quinta-feira, 18 de outubro de 2018.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

"você jamais será livre sem uma imprensa livre." - Venelouis Xavier Pereira

Salvemos os CVTs

Fernando Maia

Colunista - Política

sexta-feira, 10 de agosto 2018

Imprimir texto A- A+

No momento em que o País se encontra em grave crise econômica, um dos maiores pesadelos são os números do desemprego. Não dá para negar tal realidade. São 12 ou 13 milhões de brasileiros à margem do mercado de trabalho, e dessa verdade ninguém pode fugir. Entretanto, tal condição poderia, pelo menos em parte, ser amenizada, se não fôssemos conhecidos como o país dos sem-capacitação profissional. Com base nessa verdade, o deputado federal, engenheiro civil Ariosto Holanda, com passagens pela Secretaria da Indústria e do Comércio, assim como da Ciência e Tecnologia, nas gestões de Tasso Jereissati, elaborou o projeto dos Centros de Vocação Tecnológica – CVTs. Entre suas motivações a valorização profissional de técnicos de nível médio, responsável pela maioria dos empregos dos EUA, onde técnicos desse nível dificilmente ficam sem trabalho. Se os governos de estados, a começar pelo Ceará tivessem dado a esse projeto o valor que ele merece, não teríamos tantos jovens mergulhados no desencanto do desemprego. No Brasil, muitos jovens não encontram trabalho em consequência da falta de capacitação profissional, sem necessidade de curso superior. Se os governantes reconhecessem o valor do deputado Ariosto Holanda, e da sua obra, teriam ao seu dispor, o melhor caminho para milhares jovens desempregados.

Lamentando Ciro Gomes, seriamente prejudicado por conta de manobras solertes do ex-presidente Lula da Silva, lamenta que amigos seus, como Haddad (PT) e Manuela D’Ávila (PCdoB), tenham sido carregados para um acordo político que significa levar a Nação à beira do abismo. Não fica por aí, o Ciro. Para ele, o PCdoB só entrou na chapa de Lula após ter sido vítima de chantagem feia, que o prejudicou, porque vai deixar de eleger deputados em vários estados.

Ainda bem . Um detalhe importante em relação ao listão de nomes de gestores com contas rejeitadas, entregue pelo TCE ao TRE: nenhum deputado ex-prefeito está incluído na volumosa relação dos fichas-sujas.
Chance . Na visão do deputado Audic Mota (PSB), primeiro-secretário da AL, duas sessões por semana naquela Casa são suficientes para não se deixar a sociedade a descoberto, sem seus deputados no Plenário.
É com Eunício . Caberá ao senador Eunício Oliveira, presidente do Senado, determinar um calendário de votações de matérias urgentes e inadiáveis, ameaçadas de serem prejudicadas com o Plenário vazio.
Operação . Atendendo a apelos de municípios do Cariri, O MPE e a PF abriram a Operação Conexus, visando frear cartéis constituídos por exploradores proprietários de postos de combustíveis.
Luta dobrada . Segundo queixas de deputados, os candidatos a confusão gerada pelas coligações espalhafatosas terão trabalho dobrado para explicar ao eleitor como sair desse incrível labirinto eleitoral.
STF . Que mal exemplo do STF, abrindo a porteira para aumentos salariais. À ministra Cármen Lúcia, presidente da Corte, foi derrotada pela turma do Gilmar Mendes.
Cinema . Um grupo de cineastas cearenses, tendo à frente Wolney Oliveira e Rosenberg Cariri, esteve com o governador Camilo para o Projeto Audiovisual, que dará ao Ceará status de polo cinematográfico.
Sem crédito . Ontem à tarde deputados reunidos extraoficialmente em um restaurante, apostavam que Jair Bolsonaro correria risco de perder a liderança nas pesquisas, se participasse do debate da Bandeirantes.
Fundões . Na visão do deputado Raimundo Matos (PSDB), caberá a Geraldo Alkmin, se eleito, encarar pra valer a tributação aos bilionários Fundos de Pensão, que vêm desafiando todos os governos.
Voos diários . Fortaleza passará a contar, no próximo mês com voos diários para Europa. Foi o que assegurou ao governador Camilo Santana depois de acerto com dirigentes da Air France e KLM.

“Não há risco maior para uma sociedade do que confiar na neutralidade de ministros nomeados por presidente”. Ex-deputado cearense Antonio dos Santos.

Instagram

[instagram-feed]

Facebook

Twitter