quarta-feira, 17 de julho de 2019.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

"você jamais será livre sem uma imprensa livre." - Venelouis Xavier Pereira

A vez da Assembleia Legislativa

Fernando Maia

Colunista - Política

segunda-feira, 08 de julho 2019

Imprimir texto A- A+

As últimas informações registradas na Assembleia Legislativa, deixam claro que o deputado José Sarto não se antecipará a decisão do Conselho de Ética que aguarda o parecer do ouvidor Romeu Aldigueri, após analisar as representações do PSDB e PDT contra o deputado André Fernandes. A tendência do presidente do Legislativo não foi manifestada em nenhum instante desse rumoroso episódio, nem ele comentou o arquivamento do processo pelo Ministério Púbico. A segurança com que tem enfrentado episódios que envolvem a sua participação será a mesma de sempre, observando-se a liturgia do regimento interno da Casa. Sarto já participou de ocorrências semelhantes quando o Poder Legislativo cassou o mandato do deputado Sérgio Benevides, numa situação com muito mais agravantes do que revelam os fatos atuais. Como democrata, sabe-se que ele entende ser a Casa o refúgio constitucional dos representantes do povo e não um tribunal que se arvora de deveres incompatíveis ao seu histórico parlamentar para suprimir mandatários do voto popular. Essa causa apresentou, de certo modo, um interesse específico na apuração do prestígio de um dos seus líderes, e ele com certeza, saberá decidir qual o melhor caminho a ser seguido.
A decisão do Parquet não é uma sentença a ser obedecida. Ao Legislativo caberá fazer o seu juízo em respeito a sua autonomia institucional.

Transigência e bom senso. Na nova Câmara de Fortaleza despontam nomes que terão longo curso na política estadual. Um dos vereadores que se destacam é o Dr. Porto, cuja participação nos debates é sempre precedida pela prudência. É o preferido para apagar incêndios pela forma democrática de como age, graças a transigência e elasticidade do seu bom senso.

Visual petista. De barba crescida, o ex-senador Eunício Oliveira inaugura um visual petista sem o conteúdo filosófico dos partidários de Lula. Ainda ressabiado da última derrota nas urnas, o seu futuro depende do governador. Se Camilo não for candidato ao Senado, partirá para a disputa enfrentando Tasso ou quem vier.
Dívida. Ele quer demonstrar gratidão abrindo mão das suas aspirações para ficar ao lado do governador. Camilo foi o único político do Ceará que estendeu-lhe a mão depois da derrota. Continuará na política como senador ou deputado, dependendo da escolha do governador.
Modebra. Com 13 zonais em Fortaleza, João Melo e Daniel Oliveira, maiorais do PMDB que assumiram essa responsabilidade, querem 60 candidatos a vereador nas próximas eleições. Ressuscitar o espírito aguerrido do PMDB de Ulysses Guimarães e Paes de Andrade promovendo o retorno de antigos próceres que deixaram o partido é a palavra de ordem.
Pior caminho. No Congresso Nacional não há dúvida de que a votação da reforma da Previdência influenciará o comportamento de governadores insatisfeitos com o Planalto. Se quiser reeleger-se Jair Bolsonaro não soube escolher o melhor caminho, ainda mais com os filhos cantando de galo.
Fica no PSDB. Filtrou-se nos corredores do Senado Federal. Tasso Jereissati não ficará no PSDB com Aécio Neves. ´Para o cearense, é uma questão de coerência de princípios habitar espaços somente com pessoas honestas e sérias…
Vem aí a UDN. Acreditem. Está sendo ressuscitada a União Democrática Nacional com um novo formato mas os mesmos costumes. Dois grupos estão brigando pelo espólio da extinta UDN, e ambos querem Bolsonaro nas suas fileiras como candidato á reeleição. Que não tenha o mesmo fim de Jânio Quadros, último presidente eleito pela legenda.
Candidato. Em Brasília, o deputado Célio Studart prepara-se para ser candidato a prefeito de Fortaleza nas próximas eleições. Animadob pelos 125 votos obtidos na capital, todos os seus passos priorizam ações voltadas para a grande metrópole do Estado.

“Um príncipe é estimado, ainda, quando mostra-se verdadeiro amigo e verdadeiro inimigo, quando se revela sem hesitação em favor de um , e contra o outro.” MAQUIAVEL.

Instagram

[instagram-feed]

Facebook

Twitter