32 C°

sexta-feira, 25 de setembro de 2020.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

aniversario
aniversario

Colunista - Bosco Nunes

Turismo Comunitário em Icapuí – Simplesmente inesquecível!

sexta-feira, 24 de agosto 2018

Pedra da Sereia – Praia de Vila Nova – Icapuí

Recentemente ao visitar Icapuí – Ce, fui surpreendido com a experiência que me foi proporcionada…

Contato com a natureza, belas paisagens, tomar um café com bolo de cuscuz em uma tenda armada no quintal, entrar em um mangue, conhecer a flor do maracujá… Experiências únicas e inesquecíveis proporcionadas por membros da comunidade local (que me acolheram com muito carinho).

 

Mas como isso foi possível? A resposta é, a bola da vez, o Turismo Comunitário!

Turismo Comunitário ou Turismo de Base Comunitária (TBC) é uma categoria que valoriza não só a cultura, mas também o povo local.

Mangue na Praia de Requenguelas – Icapuí

A partir dele, turistas podem ter como anfitriões e guias pessoas da comunidade que apresentarão o seu cotidiano.
Isso ocorre em diversas formas como hospedagem, tours, atividades recreativas, alimentação…Tudo pode ser desenvolvido e ofertado pela comunidade local.

Assim, necessidades dos turistas e de conservação da biodiversidade e do modo de vida da população são garantidas, estimulando também o desenvolvimento econômico local.

“Ou seja, é uma prática sustentável para incrementar a experiência de quem visita e de quem é visitado.”

Já amplamente praticado fora do Brasil, principalmente na Europa, hoje ele vem crescendo rápido no nosso país e tem práticas muito positivas no Ceará. E Icapuí é um grande exemplo! A experiência que vivenciei, e que qualquer um de vocês pode vivenciar a baixo custo, é resultado de muita articulação com as comunidades das praias da região, associações, prefeitura, paróquia local e instituições como o Sebrae.

São vários projetos de melhoria, ações educativas e investimentos que o município vem implementando.

Encerramento de treinamento e bate-papo sobre próximas ações

Na minha estadia, em nome do Sebrae, a convite da Analista Técnica Ana Carla Luna, pude contribuir um pouco para a capacitação das famílias participantes do programa e conversar sobre as próximas ações com o prefeito Raimundo Lacerda, o padre Antônio Lopes, a coordenadora de trabalho e formação Rosineide Rebouças, a coordenadora do projeto de turismo sustentável local Madalena Silva (que foi a melhor guia que eu poderia ter durante todos os dias), a articuladora da Rede de Turismo Comunitário do Ceará Aparecida Alcântara e representantes das famílias atendidas pelo projeto.

Eu só tenho a agradecer pela experiência surpreendente e encantadora que vivi e, claro, recomendar a todos que experimentem a oportunidade.

Abaixo deixo o contato de Madalena para quem desejar mais informações ou agendar uma estadia no local e, claro, mais algumas fotos do que vivi.

…Não sou profissional, mas espero que dê pra perceber porque eu considero Icapuí como a Florianópolis cearense. (haha)

Dá um confere…  Abraços e até a próxima!

Madalena Silva: 84 99137.3915 – tem whatsapp

(Meus contatos: 85 98809.9922 ou @bosconunes no instagram)

hoje

Mais lidas

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com