quarta-feira, 19 de setembro de 2018.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

"você jamais será livre sem uma imprensa livre." - Venelouis Xavier Pereira

Só 3 dicas para o seu carnaval!

Bosco Nunes -Auge

Colunista - Viver

sexta-feira, 09 de fevereiro 2018

Imprimir texto A- A+

Carnaval chegou (aeww)! Hora de dar aquela aliviada no estresse. 🙂 E, independente se você vai passar o carnaval na folia ou não, aqui vão algumas dicas…

Dica #1

?? Bebeu água? Não! Tá com sede? Tô! ? …Seu organismo não foi feito para funcionar sem água. Dependendo da rotina instaurada nesse carnaval, aumente o consumo de líquido… e não estou falando de bebida alcoólica. Essa não conta pra hidratação do organismo.

“Pelo contrário, quem for ingerir bebidas alcoólicas deve reforçar a ingestão de água (da sem álcool) para se manter hidratado.”

Essa preocupação não é à toa: de 75% a 80% do nosso organismo é composto por água, então repor água para ele funcionar bem! Devemos atentar para o fato de que no período de carnaval tendemos a elevar muito a demanda ao nosso corpo, transpirando e gastando muita energia. Quando isso ocorre, devemos ingerir mais líquido do que costumamos fazer em situações cotidianas.

Esse ato pode atenuar até mesmo os efeitos da ressaca.

Dica #2

Carnaval é sol calor e curtição. Seja viajando ou não, a expectativa é que durante os dias de folia ou simplesmente de feriado prolongado a gente acabe expondo mais a pele ao sol (propiciando efeitos danosos).

“Precisamos nos precaver com relação aos efeitos danosos do sol, que são muitos.”

Nesse momento, todo cuidado é pouco. Então, o recomendado é usar sempre um filtro solar de boa qualidade não só no rosto, mas também no corpo, retocando a cada duas horas ou após banhos ou suor excessivo. A hidratação após exposição ao sol também ajuda muito para recuperação da pele, evitando até mesmo envelhecimento precoce. Procure um hidratante adequado ao seu tipo de pele. Buscar áreas com sombra e roupas que cubram/protejam a pele são cruciais para um melhor cuidado.

Um reforço: pessoas que fazem tratamento com uso continuado de produtos cosméticos, principalmente ácidos, devem tomar cuidado redobrado. Consultar o profissional que lhe acompanha é fundamental, inclusive para saber quais os produtos poderá utilizar associado aos do tratamento (home care) sem gerar nenhum efeito negativo.

Na maioria dos casos, para quem faz tratamento, expor a pele ao sol intenso ou ao calor poderá trazer complicações graves e por mais que o carnaval seja só uma vez por ano, o risco de não se cuidar não compensa, pois os efeitos poderão ser para vida toda e queremos que venham muitos anos pela frente. Não é mesmo?!

Dica #3

Pode parecer piada, mas a dica três fala do hábito comum que as pessoas têm de separar um calçado velho (ou inadequado) pra essa ocasião.

Esse hábito pode ser muito prejudicial, primeiro porque normalmente o calçado escolhido já não oferece os mesmos conforto e benefícios de quando era novo e, segundo porque o uso tenderá a ser muito intenso, então o adequado seria revezar mais de um calçado para evitar o risco de “ficar no prego”.

“Se você não escolhe um calçado velho para ir ao shopping, por que escolheria para o carnaval se o esforço tende a ser muito mais intenso?”

Para quem escolhe calçados fechados, um lembrete: o suor e o abafado formam o ambiente propício para proliferação de bactérias e fungos que podem causar desde o famoso “chulé” até as temidas micoses.

Muitos nem percebem, mas em épocas de bloquinhos caminhamos bastante. Então um tênis próprio para seu tipo de pisada vai prevenir desgastes desnecessários às articulações e evitar dores que podem atrapalhar durante e após os festejos.

Eu sempre opto por tênis, pois, sendo fechados, eles oferecem uma proteção a mais para locais com grande movimentação, evitando  pisões e ferimentos.

Outros cuidados devem ser tomados: moderação na bebida alcoólica, cuidado ao volante (não só por você, mas existem outras pessoas cometendo infrações que podem lhe prejudicar), manter alimentação reforçada, ter cuidado com as companhias… Mas resolvi focar nessas três, pois acredito serem menos usuais e talvez ninguém tenha lhe dito.

Com os cuidados certos a gente se diverte muito mais. Feliz carnaval!

Abraços e gratidão!

Quaisquer dúvidas ou sugestões de pautas:

Insta: @bosconunes

Whatsapp: 85 98809.9922

E-mail: [email protected]

Mais conteúdo sobre:

Carnaval Folia Carnaval de 2018

outros destaques >>

Instagram

[instagram-feed]

Facebook

Twitter