segunda-feira, 24 de setembro de 2018.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

"você jamais será livre sem uma imprensa livre." - Venelouis Xavier Pereira

Trabalho para eles

Julieta Brontee

Colunista - + SUPLEMENTOS

sexta-feira, 04 de maio 2018

Imprimir texto A- A+

Finalmente, depois de longas discussões em plenário e extra, os ilustres ministros da nossa corte suprema encerraram as arengas a respeito de uma das mais polêmicas questões. A rigor, grande parte da população não muito versada em leis e em Direito, não vinha mesmo entendendo esse debate que o ministro Gilmar Mendes chegou a batizar de grande bagunça. O que, na verdade, não era, sendo até simples, já que, conforme foi aprovado, deputados e senadores somente poderão ser julgados naquele tribunal, se for por crimes durante o mandato e relativos ao mandato.

Desse modo, a partir de agora, os senhores ministros presididos por Cármen Lúcia, somente se debruçarão sobre processos contra gestores que, sem respeito à lei cometam presepadas aproveitando-se do poder ou deixem de cumprir as suas obrigações perante o eleitorado que os elegeu e perante a sociedade que jurou defender. Diante dessa nova situação acreditamos que, se nada mudar, como sempre ocorre com as nossas leis, muitos parlamentares irresponsáveis poderão ter suas carreiras abortadas, abatidos em pleno voo.

No mais, e para isso muita gente não ligou muito, a multidão de juízes de primeira instância pode ir se preparando, pois terá pela frente muito trabalho, tendo em vista que, além dos crimes cometidos por políticos sem mandato, terão de se virar com as estripulias dos donos de mandato, cometidos sem relação com a função para a qual foram eleitos. Além do mais, será a grande chance para que juízes dessa instância inicial recobrem a respeitabilidade da categoria, em grade parte desacreditada devido à atuação de magistrados que não têm respeito à toga.

UTILIDADE – Ontem, no Auditório Murilo Aguiar, da AL, com a presença de jornalistas políticos, deputados e assessores, a jornalista Silvana Frota, uma das mais profícuas do ramo, fez o lançamento de mais um livro de sua autoria, “Autoridades Cearenses”. Trata-se de um trabalho rico em detalhes e informações preciosas, destinado a colaborar com trabalhos sobre personalidades políticas e administrativas do nosso estado de forma prática, segura e objetiva.

TODO ERRADO – Pelo visto, o desajeitado e demagogo ex-governador da Bahia, Jacques Wagner, não acerta mesmo uma. A mais recente: doido pelo poder e para não ver o PT se evaporar, ele insinuou-se como possível vice na chapa de Ciro Gomes, e, o que é pior, sem ter pedido licença ao seu guru, Lula da Silva. Ainda bem que o presidenciável cearense, que é inteligente, e antecipou-se aos petistas cobrando dele mais sensibilidade com Lula.

BRINCANDO COM O JOAQUIM – Enquanto as atenções a maioria dos que acompanham as pesquisas eleitorais se concentram em Lula (quando ele entra), Jair Bolsonaro e Marina, os mais conhecidos, o nome do ex-ministro Joaquim Barbosa, ex-presidente do STF vai avançando. Embora ele continue sem confirmar que é candidato, as pesquisas já o colocam num segundo lugar, empatado com Marina Silva, que é figura carimbada em pesquisas e eleições.

A DESASTRADA GLEIsI – Em matéria de “ôba-ôbas” relacionados com a prisão do ex-presidente Lula, ninguém tem sido mais badalada do que a senadora Gleisi Hoffmann, presidente do PT. Com a condenação garantida, por conta de lavagem de dinheiro e corrupção passiva, ela, achando pouco, resolveu partir para cima de nada menos do que a procuradora-geral Raquel Dodge, ameaçando denunciá-la pelo fato de… a ter denunciado! Acredite!

MÃOS ATADAS – Por vários motivos, é periclitante a reeleição de muitos dos deputados estaduais, seja de situação ou de oposição. Há tempos sofrendo com as limitações dos seus espaços para criar e legislar, esses políticos veem a sua boa vontade de criar projetos esbarrar em dificuldades geradas, inclusive, pela crise que não permite a aprovação de projetos que signifiquem mais gastos. Ou se mudam as regras, ou o legislativo deixará de interessar.

outros destaques >>

Instagram

[instagram-feed]

Facebook

Twitter