32 C°

sexta-feira, 5 de março de 2021.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Arte + Agenda

Cia. de Tijolo apresenta “Concerto de Ispinho e Fulô”

sexta-feira, 03 de julho 2015

Os Correios apresentam Concerto de Ispinho e Fulô – Patativa do Assaré: um abraço e um bordado. Concebido pela premiada Cia. do Tijolo (SP), o espetáculo dá início a uma circulação nacional percorrendo sete estados e 13 cidades brasileiras com o propósito de disseminar a inigualável obra do poeta Patativa do Assaré, construindo assim uma espécie de cartografia literária afetiva do sertão.

A grande abertura do circuito acontece no Ceará, momento em que Patativa abraça a sua terra natal. Com apoio da Secretaria de Cultura e do Governo do Estado do Ceará, Concerto de Ispinho e Fulô será apresentado, nos dias 9, 10 e 11 de julho, no Centro Cultural Banco do Nordeste, com entrada gratuita.

Em seguida o espetáculo segue para Assaré onde se apresenta, dia 15, no Memorial Patativa do Assaré. Ali na terra onde nasceu o poeta a Cia. do Tijolo realiza um bate papo com artistas e a população local sobre a montagem do concerto e a obra do poeta.

No dia 16 de julho, o espetáculo faz apresentação no Crato, no Caldeirão da Santa Cruz, para homenagear o beato José Lourenço e mostrar o engajamento político do poeta Patativa.

 

Convite a um abraço

Patativa foi um brincante da palavra, que deu forma visível às belezas e misérias do Cariri, falando da sua realidade local e do sertão para falar do humano. Na dramaturgia construída pela Cia. do Tijolo, o poeta abraça vários artistas que também ajudaram o Brasil a pensar o sertão e a construir parte da nossa identidade nacional. Patativa abraça o sertão metafísico de Guimarães Rosa; abraça Fabiano e Sinhá Vitória nas palavras secas de Graciliano Ramos; abraça os repentes certeiros de Zé Limeira e Zé da Luz; abraça o sertão duro e mítico de Euclides da Cunha.

Desse modo, Concerto de Ispinho e Fulô faz uso da poesia para criar e desconstruir, ensinando o público a olhar para si mesmo de outras formas, olhar para a sua origem, cosendo e descosendo identidades, exercitando a liberdade, e conhecendo um pouco mais da história do país.

Espetáculo é um “concerto musical” encenado e cantado por meio de músicas de compositores brasileiros, como Luiz Gonzaga, Hermínio Bello de Carvalho, Nelson Cavaquinho, além de composições próprias da companhia.

Ganhador do Prêmio Shell 2009 na categoria Música e do Prêmio CPT 2009 na categoria Projeto Sonoro, Concerto de Ispinho e Fulô traz na sua bagagem a incrível marca de 200 apresentações em mais de 60 cidades do Brasil e algumas do exterior, sendo visto por cerca de 40 mil pessoas.

 

Circulação

Com patrocínio dos Correios, o concerto estará sempre visitando uma capital e uma cidade de pequeno porte, cuja história dialogue com temáticas mobilizadas pelo espetáculo. Serão 30 apresentações gratuitas, seguidas de workshops e bate papos, com o objetivo é descentralizar a oferta cultural do país, divulgando a poesia de Patativa para um público aproximado de seis mil pessoas.

O formato da circulação foi idealizado pela Cia. do Tijolo para percorrer fisicamente os caminhos que Patativa do Assaré percorre em seu percurso dramatúrgico. O estado do Ceará é a primeira etapa e abertura do circuito, e traz como tema “Patativa abraça seu torrão natal”. As apresentações acontecem em primeiro em Fortaleza e depois em Assaré – terra do poeta, local de onde concebeu a beleza da sua poesia.

Por último, o espetáculo vai ao Crato, para o Caldeirão de Santa Cruz. Neste local aconteceu a tragédia da comunidade liderada por Beato José Lourenço, considerada por muitos a Canudos cearense. É neste local simbólico que a Cia do Tijolo homenageia o engajamento político de Patativa para defender o homem sertanejo.

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com