32 C°

domingo, 15 de dezembro de 2019.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

Colunista - Macário Batista

Casa da Esperança não recebe repasses da Pmf

segunda-feira, 28 de janeiro 2013

• Os pais e funcionários da Casa da Esperança realizaram assembleia, na sexta feira, 25,  em sua sede, para decidir o que fazer. Há quatro meses, a entidade não recebe os repasses dos serviços prestados ao Sistema Único de Saúde (SUS) e vai ter suspender suas atividades.

Referência internacional no tratamento e estudo do autismo, a Casa funciona como Núcleo de Atenção à Saúde, credenciada pelo SUS, para realizar procedimentos de média e alta complexidade, de acordo com a Portaria/GM nº 1.635 de setembro de 2002, do Ministério da Saúde (MS).

O atendimento oferece serviço de acompanhamento a mais de 400 pacientes com transtorno mental e autismo, através de estimulação neurossensorial. O problema é que os recursos saíram do MS e não chegaram à Casa da Esperança, nos últimos meses de 2012. Contatos da direção da entidade com a nova administração da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) ainda não obtiveram resultados.

A secretária municipal da Saúde, Socorro Martins, reconhece a dívida e a importância social da Casa, mas afirmou à diretora Clínica, médica Fátima Dourado, que não sabe quando poderá fazer o repasse. Enquanto isso, mais de 150 funcionários estão sem receber, além da falta de recursos para a compra de alimentos para as refeições e vale-transporte dos funcionários.

O presidente da entidade, psicólogo Alexandre Costa, afirma que se o recurso não chegar nos próximos dias, a Casa será obrigada a suspender suas atividades e deixar 400 autistas em casa, sem atendimento. As consequências para o tratamento dos pacientes da Casa são graves. Graças ao credenciamento com o SUS, através da SMS, a quase totalidade dos procedimentos realizados pela organização, pode ser feita de forma pública e gratuita.

Mas o núcleo recebe pacientes de todo o País, em busca de diagnóstico e tratamento. Atende, atualmente, mais de 400 pessoas com autismo em regime intensivo, de quatro ou oito horas e realiza mais de mil procedimentos ambulatoriais diariamente.

 E a fila de espera é grande! Os cuidados necessários com os portadores do autismo obrigam a entidade a manter uma equipe numerosa, formada por profissionais que desenvolvem atividades variadas, como médicos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, educadores e agentes terapêuticos. Sugestão do blog: faz um BO. Chama a Polícia Federal. Liga pro Paulo Oliveira. Enreda pro Bispo. Por fim: reajam. Bandido, ladrão tem que ir pra cadeia.

• Posse na justiça – O juiz Francisco Luciano Lima Rodrigues será empossado, na próxima terça-feira (29/1), como diretor do Fórum Clóvis Beviláqua. A solenidade será às 14h, no Auditório Agenor Studart.

• Posse na justiça ii – Os novos dirigentes do Poder Judiciário estadual tomam posse nesta segunda-feira (28/1), às 17h, no Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE). O desembargador Luiz Gerardo de Pontes Brígido será o novo presidente.

• Une na copa – A União Nacional dos Estudantes (UNE) anunciou, hoje, adesão à campanha de voluntariado para a Copa do Mundo de 2014. Aliás, cadê o dinheiro que o Governo deu pra UNE reconstruir a sede no Flamengo, no Rio?

• Varejão no atacado – Será, em agosto, o maior evento empresarial da história de Fortaleza: a Convenção Nacional do Comércio Atacadista.  Reunirá nove mil atacadistas e distribuidores de todo o País.

• Gastão tem que ter sorte – Gastão Vieira, ministro dos Transportes, aposta no incentivo a pequenas empresas aéreas para que façam frente à TAM e à Gol, operando em pequens cidades.

Prefeito Zenin da Ubajara diz que ouviu do Governador…
“Não adianta prefeito procurar o Domingos Filho para pedir as coisas. Quem libera tudo sou eu. Tenho a chave do cofre, a senha do MAPP que libera tudo e não dou para ninguém. Ouviram?”

• Maus-tratos – A Tam e a Gol fazem o diabo no País sem que ninguém diga nada. Quando Ariston Pessoa criou uma linha pra Juazeiro do Norte, a Gol botou uma em cima pela metade do preço. Quando a Taf foi sufocada a Gol dobrou o preço.

• Limoeiro em boas mãos – Terá 60 hectares o terreno que abrigará o futuro Distrito Industrial da cidade de Limoeiro do Norte, que tem o empresário Luiz Girão como secretário de Desenvolvimento Econômico. Nessa o Paulo Duarte acertou no que viu.
• saiu por aí – “Ciro cita nome de Eunício para Governo do Estado em 2014.” Nem o Ciro é o todo prosa pra abrir o jogo e nem é isso que se escuta nas camarinhas do PSB.

• Barrado no baile – Zé Airton, o deputado federal do PT de Icapuí, sequer foi convidado para o convescote que Cid Gomes fez para Henrique Alves, o também deputado federal que quer ser presidente da Câmara. Henrique Alves é o que tem mandado pra cá aqueles diretores do Dnocs, entre eles o Elias Fernandes. Lembra?

hoje

Mais lidas