sábado, 21 de setembro de 2019.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

"você jamais será livre sem uma imprensa livre." - Venelouis Xavier Pereira

Projeto mal-amado

Fernando Maia

Colunista - Política

terça-feira, 28 de agosto 2018

Imprimir texto A- A+

 

Segundo se noticiava ontem, uma missão de cearenses estará se deslocando, sexta-feira (31), rumo às cidades de Pequim, Xangai e Ghindaw, na China, com o objetivo de conquistar parcerias junto a fundos de investimento daquele país, cujo crescimento econômico se agiganta a cada dia. Entre outros, comporão a representação o titular da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, César Ribeiro; o secretário de Assuntos Internacionais, Hélio Parente; o representante da PMF, Samuel Dias, e um representante da M. Dias Branco. De início, houve a impressão geral de que o alvo seria aquele que é um dos mais desejados dos cearenses: a refinaria que, tida como certa, foi apenas mais um “blefe” dos governos do PT. Ocorre que a meta deverá ser parcerias para a urbanização do Poço da Draga, visando à conclusão do Acquario Ceará. Esclarecem os interessados que não se trata de entregar aos chineses a gestão do Acquario, ainda visto pelos seus defensores como economicamente rentável para a economia do Ceará. Ninguém, de bom senso, desejaria que essa missão não seja exitosa. O problema é a rejeição da maioria de políticos a esse projeto, visto por eles como megalômano, enquanto uma refinaria, essa sim, terá tudo para dar ao Ceará o destaque necessário, e uma rentabilidade capaz de dar destaque à nossa economia até em nível internacional.

Um acinte à Justiça.
A campanha presidencial, que já trouxe tantas polêmicas, e até presidenciável preso, tende mesmo a piorar. Isso diante da notícia de que o ex-ministro Zé Dirceu, com toda a sujeira na ficha vai participar da campanha do candidato do PT, como estrategista de Haddad. Até petistas torcem o nariz a esse absurdo.

Com os jovens . Ontem, no Restaurante Rosco – Beira-Mar, o general Guilherme Theophilo proferiu palestra, mostrando os seus planos de governo aos membros da Associação de Jovens Empresários de Fortaleza.
Bola cheia . Em evento, domingo passado, o ex-governador Cid Gomes afirmou, com todas as letras sobre o presidente da CMFor, Salmito Filho: “ele tem tudo para exercer o papel de Roberto Claudio e de Camilo Santana”.
Confiança . Além desses rasgados elogios ao presidente do Legislativo de Fortaleza, Cid Gomes foi mais além, ao declarar que “com o seu talento político Salmito vai ajudar muito no sucesso do nosso próximo governo”.
Risco . Pode ser risco de perda de votos, para Eunício Oliveira, adotar o slogan de “O senador do Lula”. Isso porque, no seio do petismo, ele ainda é visto como o “golpista” que derrubou Dilma.
Empecilhos . A sobre Eunício Oliveira, ele foi obrigado a adiar esforço concentrado no Senado para a aprovação de matérias urgentes, devido à MP da manutenção do subsídio do diesel até dezembro.
Acertando . Acertou em cheio o candidato a deputado federal Eduardo Bismark, de Aracati, ao fechar “dobradinha” com o deputado Audic Mota, 1º secretário da AL, de eleição certa e folgada.
Forças federais . Na visão do general Guilherme Theophilo, a presença de forças federais para as eleições deveria ser em todo o Estado já que, aqui, se mata mais que em países em guerra.
Não quer . Na contramão dos demais candidatos a governador, Gonzaga, do PSTU, partido que sempre comandou badernas políticas, é contra a presença dessas forças no nosso estado.
Ressuscitando . Saindo da planície, o ex-ministro da Justiça e ex-advogado da presidente Dilma, José Eduardo Cardozo, dá palestra na Defensoria Pública, de pauleira em Moro, TRF-4, STJ e STF.
Posição . Para o deputado Ely Aguiar (DC) o pleito deste ano poderá ser o último com suplentes de senador, vias de regra, sem votos e que, em muitos casos, “bancam” os titulares.

“No caso do ex-presidente Lula, é impossível que todos os juízes, de todas as instâncias, que o julgaram e condenaram, estejam errados”. Rachel Dodge, procuradora-geral da República.

Instagram

[instagram-feed]

Facebook

Twitter