32 C°

terça-feira, 19 de janeiro de 2021.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Ceará

Secretaria da Saúde do Ceará inicia orientação dos municípios para vacinação contra Covid-19

segunda-feira, 11 de janeiro 2021

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) orienta as secretarias dos 184 municípios cearenses que vão realizar a vacinação contra a Covid-19 a fazer um novo cadastro dos vacinadores das unidades de saúde no Sistema de Cadastro de Permissão de Acesso (SCPA), que irá possibilitar o acesso e digitação dos dados (registro de vacinados) no Módulo Covid-19 do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SIPNI), desenvolvido pelo Ministério da Saúde.

Foto: Governo do Ceará

Nesse primeiro momento, os responsáveis pelo SCPA das Áreas Descentralizadas de Saúde (ADS) do Estado já realizaram a solicitação em nível estadual (gestor máster), mediante o sistema SCPA, e encontram-se devidamente habilitados para acessar ao SIPNI – Módulo Covid-19. Com isto, os vacinadores terão até quarta-feira, 13 de janeiro, para cadastrar as unidades de saúde que irão realizar a vacinação contra a Covid-19.

Na prática, a Sesa busca mobilizar os municípios a estarem com acessos atualizados para a nova ferramenta do Ministério da Saúde, o Módulo Covid-19, que funcionará como um banco de dados geral dos brasileiros vacinados.

“É importante essa preparação agora para quando a vacina chegar no Estado, as unidades de saúde começarem a vacinação. Onde todos os registros serão realizados através do Módulo Covid-19 no SIPNI”, destaca Ricristhi Gonçalves, Coordenadora de Vigilância e Prevenção a Saúde da Sesa.

O registro das pessoas que serão vacinadas contra a Covid-19 vai ser colocado no Novo SIPNI, programa elaborado pelo Ministério da Saúde.

Os profissionais de saúde que vão participar da campanha de Vacinação contra a Covid-19 deverão estar vinculados às respectivas Unidades de Saúde que realizarão a vacinação, para permitir a imediata utilização no sistema. O Ministério da Saúde lembra que todos os profissionais que já são cadastrados no e-SUS AB e no SIPNI atual, deverão realizar novo cadastro no SCPA.

“Todos os estabelecimentos de saúde que vão realizar a vacinação, têm que registrar seus dados. Isso é feito através do Plano Nacional de Imunização. É de suma importância que todos os municípios estejam com o cadastro dos seus vacinadores em dia”, reforça Ricristhi Gonçalves.

Link SCPA usuário: https://scpaweb-usuario.saude.gov.br/datasus-scpaweb-usuario/

Acesse aqui o Manual para o cadastro no SCPA

Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde – CNES

Considerando a Portaria nº 1833 de 4 de novembro de 2018, que define o cadastramento dos estabelecimentos de saúde que realizam serviços de vacinação no Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde (CNES), dos 184 municípios do Ceará, 141 já realizaram o cadastro e os outros 43 municípios encontram-se com o procedimento em andamento. Além do cadastro das centrais de abastecimento municipais, as unidades de saúde que possuem salas de vacina deverão enquadrar o “Serviço 174 – Imunização” e a “Classificação 001 – Indivíduos em Geral”.

Ressalta-se que este procedimento é uma forma de iniciar o processo de introdução da vacina contra a Covid-19 com total rastreabilidade dos imunobiológicos adquiridos e distribuídos pela Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunizações. Portanto, é de suma importância que todos os municípios estejam com o cadastro dos seus profissionais de saúde em dia.

Mais conteúdo sobre:

Covid-19 Orientação Secretaria da Saúde do Ceará Vacinação

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com