32 C°

domingo, 15 de dezembro de 2019.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

Viver

Congresso DEIC 2019: Painel debate insuficiência cardíaca para leigos

terça-feira, 06 de agosto 2019

O congresso DEIC 2019 vai receber, na sexta-feira, 09 de agosto, a partir das 17h, no Auditório 3, um painel aberto ao público que pretende discutir a “Insuficiência Cardíaca para Leigos”. Coordenado pelo médico cardiologista Manoel Canesin, presidente da REBRIC (Rede Brasileira de Insuficiência Cardíaca), o painel tem como objetivo promover o conhecimento ao público leigo sobre os cuidados para pacientes de uma doença que acomete mais de 26 milhões de pessoas no mundo e mata quase 3 vezes mais do que alguns tipos de cânceres, como o de próstata e o de mama.

Gratuito e aberto ao público, o evento terá a participação dos médicos cardiologistas Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (CE), Fernando Bacal (SP), Salvador Rassi (GO), Silvia Marinho Martins (PE) e Sabrina Bernardez Pereira (RJ).

O painel “Insuficiência Cardíaca para Leigos” marca ainda o lançamento do livro As Histórias de Adriano, escrito pelo médico cardiologista Marco Antônio Fabiani. O livro traz histórias de mudanças e de superação envolvendo pacientes com insuficiência cardíaca. “desesperanças transformadas em esperanças comove e nos mostram pequenos milagres. Médicos presenciam isso no seu cotidiano”, revela o autor. O livro “concilia o conhecimento técnico e compreensão leiga, com informação da melhor qualidade de forma simples e, por que não dizer, lúdica, aos nossos pacientes”, afirma Fabiani.

Para este lançamento, uma exposição com gravuras da artista Patricia Lopes será montada excepcionalmente na área do Desk, dentro do espaço do DEIC 2019. Impressas em tamanho 50cmx50cm, as gravuras de Patricia fazem parte do conjunto de ilustrações que compõem o livro Histórias de Adriano. “Este livro é uma visão dos múltiplos lados da Doença do Coração Fraco que sim, tem seu lado triste da dor e sofrimento. Entretanto, tem também seu lado feliz, de aprendizado, da vida, do crescimento, da compaixão e da arte, participação, doação e esforços de cada um de nós, junto à prevenção e ao cuidado das pessoas que convivem com ela” afirma Manoel Fernandes Canesin que, ao lado do médico cardiologista Salvador Rassi, é responsável pela edição do livro.

“Com a Rede Brasileira de Insuficiência Cardíaca (REBRIC) e este livro, queremos deixar na memória de todos boas razões para olharmos para a Doença do Coração Fraco e ajudarmos a unir todos corações brasileiros a enfrentarem este desafio, não só com muita emoção e ternura, mas com muita ação técnica, necessária para mudar de forma exponencial o destino das pessoas que possam ter ou já vivem com a doença”, completa.

Reprodução

Sobre o autor
Marco Antonio Fabiani é médico cardiologista, formado em 1980 pela Universidade Estadual de Londrina, onde atua. É escritor, com 5 livros publicados (3 coletâneas de contos e dois romances). Seu último livro foi lançado em setembro de 2018, chamado “Um Bourbon para Faulkner”, e romanceia a vinda do escritor norte americano Willian Faulkner ao Brasil em 1954.

Ficha técnica – Histórias de Adriano
Autor: Marco Antonio Fabiani

Editor: Manoel F. Canesin

Projeto gráfico: Estúdio Meraki

Capa: Estúdio Meraki

Ilustrações: Patrícia Lopes

Revisão: Bruna Tukamoto

Impressão: Midiograf
Páginas: 62p.

Participação:

João David de Souza Neto; Antônio Pereira Moura.

Luíz Beck da Silva Neto; Aneris Bandeira Berbigier.

Manoel F. Canesin; Nilda Xavier de Oliveira Zilli.

Mucio T. Oliveira Jr; Marianinna Malvezzi.

Pedro V. Schwartzmann; José Carlett.

Salvador Rassi; Serafim Freire de Lima.

Serviço:

DEIC 2019 – XVIII Congresso Brasileiro de Insuficiência Cardíaca 
Painel Insuficiência Cardíaca Para Leigos
Horário:  16h às 17h
Coordenador: João David de Souza Neto, CE
Coordenador: Manoel Fernandes Canesin, PR
Debatedor: Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, CE
Fernando Bacal, SP
Salvador Rassi, GO
Silvia Marinho Martins, PE
Sabrina Bernardez Pereira, RJ
Local: Centro de Eventos do Ceará / Auditório 3
Endereço: Av. Washington Soares, 999 – Edson Queiroz, Fortaleza – CE

Atualizado por Natasha Ribeiro
natasha@oestadoce.com.br
Fonte: Ass. de Imprensa

hoje

Mais lidas