domingo, 26 de maio de 2019.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

"você jamais será livre sem uma imprensa livre." - Venelouis Xavier Pereira

Porque Luiz Gastão é chamado de “Governador Social” do CE

Antonio Viana e

Colunista - + CADERNOS

quinta-feira, 02 de fevereiro 2017

Imprimir texto A- A+

 

O conhecido e muito bem relacionado empresário Luiz Gastão Bittencourt (foto), preside o sistema Fecomércio (Sesc, Senac e IPDC), com vasta folha de serviços prestados à Capital e interior do Estado. A Fecomércio foi fundada um ano antes do vovô Viana nascer, ou seja, em 1948. E nos 69 anos de atividades no Ceará, tem marcado a sua atuação na representatividade e na defesa das principais causas das empresas do comércio, no desenvolvimento dos comerciários e da comunidade em geral por meio de iniciativas que visam educar, melhorar e transformar vidas, assegurando uma sociedade mais justa e com oportunidades para todos.

Tríplice ação
Verdade. Conforme declarou aos nossos espaços jornalísticos o presidente Luiz Gastão, a quem chamamos de “Governador Social”, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio) é uma entidade sindical patronal que congrega 36 sindicatos do setor do comércio, os quais representam mais de 150 mil empresas atacadistas e varejistas. Administra o Sesc (Serviço Social do Comércio, o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) e o IPDC (Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Comércio).

Que faz o Sesc
Criado em 13 de setembro de 1946, e sua unidade no Ceará em 20 de maio de 1948 – o Serviço Social do Comércio é uma instituição social, de caráter privado e sem fins lucrativos, criada e mantida por empresários do comércio de bens, serviços e turismo. Atua como agente facilitadora da transformação da sociedade, estimulando o desenvolvimento da cidadania e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos comerciários e da comunidade em geral, através de ações nas áreas de Educação, Cultura, Lazer, Saúde e Assistência.

E o IPDC
Criado no ano de 1948, o Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Comércio (IPDC) realiza ações na área de pesquisa e desenvolvimento, como forma de apoiar o processo decisório das instituições e empresas de comércio no Estado do Ceará.

Saiba sobre o Senac
Trata-se do Sistema Nacional de Aprendizagem Comercial, instituição de caráter privado, sem fins lucrativos e mantida por empresários do comércio

de bens, serviços e turismo, administrada pela Fecomércio. “É a maior instituição de educação profissional do Brasil no setor do comércio, oferecendo uma diversidade de cursos que vão desde a formação inicial até a educação superior. No Ceará, o Senac já qualificou, aproximadamente, 2,5 milhões de alunos nas unidades da Capital e do interior, nas unidades móveis, nos polos e na rede Senac de Educação a Distância, atuando em 160 dos 184 municípios”, enfatiza Gastão.

Atuação marcante
De acordo com o “Governador Social” Luiz Gastão, o Senac tem unidades muito importantes e atuantes em Fortaleza: na Tristão Gonçalves, 1245 (Centro), na Aldeota, na Rua Tibúrcio Cavalcante, 1750; na Maraponga, Rua Francisco Glicério, 290 -Mart7; em Crato, Praça da Sé, 596, em Juazeiro do Norte, Rua São Luís, s/n, Bairro São Miguel; em Iguatu, Rua 13 de Maio, 1134, em Sobral, Rua Dr. João do Monte, 980, em Cedro, Rua Adauto Castelo, 222.

E mais
A Unidade do Litoral Leste fica localizada em Aquiraz, na Rua Pedro Brasil, 210; Litoral Oeste, em Itapipoca, Rua Caio Prado, 201; Unidade de Maranguape, Rua Coronel Manoel Paula, 175; Unidade do Sertão Central fica situada em Quixadá, Rua Presidente Kennedy, s/n, Alto São Francisco e o Senac – Unidade do Vale Jaguaribe na cidade de Limoeiro do Norte, Rua José Hamilton de Oliveira.

Instagram

[instagram-feed]

Facebook

Twitter