32 C°

sexta-feira, 23 de abril de 2021.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Ceará

População quilombola começa a ser vacinada contra a Covid-19 no Ceará

quarta-feira, 07 de abril 2021

Integrantes dos grupos prioritários para a vacinação contra a Covid-19, os povos tradicionais quilombolas começaram a ser imunizados no Ceará. Já foram 5.200 pessoas, cerca de 16% da população estimada dos 80 territórios remanescentes de quilombos que já receberam a primeira dose da vacina.

(Foto: Reprodução / Governo do Estado)

A ação tem sido coordenada no Estado pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) com o apoio da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) na orientação para os municípios cearenses.

“A vacinação dos povos quilombolas é muito importante. São povos tradicionais, em áreas quase isoladas que, por isso, têm um risco ainda maior de proliferação do vírus. Esse trabalho de imunização é uma orientação do governador Camilo Santana, após uma escuta atenta dos movimentos sociais. Temos certeza de que conseguiremos vencer”, observa a secretária Socorro França.

De acordo com a secretária executiva da Vigilância e Regulação da Sesa, Magda Almeida, no momento da vacinação é feita também a inclusão das famílias quilombolas dentro da Estratégia da Saúde da Família.

Marco histórico

“A vacinação é um marco histórico para o nosso povo. Ela é, para nós, um salva-vidas, que precisamos levar a todos os quilombos, a todos os cearenses. É um momento de alegria e felicidade do nosso povo, fruto da luta da Cequirce (Comissão Estadual dos Quilombolas Rurais do Ceará) e Conaq (Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos) e de todas as lideranças quilombolas do Ceará”, diz o coordenador da Cequirce, Renato Baiano.

Mais conteúdo sobre:

Ceará Coronavírus pandemia População quilombola Vacina

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com