32 C°

sexta-feira, 4 de dezembro de 2020.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

O Estado Verde

NATUREZA – Onde fica e o que representa o Parque Botânico do Ceará

terça-feira, 09 de setembro 2014

Por Jessica Fortes
oev@oestadoce.com.br

Criado em 1997, o Parque Botânico do Ceará, localizado no município de Caucaia, é um dos principais símbolos da preservação ambiental no Estado. Criado pelo Decreto no 24.216/1997, e inaugurado em junho de 1998, o local serve, de habitat para diversas espécies nativas da flora e da fauna da Região Nordeste. Apesar de ser um lugar ideal para quem gosta de passeios e estar em contato com a natureza – possui orquidário, meliponário, horto de plantas medicinais, trilhas e um lago artificial com quiosques – é pouco conhecido e visitado por turistas e também pelos cearenses, não por falta de atrações, mas pela falta de divulgação.
Idealizado pelo atual coordenador do Núcleo de Meio Ambiente da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec), o Parque Botânico possui uma área de 190 hectares e fica no caminho das praias de Iparana e Icaraí, a 15 km de Fortaleza. A principal função do equipamento é de educação e recreação, além de fomentar a cultura ecológica e propiciar à população de lazer e diversão, também propicia informações sobre a fisionomia botânica do Ceará. A administração informou que está sendo feita uma grande reforma no local e em breve será amplamente divulgado e aberto à visitação pública.

HISTÓRIA
Segundo o seu criador, Renato Aragão, sempre que passava em frente àquela área, com destino às praias do litoral de Caucaia , sentia-se curioso em relação ao terreno que margeava a estrada. “Havia uma grande área cercada e com a vegetação bem protegida.” Certa ocasião, resolveu parar e viu que tinha um soldado da Marinha vigiando o local. Ele soube, então, que o terreno era da corporação militar e se destinava à implantação de uma estação de rastreamento de navios.
Curioso, foi até a Capitania dos Portos. “Informaram que a área não seria mais utilizada, porque, com o surgimento do GPS (Sistema de Posicionamento Global, utilizado para determinação da posição na superfície da Terra ou em órbita), tornava-se sem sentido a estação”, explica. O espírito de ambientalista fez Aragão descobrir que o terreno tinha sido doado à Marinha pelo governador do Estado, César Cals Neto.
Na época, Renato fazia parte da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) e foi convidado para elaborar as diretrizes da Política Florestal do Estado. Conseguiu colocar na Lei 12.488, de 1995, em seu artigo 48, a revogação da doação, e assim fez retornar para o Estado o terreno. Após isso, buscou parcerias com várias empresas privadas e deu início a construção do Parque Botânico do Ceará.
O parque ficou, durante 12 anos, sendo administrado pela Fiec, mediante convênio com a participação do Governo do Estado do Ceará por meio da Semace e indiretamente pelo Governo Municipal de Caucaia. Em 9 de julho de 2010, voltou a ser gerenciado pela Superintendência Estadual e atualmente é coordenado pelo Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam).
“Foram doze anos sendo administrados pela Fiec e depois foi devolvido para o Estado, mas tivemos uma grande decepção, no início da semana estivemos no Parque e descobrimos que todas as placas de inauguração e das empresas parceiras que colaboraram com a construção do espaço, foram retiradas. Isso é apagar a memória do Parque”, informou Aragão.
Segundo a assessoria de comunicação do Conpam, que administra o Parque, uma grande reforma está sendo concluída no local para melhor atender os visitantes. Por este motivo as placas de inauguração e as das empresas que ajudaram a construir o Parque foram temporariamente retiradas. Eles informam ainda que novas trilhas e quiosques estão sendo construídos para melhor atender quem visita o local.

