32 C°

quarta-feira, 1 de abril de 2020.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

Ceará

Uece e IFCE suspendem aulas por causa de coronavírus

segunda-feira, 16 de março 2020

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) e o Instituto Federal do Ceará (IFCE) decidiram suspender temporariamente as aulas presenciais a partir desta segunda-feira (16), por causa do coronavírus. Na Uece, a medida vale até 31 de março. No IFCE, até a próxima sexta-feira (20). O Ceará tem três casos confirmados da doença, de acordo com a Secretaria Estadual da Saúde (Sesa).

A suspensão afetará cerca de 28 mil alunos da UECE, distribuídos em 13 campis, além de 1.096 professores e 386 servidores. A recomendação é estimular atividades que possam ser realizadas por meio digital, como aplicativos de mensagens e e-mail.

Dez eventos e viagens marcadas para o exterior também foram canceladas. A administração da Universidade aconselhou que cada setor estabeleça uma escala de rodízio.

O Comitê de Combate ao covid-19 no IFCE também recomendou a suspensão das atividades acadêmicas em todos 33 campi da instituição e no Polo de Inovação Fortaleza.  A instituição tem cerca de 39 mil alunos, sendo oito mil apenas em Fortaleza, além de 3.600 servidores, entre docentes e técnicos administrativos.

Confira nota da UECE:

A Fundação Universidade Estadual do Ceará (Funece)/Universidade Estadual do Ceará (Uece) dispõe sobre medidas de caráter temporário para mitigação dos riscos decorrentes da doença causada pelo vírus Corona – COVID-19:

Grupo de Trabalho

Até amanhã (17/03) será divulgado o Grupo de Trabalho, composto por epidemiólogos, virologistas e clínicos infectologistas, médicos e enfermeiros, que apoiará as decisões da Reitoria em todos os passos do problema sanitário que estamos enfrentando, cujo coordenador será o representante da UECE junto ao Comitê Estadual criado pelo Governador Camilo Santana.

Atividades de ensino e projetos de extensão presenciais

Ficam suspensas a partir de hoje (16/03), até 31 de Março de 2020, quando a análise da progressão da epidemia indicará novos comportamentos institucionais.

Neste primeiro momento o calendário acadêmico não será suspenso, indicando-se fortemente, aos coordenadores e aos professores, a mudança das atividades para meios eletrônicos, como whatsapp, email, moodle, zoom, web e videoconferências, RNP, dispositivos gratuitos ou recentemente tornados gratuitos pela Google etc.

A Secretaria de Apoio às Tecnologias Educacionais-SATE envidará todos os esforços para ajudar alunos e professores.

Sistema de Restaurantes Universitários e Refeitórios Estudantis

Ficarão fechados, exceto para atividades administrativas e de manutenção, até 31 de Março de 2020, quando a análise da progressão da epidemia indicará novos comportamentos institucionais.

Processo Eleitoral para Reitor

Ficam suspensos os debates nos campi, previstos para o corrente mês de Março, cabendo aos candidatos e à organização dos debates a formulação de soluções eletrônicas que possam ser adotadas, como debates sem público a serem transmitidos ou entrevistas com cada um dos candidatos.

Passagens, viagens, diárias para viagens e eventos

Ficam suspensas a partir de hoje, até 31 de Março de 2020, quando a análise da progressão da epidemia indicará novos comportamentos institucionais.

Quer as viagens envolvam o interior do Ceará ou deslocamentos nacionais/internacionais, tanto quanto os eventos locais, estaduais, nacionais ou internacionais cujas realizações estejam previstas para os nossos campi.

Seleção pública de substitutos/temporários

A referida seleção, que envolverá mais de mil candidatos, fica suspensa, transferida para outra data a ser definida até 31 de Março de 2020.

Curso Pré-Vestibular e Pré-ENEM da UECE (UECEVest)

Acompanha-se a decisão da suspensão das atividades de ensino e projetos de extensão, até 31 de Março de 2020, quando a análise da progressão da epidemia indicará novos comportamentos institucionais.

Hospital Veterinário (HVet)

Ficam mantidas apenas as atividades de emergência, tanto cirúrgicas quanto ambulatoriais, com organização interna a ser definida por sua direção, até 31 de Março de 2020, quando a análise da progressão da epidemia indicará novos comportamentos institucionais.

Agendamento de processos de aposentadoria junto ao Departamento de Gestão de Pessoas (DEPES)

Ficam suspensas as consultas presenciais e a entrega de documentos a partir de hoje, até 31 de Março de 2020, quando a análise da progressão da epidemia indicará novos comportamentos institucionais.

Trabalho administrativo nos campi

Delegar trabalho remoto aos servidores com mais de 60 anos e que, simultaneamente, apresentem situações e comorbidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde (pessoas que chegaram de zonas epidêmicas nos últimos 14 dias, gestantes, recém-transplantados, portadores de diabetes, asma, lúpus, doenças auto-imunes, insuficiências respiratórias etc) que os incluam no grupo maior de risco, até 31 de Março de 2020, quando a análise da progressão da epidemia indicará novos comportamentos institucionais.

Quanto aos demais trabalhadores, para não haver prejuízo grave da continuidade dos serviços institucionais, cada chefia específica deve implantar sistema de rodízio, por turno ou por dia, conforme a lógica de funcionamento do serviço.

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com