sexta-feira, 20 de setembro de 2019.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

"você jamais será livre sem uma imprensa livre." - Venelouis Xavier Pereira

Um Santo cearense

Fernando Maia

Colunista - Política

terça-feira, 27 de agosto 2019

Imprimir texto A- A+

O bispo Dom Hélder Câmara está a um passo de ser oficialmente o primeiro santo cearense, com seu processo de canonização em andamento no Vaticano. O próximo passo ficará por conta do Papa Francisco “reconhecer, em nome da Igreja, que Dom Hélder praticou em grau heróico ad virtudes cristãs, com o que será declarado venerável”, segundo afirmou o frade franciscano Jociel Gomes, responsável pelo pedido junto à Santa Sé. A notícia chega exatamente quando são celebrados 20 anos de falecimento daquele que foi um dos exemplos maiores de resistência ao regime de exceção instalado no Brasil com a Revolução de 64. Acresça-se a isso, a sua excepcional atuação, não só como bispo auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro, quando realizou notável trabalho social e de catequese, sendo responsável pela organização do Congresso Eucarístico Internacional naquela cidade, ação que se repetiu à frente da Arquidiocese de Recife e Olinda, que em, 2015, solicitou também sua canonização à cúpula da Igreja. O sacerdote cearense, como se sabe, desde que começou a atuar como bispo, foi importunado e execrado por forças políticas conservadoras e pelos militares do poder que o consideravam “comunista”, quando se sabia que o seu maior pecado era o seu zelo na defesa dos pobres, humilhados e perseguidos. Para Francisco, Dom Hélder é um dos seus.

Proteção aos pequenos. Com porte de príncipe, o deputado Fernando Santana destaca-se pelo fino trato.
É o mais educado parlamentar da atual legislatura. Ele quer formar consórcios entre municípios com menos de 30 mil habitantes, para que possam ter a proteção do BPRaio. A presença do BP Raio em cidades populosas, torna as menores alvos indefesos e preferenciais dos criminosos.

Força total. Genecias Noronha, depois de um tempo na encubadeira, volta, esta semana, às atividades parlamentares em Brasilia com força total. Com o seu estilo peculiar de fazer política, viaja mensalmente de norte a sul do Ceará para atender eleitores e negócios.
Fins e meios. Sobre a reforma que virá a seguir, Genecias diz que trata-se de uma revisão na estrutura constitucional e legal da política, com a finalidade de revitalizar os partidos e também assegurar meios aos objetivos do governo Bolsonaro.
Uma plataforma de saúde. Dr. Cabeto, esfinge da Medicina estadual, só era olhado de longe pelos pobres. Super humano, aceitou sua convocação pelo governo para se livrar dessa imagem elitista. Conheci pessoalmente clientes que nunca lhe pagaram um vintém. Sabedor das condições desses “granfinos” entre aspas, tratou-os sempre como milionários, sem nada cobrar. Sim, a nossa saúde está bem entregue. Logo, logo estará com os deputados para falar da Plataforma de Modernização da Saúde.
Grana curta. Deputados de oposição entendem como oportuna a Plataforma do governador Camilo para a modernização da Saúde, mas consideram que num estado onde o orçamento da Saúde foi de R$ 3,8 bilhões em 2018, os R$ 600 milhões anunciados para o projeto é pouco, levando-se em conta que o Governo Federal nada promete para esse setor.
STF ameaçado. No Senado Federal, existem 34 pedidos de “impeachment” contra ministros do Supremo Tribunal Federal. Dois detalhes importantes: enquanto nada consta contra a ministra Cármen Lúcia, ex-presidente da corte, o ministro Gilmar Mendes é o “campeão”, com 11 petições.
Questão de tempo. Segundo a revista Crusoé, por conta do comportamento de “Xerifão” da República do presidente Bolsonaro, é uma questão de tempo para que perca o mais importante dos seus ministros nomeado para ser um super-ministro. Sergio Moro teria sinalizado a pessoas próximas aguardar o momento ideal para deixar o cargo.

“Quando dou comida aos pobres, chamam-me de santo. Quando pergunto a eles porque são pobres, chamam-me de comunista’. Dom Hélder Câmara (1909-1999), bispo cearense, em processo de canonização.

Instagram

[instagram-feed]

Facebook

Twitter