32 C°

sábado, 14 de dezembro de 2019.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

Economia

Proenergia discute o futuro do setor energético no Ceará

quinta-feira, 12 de setembro 2019

Logo mais, às 8 horas, terá início a primeira edição do Proenergia Ceará – evento de âmbito estadual que abordará energia em todas as suas vertentes –, e acontece no edifício BS Design Corporate Towers (Avenida Desembargador Moreira, 1.300 – Aldeota). O evento é promovido pelo Sindienergia, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), e Sebrae, e tem objetivo de estimular o mercado do setor de energia no Ceará, promovendo discussão de problemáticas, troca de experiências e realização de negócios através de palestrantes e convidados de grande renome nacional e local.

O evento aborda temas relacionados com o setor de energias, como “Oportunidades e Desafios no Setor Elétrico”, “Geração Centralizada de Energia”, “Geração Distribuída de Energia”, “O futuro da Distribuição de Energia”, entre outros. “Teremos grande debatedores, desde representante da Aneel, Abradee, Ministério das Minas e Energia, grandes empresas geradoras, e até da distribuidora local. Todos esses quatro temas serão debatidos durante o dia inteiro para provocar a discussão da melhoria desses temas relacionados com energia”, ressaltou o diretor executivo do Sindienergia Ribamar Carneiro.

Ao referir-se a uma das temáticas a serem abordadas (futuro da distribuição), Carneiro destacou que, há pouco tempo, as distribuidoras eram meras operadoras de sistema, onde os medidores eram unidirecionais, enquanto que, hoje, são bidirecionais, e trabalham em duas direções para registrar a energia que é injetada na rede. “Além disso, a necessidade dos consumidores vai cada vez mais aumentando e necessita de sistemas mais inteligentes e mais rápidos para repor o sistema, na hora de uma falha”, observou.

Protagonismo
O diretor informa que o evento está sendo realizado pela primeira vez no Estado. “E a ideia é que vire rotina, porque o Estado não tem um evento específico local. Então, o Sindienergia, juntamente com a Fiec – já pensando e fazer com que o Ceará volte a ser protagonista nessa área de energias renováveis –, está lançando esse produto para atrair essa discussão com grandes players do setor e palestrantes do setor nacional, para que conheçam as disponibilidades do Ceará e as oportunidades de fazer negócio”, enfatizou.

Nesse intuito, Carneiro disse, ainda, que o público-alvo é diversificado, indo desde o empresário ao estudante. “Inclusive, 20% os ingressos são gratuitos e distribuídos para alunos do ensino público nas universidades, para incentivar, também, a participação dos estudantes na discussão – principalmente os estudantes de energias renováveis e engenharia elétrica, de uma forma geral. Esses jovens são o futuro do País, e precisam participar das discussões desde agora”, salientou o diretor do Sindienergia.

Para o evento, é cobrado um ingresso que varia de R$ 120 (associados) a R$ 240 (público geral). As inscrições, bem como acesso a toda a programação, podem ser realizadas no site www.doity.com.br/proenergiaceara2019. Para outras informações, basta ligar para o telefone (85) 3261-3711 (Sindienergia).

hoje

Mais lidas