32 C°

quinta-feira, 28 de maio de 2020.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

Mix

Receitas caseiras para esfoliar a pele do rosto e do corpo

segunda-feira, 04 de maio 2020

Ter uma pele saudável e bonita com receitas caseiras pode ser mais fácil, prático e barato do que você pensa. Fazer o seu próprio esfoliante caseiro para o seu rosto e corpo pode ser questão apenas de usar os ingredientes certos que estão aí, guardados na sua cozinha. Qual é a casa que não tem açúcar, café, limão ou mel? Produtos básicos, que nunca faltam na nossa dispensa, não é mesmo?

Reprodução

E para preparar e aplicar? Precisamos investir algum dinheiro em recipientes ou utensílios específicos? Nada disso! A boa e velha colher de sopa e uma vasilha que você possa deixar exclusiva para seu uso pessoal já está de bom tamanho. Mais que isso, misture todos os ingredientes, seguindo as orientações da receita e seja gentil com sua pele. De um modo geral, as receitas caseiras ficam com uma consistência de uma pasta, para não escorrer, e devem ser aplicadas em movimentos circulares.

Então vamos usar a sabedoria popular e as comprovações científicas para criar nossas próprias receitas caseiras que vão acabar com as células mortas, combater pelos encravados e fazer os poros respirarem. Ah, e se te interessar, também tem receitinha caseira para combater as celulites!

Esfoliante de açúcar para a pele

O açúcar é um dos nossos grandes aliados para remover células mortas, limpar os poros e ter uma pele reluzente. É incrível o poder desse esfoliante caseiro. E as opções são muitas, você pode usar o açúcar branco, o açúcar refinado e o açúcar mascavo.

Receita para esfoliar o corpo com açúcar branco: misture ¼ de xícara de açúcar com 3 colheres de sopa de azeite de oliva e aplique em todo o corpo, fazendo movimentos circulares, durante o banho.

Receita para esfoliar o rosto com açúcar mascavo: misture um pouco de açúcar com seu creme de limpeza do rosto. Aplique com a pele úmeda, também fazendo movimentos circulares e enxague com água morna.

Receita para esfoliar o corpo e o rosto com açúcar refinado: misture 7 colheres de sopa de açúcar com 5 colheres de sopa de óleo de amêndoas, aplique na pele molhada com água morna, deixe agir fazendo movimentos circulares suaves e homogêneos e, depois é só tomar seu banho com água quente.

O limão e suas propriedades esfoliantes para o rosto

O limão é um esfoliante poderoso. Mas cuidado!! Ele pode se transformar no seu maior pesadelo, se você não seguir uma orientação básica: nunca, eu disse nunca, saia ao sol com sua máscara esfoliante de limão na pele, mesmo que seja rapidinho para ir na varanda ou tirar a roupa do varal. Porque aí você não vai só combater as células mortas, o risco é grande de queimar a sua pele.

Com esse cuidado em mente, pode aproveitar dessa maravilha de fruta, você vai se apaixonar com os resultados, porque além de limpar os poros e esfoliar, ele também ajuda a eliminar manchas da pele. Vejamos duas receitinhas básicas e super fáceis. Lembre de umedecer o rosto antes com água morna.

Limão e açúcar: sumo de ½ limão misturado com 2 colheres de sopa de açúcar, aplique em seu rosto limpo e umedecido, com movimentos circulares. Depois é só enxaguar bastante.

Limão e bicarbonato de sódio: suco de um limão misturado a 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio. Vai formar uma pasta que você deve aplicar no rosto lavado com sabão (de preferência de ph neutro) e água morna. Deixe agir por 15 minutos, depois retire com água morna mais uma vez. Por fim, aplique um gel refrescante de sua preferência, como aloe vera. Essa receita é ideal para peles oleosas.

Esfoliante de café para combater celulites

O café é uma unanimidade na indústria de cosméticos para combater a celulite. Mas para que gastar rios de dinheiro se você tem em casa esse ingrediente, logo ali na sua dispensa. Se você quiser pode usar o pó do café ou a borra, ou seja, o que fica depois de passar o café. Te apresentamos duas receitas muito fáceis e eficientes:

Café, sal e mel: uma colher de sopa de café, um punhado de sal e uma colher de sopa de mel. Misture todos os ingredientes e aplique na pele em movimentos circulares nas nádegas ou nas coxas durante três minutos. Depois, você deve enxaguar com água fria, não esqueça.Você pode aplicar quantas vezes quiser na semana, o uso diário é recomendável, até que você note a diferença.

Café, açúcar e azeite de oliva: 200 gramos de café moído, cinco colheres de sopa de açúcar mascavo ou demerara e seis colheres de sopa de azeite de oliva. Aplique essa pastinha em movimentos circulares de fora para dentro e deixe atuar por 20 minutos, depois enxague com água morna.

O café, além de combater a celulite promove uma esfoliação natural super eficiente, ajudandoa remover não somente as células mortas, mas também as impurezas que se acumulam na pele. Seus benefícios são comprovados cientificamente.

Máscaras esfoliantes caseiras

As máscaras esfoliantes feitas em casa, por usarem ingredientes naturais, tendem a ser menos agressivas, por não conterem os produtos químicos das máscaras comerciais. Mas nem por isso, você pode descuidar ou exagerar na hora de utilizá-las. É importante lembrar que todos os ingredientes, por mais naturais que sejam, em excesso podem trazer danos a sua pele.

Então, se você tem uma pele sensível, esfoliar a cada 15 dias é mais do que suficente. Procure não deixar agir na pele mais do que o tempo recomendável de 10 minutos ou máximo de 15 minutos. Já se você tem a pele oleosa, a esfoliação uma vez a semana pode ser uma boa opção. Se a receita te diz 1 colher de sopa ou 1 colher de chá, cumpra à risca, não invente de fazer modificações por sua conta, afinal o bem estar da sua pele agradece.

Pra terminar, uma dica importante é sempre umedecer a pele antes de aplicar os esfoliantes caseiros, isso protege a sua pele de uma agressão indevida. Você quer dar adeus às celulas mortas, mas não provocar danos a sua pele, seja gentil. Lembre sempre de consultar seu dermatologista em caso de dúvidas.

Fonte: Superdicasdebeleza

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com