segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

"você jamais será livre sem uma imprensa livre." - Venelouis Xavier Pereira

Zezinho nas Cidades e Lucílvio na Assembleia

Antonio Viana e

Colunista - + CADERNOS

sexta-feira, 08 de fevereiro 2019

Imprimir texto A- A+

“Foi uma verdadeira apoteose, uma coisa fora dos padrões normais a solenidade de posse do ex-presidente da Assembleia, Zezinho Albuquerque, à frente da Secretaria das Cidades, na última terça-feira, 5, no Palácio da Abolição. Eu nunca tinha visto tanta gente, políticos com e sem mandato, lideranças de mais de 100 municípios, empresários e gente da imprensa como não se costumar ver”, disse aos nossos espaços jornalísticos o deputado Manoel Gomes Farias Neto, “Nezinho”, da bancada do PDT. O governador Camilo Santana, que esteve na Assembleia na mesma data, pela manhã, para entregar pessoalmente a mensagem do Governo para o ano de 2019 e aproveitou para fazer um balanço bem positivo dos seus primeiros quatro anos à frente do Abolição, recebeu para almoço, como é uma praxe na abertura de uma sessão legislativa (de quatro em quatro anos) os deputados, realizando na oportunidade, por volta das 15 horas, a posse de Zezinho na Secretaria das Cidades.

Muito abrangente
Em seu discurso o governador Camilo Santana fez questão de elogiar o trabalho do ex-presidente da Assembleia e revelou que ele vai comandar uma das pastas mais fortes e importantes do Governo, pois a ela estão vinculados órgãos como o Detran e a Cagece, afora outras ações e parcerias de trabalho com os municípios cearenses. A posse de Albuquerque ensejou a convocação do suplente Lucílvio Girão (do PP com coligação ao PDT), que, na quarta-feira, 6, assumiu o mandato. Durante a referida sessão, a primeira da presente legislatura, que vai até 31 de janeiro de 2023, o deputado Fernando Hugo anunciou pedido de licença, por 120 dias, para tratamento de saúde, o que vai ensejar ao suplente Manuel Duca da Silveira Neto “Duquinha”, da mesma coligação de Lucílvio, a também voltar à Assembleia. E ainda há expectativa que o suplente Oriel Nunes Filho (agora na primeira suplência da extensa bancada do PDT) ainda no primeiro semestre também venha a assumir vaga no Legislativo cearense. Oriel, é filho do saudoso ex-prefeito de Icó e que também foi deputado estadual, Oriel Nunes. Estamos atentos.

Força dos Inhamuns
Na mesa do governador Camilo Santana, na última terça-feira, no Palácio da Abolição, durante o almoço aos deputados, após a instalação da 30a sessão legislativa e posse do ex-presidente José Albuquerque na Secretaria das Cidades, sentaram-se o presidente José Sarto, o vice-presidente Danniel Oliveira, o ex-presidente, Domingos Filho, e sua esposa, deputada Patrícia Aguiar, empossada como parlamentar e como secretária da Mesa, Genecias Noronha e sua esposa, deputada Aderlânia Noronha, empossada como segunda secretária e o deputado Leonardo Araújo, e sua esposa Ana Paula. Sem dúvida, um flagrante de comprovação de prestígio dos Inhamuns.

Modelos de negócio
Estão abertas, até o dia 28 deste mês, as inscrições para o denominado Startupjuá, programa de pré-aceleração de startups em Juazeiro do Norte. De acordo com as informações que obtivemos, o objetivo do programa é viabilizar o aperfeiçoamento de novos modelos de negócio. Para participar, preenche-se um formulário virtual no site da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação. Ao todo, são 120 projetos selecionados que têm público-alvo os estudantes de ensino médio ou superior.

Outra de Juazeiro
Neste sábado, 9, vai ser lançado o projeto “Cultura é + Saúde”, da Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte. De acordo com o prefeito, Arnon Bezerra (PTB), “pretendemos atender com muito mais atenção à saúde dos mestres brincantes da cultura popular em nossa terra”. E mais: na primeira ação, os mestres receberão atendimento de saúde, com clínico geral, dentista, enfermeiros e agentes que atuam nos bairros em que moram.

Micro e pequenos
Os micro e pequenos empresários cearenses obtiveram grande vitória em 2018. Essa foi uma luta do deputado Sérgio Aguiar (PDT) e que beneficiou 35 mil micros e pequenos que empregam 600 mil pessoas. O Congresso Nacional derrubou o veto do então presidente Michel Temer ao Refis deste segmento econômico e social tão importante para o Brasil. “A responsabilidade era dos parlamentares federais, no entanto, procuramos manter contato com os correligionários e amigos da bancada federal do Ceará no intuito de que o veto fosse derrubado, o que terminou acontecendo.

Instagram

[instagram-feed]

Facebook

Twitter