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Fernando Calmon

Economia

Salão dos sonhos

quarta-feira, 15 de março 2017

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Uma das melhores edições nos últimos anos do Salão do Automóvel de Genebra cerra suas portas no próximo domingo com um legado de tirar o fôlego. Foram tantas novidades, carros-conceito e de sonhos, revelação de tendências e veículos especiais que visitantes terão dificuldades de relatar tudo o que viram. Na véspera da abertura, a GM anunciou a venda de sua subsidiária alemã Opel ao Grupo PSA (Peugeot, Citroën e DS), que passa ser o segundo em vendas no mercado europeu. E durante a feira o Grupo Volkswagen e a Tata assinaram, na Índia, um memorando de colaboração, em geral, o primeiro passo para voos mais altos no futuro.
Por falar em voar, é exatamente isso que a Italdesign e a fabricante de aviões Airbus pensaram como alternativa ao trânsito congestionado. Nesse caso, a solução se parece com um drone: quatro rotores elevam o carro e o deslocam em curta distância para uma rota mais rápida. O autônomo Sedric, primeiro veículo-conceito com sinergia de todas as marcas do Grupo VW, dispensa volante, pedais e quadro de instrumentos. Trata-se de um monovolume ideal para uso como táxi ou transporte porta-a-porta.

Do oriente vieram soluções audaciosas. A chinesa Techrules apresentou o Ren com dois, quatro ou seis motores elétricos e até 1.305 cv e 238 kgfm. Tem três lugares em uma fileira (motorista na posição central, mais elevada) e Giorgetto Giugiaro assina seu desenho audaciosamente futurístico. De Cingapura veio outro elétrico, o Vanda Dendrobium, cujas duas portas e teto rígido abertos lembram uma orquídea selvagem. Em polo oposto, no aspecto retrô, a estreante britânica Eadon Green, apresentou o Black Cuillin, cupê inspirado no Morgan Aero dos anos 1930.

Entre os supercarros houve duas estreias. Ferrari 812 Superfast (sucessor do F12 Berlinetta) que a mítica italiana anuncia como o mais rápido de seus modelos já construídos (0 a 100 km/h em 2,9 s) e o McLaren 720S que acelera exatamente igual. A marca sueca de produção artesanal Koenigsegg estima que seu híbrido Agera RS Gryphon , de 1.500 cv, acelera de 0 a 400 km/ em 20 s!

Emerson Fittipali mostrou maquete em tamanho real de seu carro esporte EF7 desenvolvido para as pistas, mas que poderá ter versão de rua. O ex-piloto, de 70 anos, se associou à Pininfarina e à HWA. Serão apenas 39 unidades, motor V-8 de 600 cv e apenas 1.000 kg de peso. Primeira unidade dentro de um ano custaria cerca de 50% do McLaren 720S.

A Volkswagen confirmou – sem mostrá-lo em Genebra – a produção do novo Polo aqui, no segundo semestre, simultaneamente à Alemanha com a arquitetura MQB de Golf e Passat. Para o Brasil foi ainda reservado o Virtus, primeira aplicação dessa arquitetura em um sedã compacto de dimensões generosas (sem previsão para a Europa Estreou também o Arteon, sedã-cupê de quatro portas médio-grande antes conhecido como CC, que inicia diversificação estilística dos modelos da marca.
Entre os carros que chegarão importados este ano destaques para Volvo XC60 e Range Rover Velar.

O primeiro avançou na condução semiautônoma nas estradas de pista simples, ampla maioria no mundo. Se o motorista se distrair e invadir a pista contrária em que exista um veículo, é reconduzido automaticamente a sua pista. Atua entre 60 km/h e 140 km/h. Velar, quarta derivação de SUVs médios Land Rover, tem intensão de se opor ao Porsche Macan, o mais vendido da marca alemã. Reestilizações também interessantes dos Audi RS5, SQ5 e do RS3, tendo este o último motor de cinco cilindros a gasolina em produção no mundo com 400 cv!
Em Genebra, cantão francês da Suíça, impressionou a calorosa recepção para a releitura moderna e impactante do Alpine A110, pequeno cupê de mecânica Renault dos anos 1960. É provável a marca francesa importá-lo para o Brasil, onde a geração anterior A108 foi produzida entre 1961 e 1966 como Willys Interlagos. Apenas 882 unidades deixaram a linha de montagem.

Volvo XC90 T8, de sete lugares, agora também é oferecido na versão híbrida plugável em tomada. Motor elétrico de 82 cv e 24 kgfm aciona apenas as rodas traseiras, o que permite tração 4×4 sem necessidade de árvore cardã. Tanque de gasolina diminuiu para dar lugar à bateria. Autonomia puramente elétrica alcança até 50 km, em uso urbano.

Fiat e o portal Amazon implantaram, no mercado italiano, processo de compra via internet. Depois de configurado, encomendado e receber um pequeno desconto, o cliente retira o carro na concessionária. Os três modelos oferecidos (Panda, 500 e 500 L) cobrem dois terços da oferta atual da marca. Ainda não há decisão de levar a experiência para outros países.

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