segunda-feira, 25 de março de 2019.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

"você jamais será livre sem uma imprensa livre." - Venelouis Xavier Pereira

Senado escolhe entre as novidades e o sinistro

Cláudio Humberto

Colunista - Geral

sexta-feira, 01 de fevereiro 2019

Imprimir texto A- A+
Aquele que comete uma infração
tem o dever de reparar o dano.
Raquel Dodge (PGR), após causar espanto, recebendo o presidente da Vale
Apesar de envolver apenas 81 “eleitores”, a disputa pela presidência do Senado mobiliza as atenções dos meios políticos em razão da ameaça de retorno de Renan Calheiros (AL) ao cargo, como candidato do MDB escolhido ontem (31) em votação apertada. Essa eleição para a mesa diretora fez um dos juristas mais admirados do País, Modesto Carvalhosa, gravar vídeo apelando aos senadores para declararem seus votos contra o que há de “corrupto e sinistro”.
Novatos na briga
Contra velhas raposas políticas concorrem senadores como os novatos Major Olímpio (PSL-SP) e o novato Davi Alcolumbre (DEM-AP).
Experiência contra MDB
Entre os mais experientes estão Tasso Jereissati (PSDB-CE) e Álvaro Dias (Pode-PR), que se apresentam com opção ao nome do MDB.
Eu sozinho
Com propostas que o deixam isolado, porque preveem o fim de regalias dos senadores, Reguffe (DF) acha que só terá o próprio voto.
Porta de saída
Esperidião Amin (PP-SC) e Angelo Coronel (PSD-BA) “correm por fora” em candidaturas a presidente do Senado que tendem a ser retiradas.
Quem contrata
A direção da Vale tenta se “blindar” ou contestar as investigações da Polícia, contratando um “comitê” para “apurar as causas da tragédia”.
Quanto custará?
A Vale se negou a informar quanto pretende gastar com o tal “comitê”, chefiado pela ministra Ellen Gracie. Alega que “está em formação”
Omissão criminosa
Entre as tragédias de Mariana e Brumadinho, a Vale lucrou R$ 42 bilhões, até por não pagar multas de R$ 368 milhões nem gastar na prevenção da tragédia.
Confiança recorde no DF
O Índice de Confiança do Empresário Industrial do DF bateu recorde em janeiro. E o  maior desde 2010, início do levantamento: 64,7 pontos. O otimismo coincide com o início do governo Ibaneis Rocha (MDB).
Independência necessária
Se não agir com firmeza, o “observatório” de grandes tragédias vai ficar parecendo coisa de quem procura uma vaga debaixo dos holofotes de Brumadinho. Até porque, provocada, a Justiça tem agido com rapidez.
Almoço de negócios
Os 513 deputados tomam posse hoje (1º), às 10 horas, e terão uma decisão rápida sobre os blocos parlamentares. O limite para formação e apresentação oficial das alianças é logo após o almoço, às 13h30.
Fruet de volta
O ex-prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet (PDT), foi tietado ontem na Câmara, onde está de volta. Ele herdou o raciocínio rápido e senso de humor do pai, Maurício Fruet, maior gozador da história do parlamento.
De hoje não passa
Deputados federais que quiserem concorrer à presidência da Câmara terão até às 17 horas para registrar candidatura. Às 18 horas começa a sessão para eleição do presidente, vices e secretários da mesa diretora.
Gota no oceano
Reduziu em 3.428 nomes, entre setembro e dezembro, o número de servidores, aposentados e pensionistas na folha de pagamentos do Governo Federal. Mas, o alívio é mínimo: ainda há 1.272.847 por lá.
Fábrica de boquinhas
Em 2015, apenas 19 partidos atingiram o pré-requisito mínimo de cinco deputados para ter liderança na Câmara. A partir de fevereiro, serão 21 partidos com direito a gabinetes e quase 1.400 cargos.
A redescoberta do relógio
Brasileiro em Lisboa fazendo inveja, via whatsapp, ao amigo que, como ele, adoraria viver em Portugal: “Aqui a gente pode usar relógio no pulso sem medo de assalto!” E ainda mandou foto para tripudiar.
Pensando bem…

…guarde bem esse momento, porque será uma das raras sextas-feiras de trabalho no Congresso Nacional.

Jânio Quadros levou a mulher, Eloá, para um passeio no Sul da Espanha, em 1989. Por sugestão do amigo Augusto Marzagão, que os acompanhava, foram passear na praia de Marbella, onde viram mulheres em topless: “Que falta de respeito!”, exclamou Jânio, “caminhamos para o apocalipse!” Voltaram para o hotel. Dona Eloá subiu para descansar no quarto. Quando Marzagão se preparava para pedir desculpas, Jânio se revelou: “Marzagão, Eloá tem sono pesado. Vamos dar um mergulho naquela praia e ver se pegamos uma boa onda…”

Instagram

[instagram-feed]

Facebook

Twitter