sábado, 20 de abril de 2019.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

"você jamais será livre sem uma imprensa livre." - Venelouis Xavier Pereira

Um El Niño fraco não afeta as chuvas no Nordeste

Macário Batista

Colunista - Política

segunda-feira, 11 de fevereiro 2019

Imprimir texto A- A+

 

O pessoal do Letras Ambientais vem acompanhando a evolução do El Niño, que começou no final do ano passado, de forma irregular, não podendo ser caracterizado como um El Niño clássico. Apesar de estar se tornando mais regular neste início de ano, as diferenças de temperatura atmosférica não tão grandes indicam um El Niño fraco. Com figuras bem representativas, eles explicam que os ventos de um El Niño forte tendem a afastar e dispersar as nuvens de chuva que se formam no oceano que iriam para o Nordeste brasileiro. Por outro lado, uma La Niña tem o efeito contrário, fazendo chover na Zona da Mata e até no Sertão. Nas condições atuais, o El Niño parece não ter força para fazer a região passar por outra seca aguda. Desta vez, sem qualquer apoio ou indicação política ganhamos do El Niño. Por uma questão de coerência, estamos esperando algum pai da criança, senador, deputado ou qualquer grande líder nordestino.

Ceará Pacífico O prefeito de Sobral se reuniu, pela 12ª vez, com representantes do Comitê Deliberativo do Ceará Pacífico no municipio. Participação da vice-governadora, Izolda Cela; do secretário da Segurança Pública, André Costa; do procurador geral de Justiça, Plácido Rios; e do juiz da 1ª Vara Criminal de Sobral, Francisco Cavalcante Neto.

O povo nem liga
A deputada estadual Ana Paula da Silva, eleita em Santa Catarina, está sendo xingada nas redes sociais,(sempre elas) porque mostrou os peitos, generosos e fartos, num vestido vermelho, no dia da posse.
Mau exemplo
Na Inglaterra, uma senhora jovem mãe dava de mamar ao filho num aeroporto, quando uma senhora veio reclamar dizendo que estava distraindo o marido dela. De troco, recebeu um esguicho de leite na cara.
Cheira sal
“Minha intenção é reduzir custos. Sei que somos todos iguais aqui e não me coloco acima de ninguém. Respeito o parlamento e os deputados, mas, acima de tudo, respeito o povo. Mas, fingir que não existe vantagem ilícita é dizer que não tem político corrupto no Ceará”. Primeira fala do Senhor André Fernandes, puxando cobra pros pés.
Atendida
A prefeita do Icó, Laís Nunes, oficiou ao Dnocs pedindo, mês passado, uma visita formal do Dnocs ao Açude Lima Campos, construido em seu território para promover o perímetro irrigado Icó Lima Campos. Primeiro, o Dnocs fez ouvidos de mercador.
Pressão
Com pressão da Prefeita e dos vereadores a ela aliados, além de líderes comunitários, O Dnocs deixou de fazer cara de paisagem e, no dia 7 deste mês, mandou o engenheiro Luiz Hernandes Junior vistoriar a barragem e as denuncias postadas com fotografias desta coluna.
Silencio
Luiz Hernandes, preparou um relatório que será entregue esta semana à direção geral do Dnocs, com cópia para a prefeita Laís Nunes e lideranças regionais, sobre o estado da barragem, com profundos problemas no talude da barragem de Lima Campos.
Prevenção e acolhimento
Marcos Sobreira, recém empossado deputado estadual no Ceará, foi ao meio-fio e disse o que retende fazer: trabalhar pela prevenção e acolhimento dos usuários de drogas, pelejando para afastar a juventude dos vícios. Foi votado em 183 dos 184 municípios.
Condenações
O ex-prefeito de Juazeiro do Norte, Manoel Raimundo de Santana Neto, e o ex-Secretário da Saúde do município, Antônio Bonaparte de Santana Ferreira, foram condenados por improbidade administrativa, por sentença proferida pelo juiz federal substituto da 16ª Vara, em Juazeiro do Norte, Fabricio de Lima Borges, em ação civil pública de nº 0000245-17.2016.4.05.8102, ajuizada pelo Ministério Público Federal.
Mas, cabe recurso
De acordo com a decisão, em dezembro de 2011, o Fundo Nacional de Saúde repassou ao município de Juazeiro do Norte R$ 378.611,99, para custear a reforma de 29 unidades básicas de saúde (UBS). No entanto, os réus aplicaram as verbas federais em finalidades distintas da sua destinação, conforme ficou evidenciado a partir da movimentação da conta bancária do Fundo Municipal de Saúde naquele mês.

Instagram

[instagram-feed]

Facebook

Twitter