos objetivos do Eleitor do Futuro.
Taxas em queda
As taxas do Banco do Nordeste para capital de giro e microcrédito urbano estão mais baixas a partir desta semana. A redução faz parte da Semana do Brasil,e tem o objetivo de movimentar a economia do país. As novas taxas beneficiam empreendimentos de todos os portes.

Instagram

[instagram-feed]

Facebook

Twitter