quinta-feira, 20 de setembro de 2018.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

"você jamais será livre sem uma imprensa livre." - Venelouis Xavier Pereira

Termelétrica

Rubens Frota

Colunista - Economia

terça-feira, 13 de março 2018

Imprimir texto A- A+

A elétrica Eneva anunciou que fechou um contrato para comprar 100% das ações detidas pela Uniper Holding GmbH na termelétrica de Pecém II, no Ceará, por R$ 50 milhões. Com o negócio, a Eneva passará a deter a totalidade da termelétrica, onde o grupo alemão Uniper detinha uma fatia de 50%. O contrato de compra e venda foi assinado no dia 9 de março e está sujeito à aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica e “determinadas condições suspensivas”, segundo a Eneva. Com capacidade instalada de 365 megawatts, a termelétrica de Pecém II iniciou a operação comercial em 2013. A usina é movida a carvão mineral.

A Uniper reúne ativos de geração convencional da alemã E.On, e foi criada em meio a uma reestruturação da companhia. A empresa está em processo de aquisição pela elétrica finlandesa Fortum. Além da fatia em Pecém, agora vendida, a Uniper possui ainda uma fatia de 8,28% na Eneva. A participação dos alemães na companhia é fruto de uma fracassada parceria entre a E.On e a então MPX Energia, empresa de geração do milionário Eike Batista que posteriormente passou por dificuldades e ganhou novos sócios e mudou de nome para Eneva. Os maiores acionistas da Eneva atualmente são BTG Pactual, com 33,73%, e Cambuhy, veículo de investimentos dos Moreira Salles, com 25,73%, além do Itaú Unibanco, com 7,88%.

Caixa O presidente da Caixa Econômica, Gilberto Occhi, disse ontem que não descarta usar recursos do FGTS para capitalizar o banco. No início deste ano, o presidente Temer sancionou uma lei que autoriza a operação, desde que com autorização do Conselho Curador do FGTS. Pelo texto aprovado pelo Congresso Nacional, a Caixa poderia receber aporte de até R$ 15 bilhões. A medida visava atender a novas regras de controle estabelecidas pelo Conselho Monetário Nacional e que exigem que a Caixa aumente o nível de capital próprio para poder continuar emprestando recursos a clientes e financiando projetos. O objetivo era reduzir o risco de o banco não ter recursos suficientes para honrar compromissos futuros.

Fraudes
O Brasil registrou um total de 161.097 tentativas de fraude no mês de janeiro, ou uma ação a cada 16,6 segundos, segundo dados da Serasa Experian. O número representa uma alta de 7,1% em relação a dezembro do ano passado. Mas, na comparação com o mesmo mês do ano passado, houve leve queda de 0,2%.

Títulos de Jeri
O Governo do Ceará, por meio do Instituto de Desenvolvimento Agrário do Estado – Idace, entregou 342 títulos de terra à população de Jijoca de Jericoacoara, no Litoral Norte cearense. A entrega no último sábado. O documento permite aos beneficiados receberem a aposentadoria rural, garantindo segurança jurídica e acesso a outras políticas públicas. Representando o governador Camilo Santana, o secretário da Casa Civil, Nelson Martins, anunciou, ainda, série de investimentos que vão beneficiar os habitantes de uma das principais regiões turísticas do Estado.

Motos
A produção brasileira de motos cresceu 24,2% em fevereiro, na comparação com o mesmo mês do ano passado, segundo a associação das fabricantes – Abraciclo. Foram 83.632 unidades fabricadas no mês passado. Concentrado no polo industrial de Manaus, o setor acumulou avanço de 10,7% nos dois primeiros meses do ano.

Nos estádios
Apenas torcedores cadastrados, com biometria facial registrada nos bancos de dados da Prefeitura de Fortaleza, terão acesso aos estádios de futebol na capital cearense. Essa é uma das medidas decididas, na reunião de ontem, entre representantes do Governo do Estado, Prefeitura de Fortaleza e forças de Segurança, para conter a violência na cidade, em especial nos estádios ou envolvendo torcidas organizadas.

outros destaques >>

Instagram

[instagram-feed]

Facebook

Twitter