32 C°

sexta-feira, 5 de março de 2021.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Economia

Comércio tem expectativa positiva para fim de ano

quarta-feira, 16 de dezembro 2020

Apesar dos impactos decorrentes da pandemia de covid-19, a proximidade das festividades de final de ano gera boas expectativas entre os setores da economia. Para se ter uma ideia, a tradicional brincadeira do amigo secreto deve movimentar cerca de R$5,6 bilhões na economia brasileira. A estimativa foi apresentada em pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), em parceria com a Offer Wise Pesquisas. O aumento na geração de vagas temporárias, o incremento do 13º salário e o auxílio emergencial, disponibilizado pelo Governo Federal, são apontados como fatores que contribuirão para resultados econômicos iguais, ou até superiores, aos do mesmo período do ano passado.
Marcos Sá, contador e consultor financeiro, explica que, também sob os olhos da economia, 2020 pode ser considerado um ano atípico. “Enquanto algumas empresas fecharam as portas, outras conseguiram se manter em meio ao caos. Estas, que sentiram abalos de diferentes proporções, conseguiram encontrar um ponto de equilíbrio para manter as atividades em funcionamento. Em períodos de grande movimentação, como agora, no final do ano, o esperado é que bons resultados continuem sendo registrados”, explica o contador.
Dados mais recentes do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, apontam que, em outubro, Fortaleza obteve saldo positivo em número de admissões: foram contabilizados 22.938 admissões e 15.239 desligamentos – o que representa saldo de 7.699 novas contratações na capital cearense, que pode ser considerado o melhor resultado do ano até então. Após quatro meses de saldo negativo nas contratações, entre março e junho, o retorno de saldo positivo foi retomado a partir de julho.
Como acredita Marcos Sá, a tendência é que o crescimento seja registrado também no Natal, um dos períodos mais esperados pelos setores da economia. “Diferentemente do que muitos temiam, a pandemia de covid-19 não retardou as boas expectativas que os segmentos nutriam antes da pandemia. Sim, o impacto é de extrema proporção, mas é inegável que as empresas terem se adaptado tão prontamente à nova realidade foi crucial para contornar uma crise sem precedentes na história da economia mundial”, finaliza Marcos Sá, ao lembrar que, se por um lado os empreendimentos conseguiram a adaptação, por outro, o papel dos clientes foi essencial para moldar um novo sistema de negócios.

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com