32 C°

quarta-feira, 11 de dezembro de 2019.
Fortaleza, Ceará, Brasil.

Geral

Baianos marcam folia do 1o dia do Fortal

sexta-feira, 26 de julho 2019

Milhares de foliões participaram do primeiro dia do Fortal 2019, que reuniu shows de atrações nacionais na noite de ontem (25), na Cidade Fortal. A grande abertura, que contou com esquema reforçado de segurança e mais de 800 agentes públicos de diferentes órgãos atuando no local, teve apresentações de nomes do axé e do pagode baiano.
A noite iniciou com o Bloco OBA, inaugurando a folia do evento, com show de Saulo Fernandes. O cantor baiano, que iniciou a volta no Corredor da Folia por volta das 20h25min, embalou o público ao som de sucessos clássicos de sua carreira, como “Não Me Conte Seus Problemas”, e também músicas mais recentes, como o lançamento “Chega Devagar”, além de clássicos famosos na voz de outros artistas, como “Frevo Mulher” e “Anunciação”, dando o tom para o restante da festa.
Em seguida, veio o pagode baiano do grupo Harmonia do Samba, comandado pelo cantor Xanddy, no bloco Bagunça. Em seguida, passaram pelo Corredor da Folia a estrela Bell Marques e seus filhos Rafa e Pipo Marques, fechando a noite da grande abertura da edição deste ano do evento. No Camarote Mucuripe, a programação exclusiva da quinta-feira incluiu shows de Gusttavo Lima, Wallas Arrais, Pedro e Kauan e Rodmac.
Os órgãos públicos atuando no Fortal trabalham com uma perspectiva de público de cerca de 30 mil pessoas por dia. A quinta-feira é tradicionalmente o dia que concentra o menor número de foliões, de modo que hoje, amanhã (27) e domingo (28) devem ter lotações maiores.
Isso, no entanto, não foi impeditivo para as fisioterapeutas Natália Menezes e Amanda Bezerra aproveitarem a festa. As duas, que trabalham juntas, dividem também a paixão pela música de Saulo. “Todo ano estamos aqui com Saulo, se ele deixar de vir a gente deixa também. Vamos sempre no Saulo e, se der certo, em outro bloco”, diz Natália. Amanda elogia a estrutura da Cidade Fortal: “Acho que trouxe a segurança e a organização que não tinha na época da Beira Mar, todo mundo tem controle de tudo, ficou bem mais seguro e confortável.”

Programação
A festa, que só está começando, continua na noite de hoje, no segundo dia de shows de atrações nacionais no Corredor da Folia. Será a vez da estreante Alinne Rosa, no Bloco Largadinho, que este ano substitui a participação de Cláudia Leitte, trazendo o melhor do axé. Seu show é seguido pelo Bloco Eh Loco, que traz o encontro do forró com o sertanejo em apresentações do Saia Rodada e de Gustavo Mioto. A noite é fechada com o tradicional Bloco Siriguella, na segunda participação de Bell Marques no Fortal 2019.
No sábado, acontecem shows de Léo Santana, no Bloco Eh Loco/Vem Com o Gigante; de Bell Marques, no Bloco Siriguella; e de Ivete Sangalo, no Bloco Village. No domingo, Bell Marques aparece mais uma vez, no Bloco Siriguella, seguido pelo segundo show de Ivete. O evento é encerrado com o Bloco Vai Safadão, encerrando a festa ao som de Wesley Safadão.

Abadás
A distribuição de abadás segue até hoje, no Centro de Eventos do Ceará. A entrega, que começou na última terça-feira (23), funciona de modo diferente de acordo com o bloco do qual o folião vai participar.
Nos três primeiros dias das entregas, foram distribuídos abadás dos blocos Siriguella, Village, Eh Loco, Largadinho, Vai Safadão e Vem com o Gigante, além dos que dão entrada à Feijoada do Siriguella, evento diurno ligado ao Fortal que acontece amanhã (27) no Marina Park Hotel.
Das 11h às 18h de hoje, a distirbuição dos abadás desses blocos contempla especificamente os compradores retardatários, os que tiverem cortesias, os casos em que o folião receberá por procuração e outros casos especiais. Há distribuição hoje também, no mesmo horário, para aqueles que estarão no Camarote Mucuripe.
No caso dos retardatários que forem receber abadás na Central do Fortal do Shopping RioMar, o atendimento hoje ocorre das 19h às 21h. Esse grupo também pode receber amanhã (27), das 10 às 17 horas, e domingo (28), das 14 às 16 horas.

Impacto
O Fortal é um dos grandes eventos tradicionalmente realizados no Ceará no mês de julho, que também recebe, por exemplo, edições do Festival Halleluya (ocorrendo nos mesmos dias do Fortal) e da Expocrato. O evento realizado na Cidade Fortal, no entanto, se destaca por ser a maior micareta fora de época do Brasil, trazendo volume considerável de turistas de outras partes do país durante os dias em que é realizado.
Segundo Colombo Cialdini, diretor do Fortal, a projeção é que o público em geral da festa registre em torno de 80% de turistas na edição de 2019. Ele conta que os levantamentos apontam participação de visitantes de todo o Brasil, mas principalmente da região Sudeste e de outros estados do Nordeste: “As principais emissões vêm do Estado de São Paulo, da capital, e também interior de São Paulo, saindo de Campinas por voos diretos pela Azul. Temos Brasília, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Goiás, Mato Grosso, alguma coisa do Sul, mas fortemente o Nordeste inteiro, como também o Norte.”
Desse modo, conta ele, estima-se que o Fortal gere 40 mil empregos, entre diretos e indiretos, sendo responsável por cerca de 13% do produto interno bruto (PIB) de Fortaleza no período. Trata-se, além disso, da segunda maior ocupação hoteleira de Fortaleza no ano, atrás apenas do Réveillon, quando a capital cearense também recebe evento de grande porte, a tradicional comemoração no Aterro da Praia de Iracema.
O diretor comenta que a tendência é que os turistas trazidos à cidade pelo evento acabem movimentando a economia também de outros modos, estendendo o consumo turístico a outras partes do Estado. “Muita gente tem apartamento na Praia do Futuro, aquilo é tudo apartamento de veraneio, pessoas que moram no Pará, Amazonas, e vêm passar as férias aqui. Portanto isso alonga a alta estação, para dar um incremento forte na economia da cidade e do Estado – porque as pessoas vão para Jericoacoara, para Canoa Quebrada, Icaraí de Amontada, Lagoinha e tantas outras praias paradisíacas distribuídas no nosso litoral.”

hoje

Mais lidas