32 C°

quinta-feira, 9 de abril de 2020.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

Mix

Série inédita mostra histórias de artesãos da Região Norte que sobrevivem da moda

terça-feira, 17 de março 2020

Uma temática inédita e até então pouco explorada no setor audiovisual é tema de nova série que será exibida na FashionTV a partir de 23 de março. Com o título Amazon Fashion, o programa apresenta detalhes da produção de moda feita à mão na Região Norte do país, exibindo histórias e depoimento de pessoas que vivem naquela área e – inclusive indígenas – que enxergam no artesanato a principal (ou até mesmo única) fonte de renda de suas famílias. 

Divulgação

Com produção da HL Filmes, a série tem como cenário cidades do Tocantins, do Amazonas e do Pará. O intuito é mostrar os bastidores da moda criada pelos amazônidas e que tem conquistado adeptos de todo o mundo, configurando-se como uma oportunidade de receita inclusive para as famílias mais carentes. São 11 episódios que apresentam a narrativa a partir de uma matéria-prima diferente, citando sua influência na cultura da região e de que maneira as pessoas tiveram suas vidas transformadas após utilizá-las com fins artesanais. 

O primeiro episódio destaca o Capim Dourado, planta bastante utilizada na produção de bijuterias, chapéus, bolsas e objetos de decoração. Neto Soares, produtor na região do Jalapão, Tocantins, faz um relato impactante no início da série sobre os benefícios do Capim Dourado para a população. “Pode-se dizer que existe o período antes e depois do Capim Dourado. Antes do Capim eu trabalhava na prefeitura de Ponte Alta e o povo pedia muitas coisas lá. Gás, pagamento de contas de água e luz… era demais. Hoje o povo da cidade não pede mais, pois tem muita gente produzindo com o Capim”, afirma. “Tenho um cliente da Itália. No Brasil, já vendi muito para São Paulo e Rio de Janeiro”, conta.

 Além dos artesãos, a série também exibe depoimentos de profissionais do mundo fashion que ressaltam o valor, a beleza e o conceito da moda amazônica. É o caso de Kassandra Valduga, consultora de moda tocantinense. “São pessoas simples que trabalham na colheita, limpam, separam os ramos e começam as primeiras tramas, que acabam passando por designers. Depois, os produtos finalizados vão para a venda nacional ou internacional e acabam, às vezes, em grandes eventos”, diz. Portanto, o telespectador pode esperar por um conteúdo rico em detalhes que mostram desde a colheita dos materiais até a fase em que os produtos são expostos em lojas e desfiles conceituados. 

Com criação de Hermes Leal e direção de Nival Correia, Amazon Fashion será exibida com exclusividade no Brasil pelo canal FashionTV a partir do dia 23 de março às 21 horas. Os episódios inéditos serão apresentados sempre às segundas-feiras, com reprises às quartas-feiras e sábados às 21h15.

Fonte: Ass. de Imprensa

Mais conteúdo sobre:

Artesão

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com