32 C°

quarta-feira, 28 de outubro de 2020.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

O Estado Verde

Com Ailton Krenak e Bela Gil, Prefeitura de Sobral promove segundo webpainel de ciclo sobre sustentabilidade

quinta-feira, 30 de julho 2020

A Prefeitura de Sobral realiza mais uma atividade do Programa de Educação Socioambiental – Sobral Nossa Casa. É o segundo Webpainel Sobral Ambiental, que ocorrerá dia 30 de julho (quinta-feira), a partir das 15h, dentro da programação alusiva ao Dia Mundial do Meio Ambiente, iniciada no começo de junho e que segue até agosto. A iniciativa é da Prefeitura, por meio da Secretaria do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) e da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMA), no âmbito do Programa de Desenvolvimento Socioambiental de Sobral (Prodesol) e com financiamento do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF). Por ocasião da pandemia mundial do novo coronavírus, o evento foi adaptado para o formato digital para alcançar com segurança o público-alvo, formado por ambientalistas, profissionais e estudantes da área, bem como demais interessados nos temas de meio ambiente e sustentabilidade.

O encontro traz o tema “Da nossa casa para o mundo: como falar de sustentabilidade integrando diferentes visões?” e promove o diálogo entre grandes nomes da discussão sobre sustentabilidade no Brasil, como o líder indígena Ailton Krenak e a chef Bela Gil, e vozes locais como Bruno Ary, diretor de Parques e Jardins e Unidades de Conservação da AMA e Tiago Silva, diretor de Licenciamento e Fiscalização da AMA, que atuará como mediador.

O objetivo do debate é pensar globalmente e agir localmente para pensar novos caminhos para cidades cada vez mais modernas e sustentáveis. A proposta é trazer visões diversas do tema, ajudando a identificar maneiras de sobralenses, cearenses e brasileiros tornarem-se capazes de fazer a diferença em relação ao meio ambiente, mesmo em tempos de distanciamento social. Toda a programação é gratuita, e o acesso se dará mediante inscrição online na plataforma de eventos Sympla, que pode ser feita no site www.sobralambiental.com. Após a inscrição, o interessado receberá por e-mail o link para acompanhar o webpainel ao vivo.

Sobre os debatedores

Ailton Krenak é líder da etnia indígena crenaque, ambientalista e escritor. Nascido em Minas Gerais, foi agraciado em 2016 com o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Ainda nesta mesma universidade, leciona disciplinas de Cultura e História dos Povos Indígenas e de Artes e Ofícios dos Saberes Tradicionais em cursos de especialização. Atuou como jornalista, assessor do Governo de Minas Gerais para assuntos indígenas e assina os livros “Ideias para adiar o fim do mundo” (Companhia das Letras, 2019) e “O amanhã não está à venda” (Companhia das Letras, 2020). É também palestrante, e uma de suas falas mais conhecidas foi no evento TEDx Vila Madalena. No webpainel, tratará do tema “Por que adiar o fim deste mundo?”.

Bela Gil é chef de cozinha natural formada pelo Natural Gourmet Institute de Nova York, bacharel em Nutrição pela Hunter College (Estados Unidos) e mestre em Ciências Gastronômicas pela Universidade de Ciências Gastronômicas (UNISG – Itália). Apresentadora e escritora, é uma das mais relevantes militantes nacionais do Movimento Slowfood e da luta pelo acesso a alimentos orgânicos. É ainda autora de três volumes da série de livros “Bela Cozinha”, lançados pela Editora Globo. No webpainel, sua fala será sobre “Sustentabilidade na alimentação: o que temos a ver com isso?”.

Bruno Ary é engenheiro de pesca formado pela Universidade Federal do Ceará (UFC), especialista em Paisagismo pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e, atualmente, diretor de Parques, Jardins e Unidades de Conservação da Agência Municipal do Meio Ambiente de Sobral (AMA). No webpainel, abordará o tópico “Políticas ambientais de Sobral: novos caminhos de (re)conexão com a natureza e sociedade”.

A programação completa e as novidades do Programa de Educação Socioambiental de Sobral – Sobral Nossa Casa podem ser acompanhadas nas redes sociais da AMA – Sobral.

Fonte: Ass. de Imprensa

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com