segunda-feira, 20 de agosto de 2018.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

"você jamais será livre sem uma imprensa livre." - Venelouis Xavier Pereira

Sobre Segurança

Fernando Maia

Colunista - Política

terça-feira, 12 de junho 2018

Imprimir texto A- A+

 

A excelente e oportuna iniciativa do presidente da AL, Zezinho Albuquerque, de realizar o Seminário Internacional de Segurança Pública, teve como pontos do maior interesse a presença de representantes da Colômbia, país que sofreu a violência e a criminalidade, mas é, hoje, exemplo de pacificação social a ser seguido. Ontem, destacamos o ex-secretário da Cultura Cidadã e Desenvolvimento Social de Medellín, que reduziu em 94% o clima de guerra a que aquela cidade estava reduzida. A personalidade colombiana que citamos hoje, e que brilhou no seminário, é o secretário da Segurança de Bogotá, Hugo Acero Velásquez, que baixou para 75% os assaltos, sequestros e homicídios naquela cidade. Sua receita, digna de ser absorvida e seguida: menos repressão e mais ações inovadoras de urbanismo, educação e cultura cidadã. Ao invés de armas e mais policiais, contrapôs escolas e bibliotecas, boas vias, praças saudáveis e equipamentos esportivos para jovens em locais antes usados pelos cartéis de drogas. Mas, antes de tudo, um prefeito, como ocorreu em Bogotá, desassombrado e disposto e encarar, com o apoio de toda a sociedade, a luta para desalojar das cidades o crime e os criminosos.

SSPDS

Saia-justa O mundo político do Ceará aguarda, curioso, que posição deverá ser tomada pelo governador Camilo Santana, depois da última deliberação do diretório nacional do PT, que enquadra todas as seções estaduais para a construção de palanques em todos os estados, para a candidatura de Lula a presidente. Uma ameaça ao apoio do Governo Estadual a Ciro Gomes.

Complicando . A decisão do PT vem complicar o cenário político do Ceará. Além de insistir na construção de palanques para Lula, a o PT nacional quer aliança com PCdoB e PSB, aqui apoiadores de Ciro Gomes.

Contribuição .
O presidente da AL, Zezinho Albuquerque, vai enviar à Presidência da República, ministros da Segurança Pública e da Justiça, governadores e prefeitos de capitais, o resumo do Seminário Internacional de Segurança Pública.

Na Força . Hoje, em São Paulo, Ciro Gomes dá início à série de palestras de presidenciáveis na sede da Força Sindical. Um dos temas deverá ser o rigor fiscal, que Ciro vem defendendo com muita firmeza.

Cabo-de-guerra . Com a sua intenção de levar o DEM para Ciro Gomes, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, cria um sério atrito com o democrata ACM Neto, prefeito de Salvador, que insiste em apoiar Geraldo Alkmin.

Sem controle .
Para deputados de oposição na Al, o governo do Ceará, em dificuldade com a segurança pública, vive a mesma situação em relação aos preços dos combustíveis, hoje os mais altos do Nordeste.

Encruzilhada .
É das mais complicadas a encruzilhada do PP nacional na sucessão presidencial. Se o partido tiver Benjamin Steimbruch vice de Ciro, vai perder os ministérios da Saúde, Cidades, Agricultura e a CEF.

Preocupação . Petistas do Ceará mostram-se preocupados com nota na Veja, segundo a qual o ex-presidente Lula, que ganhava em todas as pesquisas espontâneas, foi superado nesse modelo por Jair Bolsonaro.

Sinal amarelo . Realistas em relação à liderança de Bolsonaro nas pesquisas sem Lula, as equipes de Ciro Gomes e Marina começam a trabalhar visando enfrentá-lo no primeiro turno.

Avançando . Enquanto adversários tentam lhe puxar o tapete, em Tauá, o deputado Audic Mota (PDT), primeiro-secretário da AL, vai colecionando apoios de lideranças dos municípios aos quais tem ajudado.

Comerciários . Hoje, no Plenário 13 de Maio, da AL, 15 horas, será realizada sessão solene conjunta com a CMFor, em homenagem aos 85 anos do Sindicato dos Comerciários de Fortaleza, um dos mais antigos do País.

“Não demorará chegarmos ao ponto em que muitos eleitores, envergonhados e revoltados, deixarão, em sua maioria, de votar”. Stanislaw Ponte Preta (Sérgio Porto) (1923-1968) escritor, jornalista e humorista brasileiro.

outros destaques >>

Facebook

Twitter