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Economia

Pequenos negócios se preparam para a Black Friday

terça-feira, 24 de novembro 2020

Na última sexta-feira do mês, dia 27, acontece a tradicional Black Friday. A data nunca foi tão esperada quanto esse ano para salvar, principalmente, as vendas de pequenos negócios atingidos com o isolamento social devido à pandemia da Covid-19. Em Fortaleza, pequenos e micro empresários miram no comércio eletrônico.
Pequenos negócios veem na Black Friday uma forma de dar continuidade na exploração das ferramentas digitais de venda, algo que se viram forçados a fazer durante a crise econômica causada pelo coronavírus com a queda nas vendas presenciais. Em 2019, segundo estimativas do Ebit, foram R$ 3,2 bi de faturamento nessa época do ano e no mesmo ano a data foi responsável por levar 418 mil brasileiros a comprar pela primeira vez via internet, uma alta de 12% em relação a 2018.
Para este ano, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), prevê um crescimento de 61,4% nas vendas online em relação ao mesmo período do ano passado, o que pode significar R$ 3,74 bilhões em vendas. Os empresários vão contar ainda com o novo sistema de pagamento instantâneo desenvolvido pelo Banco Central, o Pix, que começou a funcionar desde o último dia 16.
A empresa BonJardim Ambiental, que em outubro inaugurou sua primeira loja em shopping, no RioMar Kennedy, está com ofertas desde o começo do mês no site e transformou a Black Friday em dez dias de promoções em todas as lojas, do dia 20 ao 30. O negócio familiar oferece produtos e serviços de jardinagem, paisagismo e áreas verdes, com responsabilidade ambiental. Mesmo tendo inaugurado nova loja, o proprietário Fabrício Pereira conta que, para fomentar o canal digital, a empresa resolveu entregar os pedidos feitos pelo aplicativo de mensagens gratuitamente.
“A data, aliada ao momento de recuperação econômica, mostra-se como uma forma de dar continuidade e aprimorar o relacionamento com o cliente e com vendas através da Internet. O que foi uma ‘obrigação’ com a pandemia, agora é indispensável e uma estratégia de venda”, revela Fabrício Pereira.
A pequena empreendedora Analice Batista, que criou a loja virtual Ana’s, no segmento de praia, também aposta na Black Friday para impulsionar as vendas. “A loja já nasceu virtual e durante a pandemia o mundo todo viu muito a importância desse canal para as vendas não pararem. No meu caso, veio para fortalecer ainda mais, e a Black Friday está sendo esperada para dar um fôlego e aproveitar para renovar o estoque”, disse.

Pix
Segundo a QB Insights, pesquisa encomendada pela Intuit QuickBooks, fintech desenvolvedora de software de gestão para pequenas empresas e escritórios contábeis, pelo menos 49% dos micro, médios e pequenos negócios do País precisam pagar algum tipo de taxa ou tarifa para viabilizar transferências bancárias e fazer pagamentos. Assim, o Pix promete levar a uma redução de custos e burocracias no pagamento e recebimento de valores, podendo auxiliar na gestão de estoque de produtos.
“Com o cadastro no Pix, o empreendedor precisa somente do QR Code ou da chave recebendo valores e cruzando dados bancários no mesmo momento do pagamento”, explica o consultor financeiro Marcos Sá. Além disso, o meio de pagamento eletrônico facilita os negócios para os Microempreendedores Individuais (MEIs), que não possuem conta corrente jurídica e não precisam esperar o tempo mínimo para compensação de boletos e taxas para emissão.

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