32 C°

quarta-feira, 1 de abril de 2020.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

Mix

Manual da Purpurina: confira dicas para você arrasar no brilho neste Carnaval, da cabeça aos pés

segunda-feira, 17 de fevereiro 2020

Não que a gente precise de desculpas para se jogar na maquiagem com purpurina – os personagens da série Euphoria e os últimos desfiles de moda que digam! Mas é fato que o Carnaval é a ocasião perfeita para usar e abusar do brilho e deixar o visual para os dias de folia ainda mais divertido. 

Pensando em colaborar para que o look fique inteiro do começo ao fim do bloquinho, Vitor Beletatti e Gleica Thauara, hairstylist e make up artist do In Beauty, conceituado salão de beleza de Campinas (SP), montaram um Manual da Purpurina, com as melhores dicas de aplicação e também de como remover todo o glitter após a festa. Os experts em beleza também ensinam como fazer uma make cheia de glow, fácil de aprender, para já colocar na pastinha de inspirações!

Reprodução


PURPURINA NO CABELO
Para deixar tranças e outros penteados com a cara do Carnaval, a purpurina nas madeixas é muito bem-vinda! E, se você está preocupado com a saúde capilar, pode ficar tranquilo! Segundo Vitor Beletatti, não tem problema colocar glitter no cabelo. Só não vale esquecer de tirar!

Como aplicar?  “Existem dois caminhos: ou você pode passar um pouco de gel na raiz e colocar o brilho com a ajuda de um pincel, ou colocar o brilho primeiro e depois borrifar o spray fixador”, comenta o expert.

Como remover? Limpar os fios pode ser uma tarefa chata. Mas, com os truques certos essa missão fica mais fácil! Segundo Vitor, antes de usar o shampoo, passe um pouco de óleo de coco nos fios e deixe agir. O óleo vai fazer com que a purpurina “escorra” mais facilmente do cabelo.  Já o brilho concentrado na linha da raiz, pode ser tirado com a ajuda de um rolo removedor de pelos. Seu travesseiro agradece!

PURPURINA NO CORPO
Ninguém tem dúvidas de que o brilho é “o” acessório dos foliões! E, mesmo que você não passe diretamente no corpo, vai ser difícil voltar para casa ileso da chuva de purpurina após os bloquinhos. (Não que isso seja um problema!) 

Como aplicar? “Antes de pensar no brilho, proteger a pele é essencial. E, o protetor solar já pode ajudar a grudar o brilho no corpo. Também dá para usar creme ou pomada hidratante, gel de cabelo (sem álcool) ou fixador de cabelos”, comenta Vitor.

Como remover? Guarde o sabonete para depois! De acordo com o profissional, investir primeiro no combo óleo vegetal (como o de amêndoas ou de coco) + esponja vai ser muito mais eficiente nessa tarefa. O truque da fita adesiva também vale para tirar o brilho do corpo! Depois, banho normal.


Já para os olhos, rosto e boca, a beauty artist Gleica Thauara também tem alguns truques!

PURPURINA NOS OLHOS
Uma make de Carnaval que se preze, tem que ter um olho com glitter! Mas, atenção! Por ser uma área muito sensível do corpo, a principal orientação de Gleica é investir nas sombras pigmentadas, que são próprias para essa região. É possível encontrar uma infinidade de sombras brilhantes no mercado.

Como aplicar? “Não tem muito segredo. Para uma sombra bem pigmentada e fixada, o uso de um primer é essencial! Já para quem for usar o brilho em pó, além do primer, pode contar com a ajuda de um corretivo para preparar a pele e colar o glitter”, indica a profissional.

“Um fixador de maquiagem para finalizar também ajudar a dar aquela segurada extra”, finaliza. 

Como remover? Um truque infalível indicado pela beauty artist é usar fita adesiva para tirar o brilho dos olhos. “Aplique um pedaço da fita adesiva nas pálpebras e vá puxando delicadamente. Vale fazer isso algumas vezes primeiro em uma parte limpa da mão para que a cola da fita fique um pouquinho menos aderente e não agrida tanto a pele dos olhos”, ressalta Gleica.

GLITTER NO ROSTO
Purpurina comprada em papelarias? Deixe para a customização de fantasias! As marcas de make já entenderam a crescente tendência do uso do glitter e, atualmente, também há diversas maquiagens pigmentadas com brilho e até mesmo fixadores de purpurina para serem usados no rosto, evitando possíveis alergias.

Como aplicar?  De acordo com os profissionais, colar a purpurina no rosto é muito fácil, já que qualquer produto cremoso ou líquido contribui nessa tarefa. As opções vão desde primer, protetor solar, base líquida até as próprias colas para glitter.

“Prefiro sempre indicar o uso de fixadores próprios para maquiagem para finalizar. Mas, quem não tiver um na hora, pode usar o fixador de cabelos também. E, para aplicar pedrarias maiores, pode usar cola de cílios”, conta Gleica.

Como remover?  “Demaquilante bifásico é uma das melhores opções, pois ajuda a “amolecer” a purpurina. Aplique em um disco de algodão e vá fazendo movimentos circulares delicados. Repita o passo quantas vezes for necessário. Lave o rosto como de costume, use um tônico facial e não esqueça de hidratar a pele!”, orienta Gleica.

PURPURINA NA BOCA
O glitter nos lábios é de deixar qualquer visual carnavalesco arrasador! Um truque sugerido pela profissional para essa parte do corpo, especificamente, é usar brilho de confeiteiro, que pode ser ingerido sem prejudicar a saúde.

Como aplicar?  Na hora de fixar, as dicas da expert são usar hidratante labial, gloss transparente ou batons cremosos de alta duração. Tudo vai depender do efeito que você quer causar. Já para colocar o brilho nos lábios, o ideal é utilizar um pincel de maquiagem e ir depositando a purpurina aos poucos.

Como remover?  “Assim como nos olhos, vale grudar um pedaço de fita adesiva e ir puxando devagar para remover todo o brilho. Passe um lencinho demaquilante por cima para tirar qualquer resíduo que possa permanecer e um lip balm para hidratar depois”, finaliza.

DICA EXTRA: Quer curtir o carnaval e se jogar na purpurina sem peso na consciência? Considere investir nas opções biodegradáveis e eco-friendly! A dica do pó de purpurina de confeiteiro também é uma ótima opção para não prejudicar o meio ambiente e ficar linda no bloquinho!


Passo 1: Limpar e hidratar a pele e passar o fixador de sombra (ou corretivo de sua preferência) para uniformizar o tom da pele e ajudar a fixar a sombra.

Passo 2: Esfumar com sombra rosa de tom médio todo o côncavo.

Passo 3: Esfumar com tom de rosa mais escuro o final do côncavo, para dar mais profundidade no olhar e criar o efeito degradé.

Passo 4: Com o dedo, dê leves batidinhas na pálpebra com cola de glitter da sua preferência e, em seguida, deposite o glitter também com o dedo.

Passo 5: Passe sombra rosa embaixo dos olhos, para realçar o olhar.

Passo 6: Em seguida, cole o cílios postiços e, bem rente à raiz dos cílios superiores, passe um delineador preto para dar acabamento.

Passo 7: Passe a base de sua preferência, pó, contorno, blush e iluminador.

Passo 8: Finalize com a purpurina na região do iluminador (dando batidinhas com a cola e depois com o glitter), passe gloss na boca e depois um glitter de textura mais fina nos lábios.

Fonte: Ass. de Imprensa

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com