32 C°

quarta-feira, 11 de dezembro de 2019.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

Arte + Agenda

Inscrições abertas para terceiro festival CBDD

quarta-feira, 05 de setembro 2018

O 3o Festival do Conselho Brasileiro da Dança – Seletiva Fortaleza acontecerá de 20 a 23 de setembro. Pela importância e o crescimento do evento na Seletiva Fortaleza, a professora Janne Ruth aliou o Festival do CBDD com o Fendafor, dessa forma foi construído parcerias com escolas, Companhias e conservatórios nacionais e internacionais de dança, trazendo inúmeras bolsas para serem distribuídas nessa seletiva de dança para os artistas participantes. Essa é a terceira edição e nos dois anos anteriores, O Festival CBDD Fortaleza já enviou para o exterior 6 (seis) bailarinos e para outros estados do Brasil 11 (onze) artistas.

Com o apoio da ENEL, da Fundação Beto Studart, do Grupo Bailarinos de Cristo amor e doações, da Bravo Produções e da Devan assessórios, a capital cearense receberá mais um grande evento cultural produzido pela Professora e Coreógrafa Janne Ruth em setembro: trata-se do 3º Festival do Conselho Brasileiro de Dança (CBDD) Fortaleza – Seletivas Brasil, uma oportunidade única para bailarinos, coreógrafos e outros interessados no mundo da dança aprimorarem seus conhecimentos e competirem por diversos prêmios, entre eles, Bolsas de estudo nacionais e internacionais e a oportunidade de participar de audições em grandes escolas também no Brasil e no exterior.

Promover o aprimoramento e profissionalização de bailarinos, professores e coreógrafos, através de cursos de graduação, contribuir para preservar e dignificar o legado cultural da dança brasileira, valorizar, através de homenagem, as personalidades em destaque, dentro do universo da dança, possibilitar o ingresso de bailarinos no mercado de trabalho, além de criar parcerias com sindicatos, prefeituras e demais órgãos interessados em divulgar a dança, são alguns dos objetivos do Festival e do Conselho Brasileiro de Dança.

O 3º Festival CBDD Fortaleza acontecerá de 20 a 23 de setembro. No dia 20 a programação contará com oficinas e workshops que acontecerão na Escola de Ballet Janne Ruth com professores de Fortaleza e outros estados do Brasil. De 21 a 23 de setembro, continuarão as oficinas, como também acontecerá a Mostra Competitiva do Festival. Os destaques, em diversas modalidades, serão agraciados com vários prêmios, como intercâmbios em outros estados e fora do País, participações em diversos festivais de dança do Brasil, além de prêmios em dinheiro, passagens aéreas e outros apoios para cursos gratuitos fora do Ceará.

Além de mostrar os novos talentos da dança na Mostra Competitiva, o 3º Festival do CBDD Fortaleza contará com apresentações dos bailarinos convidados Angelica Bueno e Jackson Ferreira, Primeiros bailarinos do Raça Cia de Dança de São Paulo e ainda o bailarino Paulista Erick Gutierrez que irão dançar e encantar o público que irá prestigiar o evento.
Os dois bailarinos do Raça Cia de dança de São Paulo irão também ministrar cursos de Pás de Deux, Ballet Clássico e Contemporâneo dos dias 20 a 23 de Setembro, das 9h às 13h, no Theatro José de Alencar, haverá também cursos de Metodologia do ensino da Dança, Composição Coreográfica, Sapateado, Danças Urbanas, Dança do Ventre e Jazz Dance com Mestres convidados de outros estados do Brasil.

O Festival do CBDD 2018, em sua terceira edição no Ceará, cresceu bastante em relação ao evento do ano passado, e faz parte das comemorações dos 52 anos de dança da coreógrafa e diretora Janne Ruth, que dirige o BCAD e promove o Festival Internacional de Dança de Fortaleza e Itinerante do Ceará – Fendafor. Janne também atua como Delegada do Conselho Brasileiro da Dança no Ceará, defendendo os interesses dessa arte no estado e promovendo ações que auxiliem no crescimento deste mercado cultural. “Aumentamos os dias, a quantidade de prêmios, também crescemos no número de cursos. O evento é como se fosse uma extensão do Fendafor.

Mestres, Jurados e Bailarinos Convidados; Gisela Vaz – GO, Erick Guterrez – SP, Karla Cerdeiro – RJ, Sonick Dance – CE, Guivalde Almeida – SP, Gabi Vidal CE, Jackson Liee e Angelica Buenos de SP.
As inscrições para os bailarinos e grupos de dança interessados em participar do 3º Festival do CBDD em Fortaleza já estão abertas. Interessados nos cursos e na mostra competitiva deverão acessar o site. www.festivalcbddfortaleza.weebly.com

hoje

Mais lidas