32 C°

quarta-feira, 8 de abril de 2020.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

Economia

Aplicativo facilita vida de lojistas e mecânicos

segunda-feira, 18 de agosto 2014

O uso de novas tecnologias, cada vez mais, facilita a vida das pessoas, nos mais variados momento da vida. Afinal, hoje existem aplicativos para tablets e smartphones que permitem ao usuário realizar tarefas sem ter de sair de casa, ou em muito menos tempo. Partindo deste princípio, o empresário Marcos Bezerra, diretor comercial da Bezerra Oliveira – empresa cearense que trabalha com distribuição de peças para carros, motos e caminhões –, desenvolveu um aplicativo chamado Estoque Fácil, que permite a lojistas do setor automotivo, bem como mecânicos e proprietários de oficinas acessar, de qualquer lugar e a qualquer hora do dia, o estoque da empresa – composto por mais de 85 mil itens –, que vão desde um parafuso, braçadeira, ou botão tic-tac, até peças maiores como sistemas de escapamento, tanques de combustível, tambor de roda de caminhão, ou peças de motor.

Tudo isso representa um ganho significativo em tempo, quando o profissional de mecânica está com um automóvel ou moto para consertar em sua oficina, bem como permite a alguém que pretenda montar o seu próprio negócio, começando a trabalhar de maneira autônoma, abrindo uma pequena loja de autopeças. “Esse aplicativo permite ao meu cliente visualizar toda a mercadoria disponível no estoque da empresa, com a quantidade real de cada produto, com a foto de cada componente e a logomarca de cada produto. Com isso, o lojista se permite vender um produto que nunca teve antes, algo que não precisa imobilizar capital para por no estoque, vende uma peça que ele não tira dinheiro do bolso para ficar na loja dele. Pode, também, realizar o balcão móvel, ou seja, o balconista da loja de varejo sair, visitando as oficinas da sua região, atendendo o consumidor na hora que o carro entra na oficina”, disse.

COMO FUNCIONA

De acordo com o empresário, quando o balconista sair da loja, levando um smartphone com o aplicativo Estoque Fácil baixado no aparelho e for visitar seus clientes, se por acaso chegar à oficina um automóvel com os amortecedores danificados, através do sistema ele visualiza que existem os itens disponíveis na distribuidora, e não precisa disponibilizar do estoque dele. Ele clica na tela do smartphone, pede o número de peças necessário, gera o pedido, que é disparado para a Bezerra Oliveira. “Nós faturamos para a empresa dele e entregamos na oficina que ele está fazendo o atendimento. Chamamos este serviço de balcão móvel, pois o balconista saiu da loja e levou o aplicativo, fazendo com que o consumidor ou o mecânico precise se deslocar até a loja de varejo. É um atendimento pró-ativo. Além disso, como cada peça de nosso estoque está fotografada e com a logomarca da fábrica, colocamos estas informações numa caixinha de papelão que é colocada na prateleira, fazendo assim um estoque que nossos clientes não precisem ter um estoque grande. Basta ter uma peça só, para depois fazer o pedido de reposição”, disse Marcos Bezerra.

Ou seja, se um cliente chegar à loja querendo comprar um jogo de velas, basta ter um item disponível, para atender àquela pessoa e, imediatamente, passar o leitor de QR Code na caixa da referida peça, copiar aquele item para dentro do sistema da distribuidora e solicitar a reposição para seu estoque. “Todos os pedidos de reposição são atendidos até às 17 horas, 17h30 na nossa empresa. Trabalhamos todos os dias até às 21 horas, para atender à reposição diária de nossos clientes, que chamamos de pão diário. É a reposição de peças para o lojista, até às 10 horas do dia seguinte, relativo ao que ele vendeu no dia anterior, independente de ser um jogo de velas, um escapamento, um tanque de combustível. Tudo o que o lojista comprar durante a semana, geramos um faturamento único na sexta-feira, que o cliente pode pagar com prazos equivalentes ao volume comprado. Se ele quiser pagar à vista, damos um desconto adicional, rentabilizando ainda mais o negócio dele”, ressaltou o empresário.

BLINDAR MERCADO

Para o diretor da Bezerra Oliveira, o mais importante do aplicativo é que ele protege o espaço de mercado já conquistado pela empresa, pois, se vender 10% a mais este mês e, no seguinte, o volume de vendas cair 10%, não houve um bom resultado. “Mas, se eu vender 10% e consolido este percentual blindando o mercado, aí é importante. O Estoque Fácil, no momento, está blindando o que já existia. A prospecção vai ser maior à medida que for sendo utilizado, que for sendo conhecido. Por enquanto tenho apenas mil downloads e acredito que teremos muito mais, pois levamos 21 anos para que o programa Mais LDB chegasse a estar consolidado em nosso mercado e, em apenas alguns meses que o aplicativo foi para as mãos dos lojistas, já temos mil usuários. Então, já, já, poderemos quantificar o volume prospectado e os benefícios gerados pelo nosso aplicativo”, lembrou.

A Bezerra Oliveira está há 52 anos no mercado e, com este novo aplicativo, também pode facilitar os empreendedores que desejam montar seu negócio. “É extremamente gratificante ter criado este benefício para o mercado, pois no nosso aplicativo o cliente verifica o meu estoque, preços e tem os códigos das fábricas, podendo também pesquisar no meu concorrente e, se encontrar mais barato lá fora, pode comprar no concorrente. Mas geralmente nos dão a preferência, pelos benefícios que oferecemos a eles. É exponencial o crescimento da nossa empresa, pois crescemos nos últimos dez anos, mais do que nos outros 42. Temos, hoje, mais de 500 colaboradores e chegaremos ao fim deste ano com nove lojas em Fortaleza, Natal, João Pessoa e Teresina. E quem tem o sonho de entrar no ramo de autopeças ou motopeças pode me procurar, aqui na Bezerra Oliveira, que daremos a consultoria completa para que possa montar o seu próprio negócio”, completou Marcos Bezerra.

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com