Principais espécies vegetais
existentes no Parque:
Barbatimão
Carrapicho de Cavalo
Carnaúba
Catanduba
Catingueira
Coaçu
Jucá
Juazeiro
Lixeira
Mangue Vermelho
Pau-Terra
Murici
Mangue Siriuba

 

Principais espécies da fauna local:
Anum
Camaleão
Cassaco
Dorminhoco
Garça
Peba
Preá
Pica-Pau Pedrês
Rolinha da Praia
Sabiá da Mata
Sanhaço Azul
Tatu Verdadeiro
Tejo
Tetéu

CARACTERÍSTICAS
De acordo com o “Levantamento Preliminar da Vegetação, Flora e Avifauna do Parque Botânico do Ceará (1998)”, o local apresenta uma parte do tabuleiro litorâneo, mostrando uma vasta e densa vegetação. O biólogo, Carlos Henrique, que trabalha no local, explica que considerando a fisionomia da cobertura vegetacional, o Parque Botânico pode ser dividido em três setores distintos: setor do manguezal, setor da bacia aluvial e setor do tabuleiro. O Parque possui 185 espécies de flora e 110 espécies de animais silvestres, entre pássaros, mamíferos e répteis.
“O ambiente do tabuleiro é formado por quatro biomas específicos, no caso serra, cerrado, caatinga e mangue e ainda temos pequenos resquícios de mata atlântica. Podemos encontrar diversos tipos de vegetação relevantes para pesquisadores, professores, estudantes e toda a população interessada no conhecimento pleno e preservação dos bens naturais do Ceará”, comenta.

PROBLEMAS SOCIOAMBIENTAIS
Dentre os principais problemas ambientais configurados destaca-se a pressão demográfica na área que compreende o entorno do Parque, configurando desequilíbrios no balanço sedimentológico do litoral e aceleração nos processos erosivos, já muito ativos. Já com relação às problemáticas alusivas a ocupação humana o assunto foi objeto de várias reuniões com as comunidades na área de influência da Unidade de Conservação (UC), junto à Prefeitura de Caucaia.
Outra questão relevante são os impactos decorrentes da disposição dos resíduos sólidos, a dos efluentes, sobretudo as queimadas e depredações que muito contribuem para a supressão da vegetação e impacta diretamente na infraestrutura da UC.

VISITAÇÃO
Além da preservação, Carlos Henrique lembra que a área também serve para visitação turística e conta com 6 km de trilha ecológica.  “Temos salas de treinamento, auditório, que podem servir para escolas ou faculdades que queiram dar palestras, workshopping e podem ser agendados com a coordenação do parque”.
No caminho das trilhas os guias falam um pouco sobre a UC, dando orientações ecológicas. Além disso, os visitantes conhecem o viveiro de mudas, o banco de sementes, entre outras coisas. “Quando necessário também podemos passar informações mais técnicas sobre o parque, quando especialistas, ou estudiosos solicitam”, explica o biólogo. A visita dura de uma a duas horas e por enquanto está acontecendo de segunda à sexta. A entrada é gratuita.
Segundo o biólogo, as pessoas precisam valorizar mais espaços como o do Parque Botânico, tanto para estar em contato com a natureza, quanto para obter mais conhecimento sobre Educação Ambiental (EA). “O local oferece uma infraestrutura de lazer e é fonte de propagação de EA, oferecido a toda a sociedade. Existem profissionais preparados que são constantemente treinados para receber a sociedade, mas falta interesse das pessoas em valorizar estes espaços”, complementa.

SERVIÇO
As visitas ao parque podem ser feitas em grupo ou individualmente, com a possibilidade de se contar com a assessoria de técnicos especializados, bastando para isso entrar em contato com antecedência no Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam), pelo telefone (Ascom): 3101-1235 (Elizabeth Rebouças/ Ester Oliveira).

 

INSTALAÇÕES

• Centro de visitantes
• Auditório com 80 lugares
• Salão de exposições
• Auditório com 40 lugares
• Residência do administrador
• Instalações hidrosanitárias
   para visitantes
• Cantina
• Dois Quiosques para piqueniques
   junto ao espelho d’água
• Orquidário
• Horto de Plantas Medicinais, Meliponário
• 6 km de trilhas e revestidas de paralelepípedos sendo duas secundárias com mata mais fechada e uma principal
• Viveiro de Mudas
• Dispõe de equipamentos que são utilizados para demonstrar o aproveitamento de fontes alternativas de energia, como uma célula fotovoltaica (energia solar) e um catavento que serve como demonstração de fonte de energia eólica.
• Dessalinizador para retirar o excesso de sal da água do parque

 

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com