32 C°

segunda-feira, 9 de dezembro de 2019.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

Arte + Agenda

Espetáculo debate desejo, política e o mundo em colapso

terça-feira, 13 de agosto 2019

O Outro Grupo de Teatro estreia nesta quinta-feira (15) seu novo espetáculo ‘Go Go Bruce’, monólogo de Tavares Neto com direção de Noá Bonoba e autoria musical de Vitor Colares. A montagem é um manifesto sonoro que sublinha o caráter político do desejo, entendendo o corpo como espaço de liberdade para dançar e suar um discurso sobre o mundo em colapso. A temporada de estreia acontece durante os dias 15, 16, 17 e 18 de agosto, sempre às 19h, no teatro da Pirarucu (Rua Floriano Peixoto, 1437. Centro) e os ingressos custam 10 (inteira).

Divulgação

‘Go Go Bruce’ levanta discussão sobre o desejo como construção social e debate questões de gênero a partir de inquietações acerca da pornografia homoerótica. A pesquisa que resultou na peça escavou o universo do masculino pornô e dos espaços de pegação gay em busca da elaboração de outras performatividades provocadas pelo desejo. “Fomos identificando as estruturas normativas e trilhando um caminho de implosão delas”, explica Tavares Neto, “para construir cena usamos disparadores como “de que forma subverter os estatutos tóxicos da masculinidade?”

A diretora Noá Bonoba destaca o aspecto sonoro do trabalho que foi se estabelecendo a partir das experimentações musicais em tempo real com provocações entre teatro e música na sala de ensaio. O resultado foi um jogo de cena que conta com composições ao vivo de Vitor Colares. Noá frisa ainda o pensamento sobre o desejo com carga política de corpos que não se isentam diante do mundo em colapso, seja por questões diretamente ligadas ao ataque às liberdades individuais e sexuais ou mesmo no que tange à morte das democracias contemporâneas e ascensão de governos autoritários ou de desastres causados pelo homem maquiados de acidente.

O Outro Grupo de Teatro surgiu em 2011 e desde então vem se dedicando a uma pesquisa continuada sobre a sexualidade humana e suas subjetividades. ‘Go Go Bruce’ é resultado de projeto contemplado pelo Edital ‘Cultura LGBT’ (Secretaria da Cultura do Governo do Estado do Ceará – Secult), sendo a sexta montagem do coletivo cujo repertório conta ainda com os espetáculos ‘Comer Querer Ver’ (2012), ‘Caio e Léo (2014), ‘Histórias Compartilhadas’ (2015), ‘Expurgo’ (2016) e ‘Nós Três Ninguém’ (2019). Atualmente o grupo desenvolve o projeto ‘Onde Estavam as Travestis na Ditadura’ no Laboratório de Pesquisa Teatral da escola Porto Iracema das Artes (Instituto Dragão do Mar) que deve resultar em montagem com estreia prevista para 2020.

GO GO BRUCE // TEMPORADA DE ESTREIA
Quando: 15, 16, 17 e 18 de agosto, às 19h
Onde: Pirarucu (Rua Floriano Peixoto, 1437. Centro)
Ingressos: R$ 10 (inteira), R$ 5 (meia)

Atualizado por Natasha Ribeiro
natasha@oestadoce.com.br
Fonte: Ass. de Imprensa

Mais conteúdo sobre:

Go Go Bruce

hoje

Mais lidas