segunda-feira, 19 de agosto de 2019.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

"você jamais será livre sem uma imprensa livre." - Venelouis Xavier Pereira

Pra quê tanto escândalo!!!

Macário Batista

Colunista - Política

quarta-feira, 31 de julho 2019

Imprimir texto A- A+

Olhe, quem tem olhos veja, quem tem ouvidos ouça. Quem tem língua que se cale, que não estou pedindo opinião de ninguém. Negócio é o seguinte: O Brasil vive sob o impacto de escutas telefônicas, racks, vaza jatos e o escambau porque descobriram o que autoridades andaram falando, discutindo, negociando e/ou fazendo e acontecendo. Alguém descobriu debaixo de sete chaves que as pessoas faziam ou diziam. Grande coisa! E que coisa mais besta. Tem segredo nenhum nisso tudo.Quando quero saber se estão me seguindo ou as pessoas querem saber o que tou pensando, eu mesmo aplico pra cima deles. O quê!!! Ora, ora ora, deixe de ser besta! O grande irmão, 24 horas por dia advinha seus pensamentos sabe o que você quer, o que você pensa e até a mulher em quem você, se for homem, do tipo hetero,tá de olho. Como todo mundo na vida tem seus momentos de folga, apesar da minha vida corrida de vez em quando tiro sarro da turma da escuta. Se quero saber como vai a atenção deles, e delas, comigo, abro aqui o computador e começo a olhar preços de passagens aéreas para o exterior. De preferência para o exterior. Aí faço assim: Voos de Fortaleza para Paris. Pronto. Imediatamente aparecem um zilhão de ofertas de voos, de carros de aluguel em Paris, de hotéis em Paris, de restaurantes e o cacete a quatro. Os caras sabem imediatamente o que tou querendo. Tou querendo coisa nenhuma; tou tirando sarro da turma que vive de espionar a vida alheia.Aqui isso nunca foi surpresa. Alguém aí já leu o livro 1984, de George Orwell, o romance 1984, do escritor britânico George Orwell, é uma distopia escrita em 1949 que projeta como seria a vida no futuro distante de 1984. O que chamamos de governo no romance é regido pelo Grande Irmão, um ditador e líder do Partido. Apesar de nunca ter sido visto pessoalmente, o Grande Irmão tudo vê e controla. No Estado já não existem leis, impera uma única ordem categórica e absoluta: todos devem obedecer. Mas não vou discutir 1984 que é meio de semana e hoje é dia de sublimação. Leiam. Peloamordedeus leiam e, quem sabe, cês entendam porque vocês estão sendo monitorados e, de vez em quando, feitos de bestas.

1984, vivo desde 1949
Há setenta anos, Eric Blair, que escrevia sob o pseudônimo de George Orwell, publicou 1984, atualmente considerado um clássico da ficção distópica. O romance narra a história de Winston Smith, um desafortunado burocrata de meia-idade que vive em Oceania, onde é controlado por vigilância constante. Embora não haja quaisquer leis, existe uma força policial, a Polícia do Pensamento, e os lembretes constantes, em pôsteres, de que “O Grande Irmão Está Observando Você”.

Semana de volta
Amanhã, primeiro de agosto, vereadores e deputados voltam às suas, deles, atividades normais. Quer dizer que as férias de meio de ano acabaram.

Só que…
Como amanhã é uma quinta-feira, geralmente último dia da semana para atividades plenárias de parlamentares, será difícil quorum para as sessões das casas legislativas.

Sobre a cabeça
da coluna
Para o advogado especialista em direito digital Luís Fernando Prado, não somente autoridades mas todo cidadão está sujeito à invasão de celulares ou outros dispositivos informáticos.

Chame a polícia
Caso um indivíduo verifique essa situação pode procurar uma delegacia especializada em crimes cibernéticos e solicitar uma investigação sobre o ocorrido e os responsáveis.

Processo
Outra alternativa é abrir um processo na esfera civil para exigir reparação, como a condenação por danos morais.

Além disso
O advogado sugere a adoção de medidas imediatas logo após a ciência de um ataque. “A primeira recomendação é trocar a senha não só naquele dispositivo mas em todos os outros.

Passo dois
O segundo passo é ativar dupla autenticação, que hoje diversos serviços possuem. A terceira é preservar as provas. Se houve transação indevida na minha conta, tenho que reunir provas que não fiz aquilo”, aconselha.

Instagram

[instagram-feed]

Facebook

Twitter